14/11/2010
Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
1. Comparar as opiniões de professores e alunos em relação ao que entendem por indisciplina.
2. Reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem.
3. Identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula.
4. Propor alternativas de ação para evitar a indisciplina em sala de aula e em outros espaços da escola.
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/indisciplina-503228.shtml
Inicie a aula, convidando a turma a realizar uma investigação sobre o que alunos e professores entendem por indisciplina. Sendo assim, solicite aos alunos que respondam às seguintes perguntas, por escrito e individualmente:
1. O que é indisciplina para você?
2. Você se considera um/a aluno/a indisciplinado/a? Por quê?
3. A indisciplina na sala de aula pode prejudicar o aprendizado da turma? Como?
4. O que é preciso fazer para evitar atos de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola?
Após este momento, proponha aos alunos investigar o que pensam também os professores das diferentes áreas de conhecimento que ministram aulas para a turma sobre o tema em questão. Para isto, deverão entregar para cada um deles perguntas elaboradas previamente pelo grupo de alunos em conjunto com o professor de sala. Algumas perguntas deverão ter aspectos em comum com as perguntas propostas aos alunos (descritas acima) para, posteriormente, possibilitar a comparação entre as respostas dadas tanto pelos dois segmentos (professores e alunos).
Sugestão de perguntas para os professores:
1. O que é indisciplina para você?
2. O que caracteriza um /a aluno/a indisciplinado/a?
3. Quais as principais causas da indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola?
4. A quem você costuma atribuir a responsabilidade pela indisciplina do aluno?
5. A indisciplina na sala de aula prejudica o aprendizado dos alunos? Como?
6. O que é preciso fazer para evitar atos de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola?
Prosseguindo, professor e alunos deverão organizar as respostas obtidas e elaborar uma síntese. No decorrer da análise, é importante instigá-los a comparar as opiniões dos professores e alunos em relação aos seguintes aspectos: conceito de indisciplina; características de um aluno indisciplinado; interferência de atos de indisciplina no processo ensino-aprendizagem na percepção dos participantes da investigação; as causas da indisciplina e as sugestões dadas para evitar atos de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola.
Professor, para enriquecer a discussão e a análise das respostas, você poderá utilizar os textos:
O que é indisciplina, disponível no link http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/indisciplina-503228.shtml
A indisciplina em sala de aula: o que pensam professores e alunos, acessando o link
http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/51038809.html
Indisciplina: Carência de limites e valores morais? Disponível no link http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2177-8.pdf?PHPSESSID=2010012508181580
Indisciplina em sala de aula, acessando o link
http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/indisciplina-em-sala-de-aula-1916212.html
Educação nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: um olhar sobre a (in)disciplina, acessando o link http://www.webartigos.com/articles/21503/1/EDUCACAO-NAS-SERIES-INICIAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-UM-OLHAR-SOBRE-A-INDISCIPLINA/pagina1.html
A fim de divulgar a análise dos dados obtidos, organize um encontro entre a turma e os professores que responderam às perguntas, para que juntos possam refletir sobre a questão da indisciplina na sala de aula e na escola, buscando, por meio do diálogo, esclarecer o que cabe aos alunos e aos docentes fazer para evitá-la no cotidiano escolