Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.

 

14/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Comparar as opiniões de professores e alunos em relação ao que entendem por indisciplina.

2. Reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem.

3. Identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula.

4. Propor alternativas de ação para evitar a indisciplina em sala de aula e em outros espaços da escola.  

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:     

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/indisciplina-503228.shtml  

Inicie a aula, convidando a turma a realizar uma investigação sobre o que alunos e professores entendem por indisciplina. Sendo assim, solicite aos alunos que respondam às seguintes perguntas, por escrito e individualmente:   

1. O que é indisciplina para você?

2. Você se considera um/a aluno/a indisciplinado/a? Por quê?

3. A indisciplina na sala de aula pode prejudicar o aprendizado da turma? Como?

4. O que é preciso fazer para evitar atos de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola?   

Após este momento, proponha aos alunos investigar o que pensam também os professores das diferentes áreas de conhecimento que ministram aulas para a turma sobre o tema em questão. Para isto, deverão entregar para cada um deles perguntas elaboradas previamente pelo grupo de alunos em conjunto com o professor de sala. Algumas perguntas deverão ter aspectos em comum com as perguntas propostas aos alunos (descritas acima) para, posteriormente, possibilitar a comparação entre as respostas dadas tanto pelos dois segmentos (professores e alunos).

Sugestão de perguntas para os professores:

1. O que é indisciplina para você?

2. O que caracteriza um /a aluno/a indisciplinado/a?

3. Quais as principais causas da indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola?

4. A quem você costuma atribuir a responsabilidade pela indisciplina do aluno?

5. A indisciplina na sala de aula prejudica o aprendizado dos alunos? Como?

6. O que é preciso fazer para evitar atos de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola?  

Prosseguindo, professor e alunos deverão organizar as respostas obtidas e elaborar uma síntese. No decorrer da análise, é importante instigá-los a comparar as opiniões dos professores e alunos em relação aos seguintes aspectos: conceito de indisciplina; características de um aluno indisciplinado; interferência de atos de indisciplina no processo ensino-aprendizagem na percepção dos participantes da investigação; as causas da indisciplina e as sugestões dadas para evitar atos de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola.  

Professor, para enriquecer a discussão e a análise das respostas, você poderá utilizar os textos:  

O que é indisciplina, disponível no link http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/indisciplina-503228.shtml    

A indisciplina em sala de aula: o que pensam professores e alunos, acessando o link

http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/51038809.html    

Indisciplina: Carência de limites e valores morais? Disponível no link http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2177-8.pdf?PHPSESSID=2010012508181580    

Indisciplina em sala de aula, acessando o link

http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/indisciplina-em-sala-de-aula-1916212.html                     

Educação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar sobre a (in)disciplina,  acessando o link http://www.webartigos.com/articles/21503/1/EDUCACAO-NAS-SERIES-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-UM-OLHAR-SOBRE-A-INDISCIPLINA/pagina1.html 

A fim de divulgar a análise dos dados obtidos, organize um encontro entre a turma e os professores que responderam às perguntas, para que juntos possam refletir sobre a questão da indisciplina na sala de aula e na escola, buscando, por meio do diálogo, esclarecer o que cabe aos alunos e aos docentes fazer para evitá-la no cotidiano escolar.   

Professor, para ampliar o conceito referente à indisciplina e às discussões realizadas, você poderá ler o texto "Indisciplina na sala de aula", disponível no link http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1103   

Atividade 2:

Problematizando...  

No sentido de acrescentar novos elementos à reflexão e problematizar algumas ideias relacionadas à indisciplina na sala de aula, convide os alunos para assistir ao vídeo “Disciplina e indisciplina na sala de aula”, disponível no link

http://www.youtube.com/watch?v=Gfa3XlA7mUI    

Após assistir ao vídeo, o professor pergunta: Vocês concordam que nem sempre a conversa em sala de aula deve ser considerada como um ato de indisciplina? Por quê? Em que situações ela atrapalha e em que momentos ela pode ser benéfica para o aprendizado da turma? Que outros aspectos vocês consideram que, em alguns momentos, podem ser vistos como atos de indisciplina e em outros não?   

Prosseguindo, o professor deverá apresentar uma situação relacionada a atos de indisciplina em sala de aula, para ser lida e discutida de forma crítica pela turma:   

"Ao entrar em sala, após o intervalo, o professor depara-se com brincadeiras entre os alunos. Alguns imitam os outros e remedam gestos e falas. Borrachinhas e papéis voam na busca de alvos móveis que tentam se defender com cadernos e livros. Outros três jogam uma bolsa para lá e para cá, entre eles, enquanto uma garota tenta pegá-la, pedindo em vão para que a devolvam e parem com aquela “brincadeira idiota”. Assim, entre risadas e protestos, o professor dá um grito exigindo que parem, manda devolver a bolsa para a aluna, ameaça colocar um ou dois para fora da sala e rapidamente os estudantes se sentam e fazem silêncio.

Pouco depois, no decorrer da explicação, um celular toca e o professor ordena que o aparelho seja entregue. O dono diz que tinha se esquecido de acionar o modo silencioso, que “foi mal” e que não iria entregá-lo. O professor insiste, dizendo que eram as regras da escola, ameaçando enviar um bilhete aos pais e encaminhar o garoto à direção. O aluno responde que ele não tem esse direito e, exaltado, insulta-o. Diante disso o professor expulsa o garoto da sala, que se retira dizendo um palavrão entre os dentes. Disfarçadamente, alguns colegas conferem se os celulares estão devidamente silenciados".   

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/autoridade-autoritaria-504466.shtml    

Quanto à situação apresentada e discutida, o professor ainda poderá problematizar com questões tais como: Quais os atos de indisciplina que vocês identificam nesta situação? Por que vocês os consideram como indisciplina? A responsabilidade por estes atos de indisciplina na sala de aula deve ser atribuída apenas aos alunos? Por quê?

Em seguida, apresente aos alunos a seguinte afirmação:   

"Existem dois tipos de indisciplina: uma ativa que gera ‘bagunça’ e outra passiva, que é aquela em que o aluno até faz silêncio, fica quieto, porém o educador não consegue estabelecer interação com o educando” (Vasconcellos, 1995, p.7).   

Fonte: http://w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIIIn02/a_construcao_da_disciplina_escolar_no_ensino_fundamental.pdf 

Vocês concordam ou discordam desta afirmação? Por quê? As atitudes de indisciplina citadas na situação apresentada acima, referem-se a qual tipo de indisciplina – ativa ou passiva? Quais seriam as atitudes de alunos que exemplificam o tipo de indisciplina passiva? Estas atitudes acabam ou não interferindo no processo ensino–aprendizagem?              

Professor, neste momento, você poderá fazer complementações com base em aspectos tais como: Disciplina escolar não se identifica apenas com uma boa ordem, mas com práticas que requerem diversas disposições e diferentes tipos de exigência. Uma aula expositiva pode necessitar de silêncio e acompanhamento do raciocínio. Por outro lado, a resolução de problemas pode exigir troca de ideias sobre procedimentos e tentativas, como parte constituinte da sua resolução, e não como manifestação de indisciplina. O processo ensino-aprendizagem é considerado como a base fundamental de toda e qualquer instituição que objetive o ensinar e o aprender. Porém, com o incremento da indisciplina, que se refere ao declínio de elementos como interesse, atenção, boa vontade, motivação e outros, não é difícil constatar a sensível fragilidade deste tão valioso processo. É comum de se ouvir no meio educacional que se aprende ao ensinar, em um constante movimento dialético. Desta forma, a didática vai sendo construída com os saberes discentes e docentes em situação de cumplicidade em que a opinião do aluno passa a ser fundamental. Para isso, é preciso uma educação que desperte o senso de participação do estudante. A simples ação de questionar faz com que o aluno também realize, neste momento, um papel disciplinar, pois, dessa forma, ele confirma o interesse pelo saber. Portanto, uma sala de aula com conversas pode não significar, necessariamente, a presença da tão impertinente indisciplina...

Fontes: http://www.escrita.com.br/leitura.asp?Texto_ID=11866   

           http://www.webartigos.com/articles/21503/1/EDUCACAO-NAS-SERIES-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-UM-OLHAR-SOBRE-A-INDISCIPLINA/pagina1.html#ixzz123n3l7TK     

Professor, para saber mais sobre o assunto e enriquecer as discussões, você poderá ler os textos abaixo:   

A indisciplina e o processo ensino-aprendizagem, acessando o link

http://www.escrita.com.br/leitura.asp?Texto_ID=11866    

Indisciplina na sala de aula, disponível no link  http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/indisciplina.htm  

Causas de indisciplina, acessando o link http://educacaoparatodos.blogs.sapo.pt/734.html 

Prosseguindo, peça aos alunos que se organizem em grupos. Cada grupo deverá identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula. Com base nestas situações discutidas, poderão propor outras alternativas de ação para evitar a indisciplina em sala de aula e em outros espaços da escola, caso estas não estejam contempladas na síntese elaborada na 1ª atividade.  

Na sequência, cada grupo escolherá uma das situações discutidas a fim de dramatizá-la para os colegas. Ao final das apresentações, a turma poderá fazer comentários, ser incentivada a perceber e discutir os atos de indisciplina que predominaram nas dramatizações e as possíveis alternativas de ação propostas pelos grupos.   

Finalizando, os alunos deverão elaborar um cartaz com todas as sugestões dadas por eles e pelos professores para evitar a indisciplina na sala de aula e afixá-lo na parede ou mural, retomando-o sempre que for necessário.  

Atividade 3: 

Indisciplina x disciplina...   

Neste momento, os professores de Língua Portuguesa, Filosofia, História poderão contribuir com o desenvolvimento da atividade.   

A fim de ampliar e sistematizar as informações sobre o tema, proponha uma leitura dialogada e crítica do Mapa Conceitual relativo à indisciplina, disponível no link http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/indisciplina-mapa-conceito.swf    

Este recurso aborda itens como: conceito de indisciplina, aspectos relacionados à indisciplina tais como, falta de ética, incivilidade, violência, bullying; algumas causas da indisciplina e ações para formar uma personalidade ética e vencer a indisciplina na sala de aula. Neste momento, instigue os alunos a trocar ideias, fazer perguntas, argumentar, estabelecer relações e esclarecer dúvidas.   

Dando continuidade, o professor deverá dizer aos alunos que falar sobre indisciplina, implica em compreender também o que venha a ser disciplina. Assim, pensando no outro lado da moeda – a disciplina - como vocês acham que poderia ser o mapa conceitual referente a ela?   

Abra espaço para que a turma opine, troque ideias, comente sobre as possibilidades pensadas por eles referentes à construção deste mapa, com a mediação dos professores das diversas áreas de conhecimento.   

Em seguida, peça aos alunos que se organizem em roda. No centro do círculo, coloque um pedaço grande de papel pardo, pincéis atômicos de diferentes cores e réguas para que a turma faça o mapa conceitual relativo à disciplina, de forma criativa, tendo como referência o mapa apresentado anteriormente. Se necessário, antes de sua elaboração, os alunos e professores poderão pesquisar, ler e discutir diferentes tipos de textos sobre disciplina, para subsidiar o trabalho a ser realizado.   

Sugestão de textos sobre disciplina:   

Lino de Macedo: "Disciplina é um conteúdo como qualquer outro"  http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/disciplina-conteudo-como-qualquer-outro-431413.shtml    

A disciplina em sala de aula http://www.celsoantunes.com.br/pt/textos_exibir.php?tipo=TEXTOS&id=18    

(In)Disciplina na sala de aula: do pensar ao fazer docente  http://www.artigonal.com/educacao-artigos/indisciplina-na-sala-de-aula-do-pensar-ao-fazer-docente-897729.html    

Professor, ao final do trabalho, é importante reafirmar que a indisciplina ou a disciplina na sala de aula e na escola é responsabilidade de todos: alunos, pais, professores e outros profissionais da escola, investindo no diálogo, no respeito mútuo, na confiança, na solidariedade, na cooperação, na justiça, enfim, em atitudes éticas em relação a si mesmo e ao outro, visando ao bem comum.   

Por fim, professores e alunos deverão imprimir o mapa conceitual da indisciplina e afixá-lo no mural da escola juntamente com o mapa da disciplina construído pela turma. Poderão também, com a colaboração do professor de informática, disponibilizá-lo na web como mais um recurso sobre a temática proposta.    

Recursos Complementares

Professor, para seu conhecimento, sugerimos textos/vídeos disponíveis nos links abaixo:

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/indisciplina-na-sala-de-aula-do-pensar-ao-fazer-docente-897729.html   A Indisciplina na sala de aula 

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/indisciplina-como-aliada-431399.shtml    A indisciplina como aliada        

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/terezinha-rios-professor-etica-504826.shtml  Indisciplina:  O professor e a ética      

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/beira-caos-431444.shtml    À beira do caos  

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/clima-emocional-essencial-haver-aprendizagem-428245.shtml    O clima emocional é essencial para haver aprendizagem

http://www.youtube.com/watch?v=C6TDodb1qwQ&feature=related    A palavra, a afetividade e a disciplina em sala de aula   

http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf  Construindo mapas conceituais 

A fim de enriquecer a aula, para ser utilizado com os alunos, sugerimos o livro de história: O professor Burrim e as quatro calamidades, de José J. Veiga, editora Global.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.     

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: comparar as opiniões de professores e alunos em relação ao que entendem por indisciplina; identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola; reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem; criar mapa conceitual sobre disciplina.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 9/14 - 64.29%
  • Quatro estrelas 4/14 - 28.57%
  • Três estrelas 1/14 - 7.14%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ADELITA, Escola Pequeno príncipe , Goiás - disse:
    adelita1pirlipimpim@yahoo.com.br

    23/02/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns! Este material ficou riquíssimo. Voltarei para ver com calma cada detalhe.


  • Camila Figueiredo de Oliveira, FTC EAD , Bahia - disse:
    cammilla.f@hotmail.com

    14/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, me foi muito útil estas atividades. Estão muito bem elaboradas. Parabéns, isso é que é exemlpo de dinamismo em sala de aula, tornando-a significativa e reflexiva!


  • katia, Col. Est. Jalles Machado , Goiás - disse:
    kt_moreno@hotmail.com

    08/08/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns adorei as sugestões...


  • Leny Ricci, Prefeitura Municipal de São Paulo , São Paulo - disse:
    leny.ricci@uol.com.br

    06/07/2013

    Cinco estrelas

    São sugestões e propostas de ações concretas para a discussão do contrato pedagógico entre professor e alunos, Escola e Comunidade!!!! Muito bom.


  • Luiz Ricardo Fueta, EMEF Maria Helena Faria Lima , São Paulo - disse:
    proffueta@hotmail.com

    25/06/2013

    Cinco estrelas

    É um material excelente para estudo e aplicação na Unidade Escolar. Fornece referências e estratégias para poder entender melhor a indisciplina e poder aplicar trabalhos para tentar saná-la.


  • Edmilson Silva dos Santos , EMEF PAULO FREIRE , São Paulo - disse:
    edmilsonedfisica@hotmail.com

    24/06/2013

    Três estrelas

    Aula interessante, estimula a participação dos alunos e os mesmo se envolvem no tema, muito produtiva.


  • reilda de Oliveira Cremon, Centro de educação cidade nova do parque novo mundo,prefeitura de São Paulo , São Paulo - disse:
    reildacremon@gmail.com

    03/06/2013

    Quatro estrelas

    a miinha opiniao,sobre diciplina, tem tudo a ver cm aconciencia plena de convicção de que o aluno é filho de Deus e que portanto devemos trabalhar caminhando por este lado,fazendo uma introdução na sala de forma diferente do que a tradicional.


  • Maria Angelica Leme Moratto, EMEF Imp Dona Amelia , São Paulo - disse:
    maieca2@yahoo.com.br

    28/05/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa essa aula


  • Aparecida Antonia Linhares, EMEF Heraldo Barbuy , São Paulo - disse:
    antonialinhares@bol.com.br

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    A aula é excelente, pois faz com que a indisciplina seja problematizada pelos alunos em situações reais, fazendo com que todos possam refletir sobre o que caracteriza o ato de indisciplina, além de promover um clima onde os alunos possam se envolver com o processo educativo, atuando assim como protagonistas neste processo.


  • Adriana Santos, Escola Municipal Alice Jorge da Silva , Paraíba - disse:
    adriana.caraubas@gmail.com

    16/05/2013

    Cinco estrelas

    Adorei o material , muinto coeso e bem dentro da nossa realidade. Parabéns vai nus auxiliar no projeto indisciplina!


  • clarianemariado nascimento brandao, ifete , Ceará - disse:
    clarianebrandao@hotmail.com

    29/03/2013

    Quatro estrelas

    E uma aula muito produtiva com muito aprendizagem no qual alunos e professores conseguem enchergar alem das barreiras do cotidiano.


  • Elizabete, Escola Municipal Profª Carmélia Pires , Minas Gerais - disse:
    beteuab@yahoo.com.br

    25/02/2013

    Cinco estrelas

    O projeto é muito bom, objetivo e direto.


  • nice, ugb , Rio de Janeiro - disse:
    nicearaujoicm@hotmail.com

    31/05/2012

    Cinco estrelas

    essa aula é muito importante


  • ELENICE, EE.PROF.LUIZ ANTÔNIO CORRÊA DE OLIVEIRA , Minas Gerais - disse:
    elenicevelosopaula@yahoo.com

    28/01/2012

    Cinco estrelas

    sou especialista da educação e estou encantada com a riqueza de materiais selecionados gostaria de receber informações sobre projetos e coordenação pedagógica


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.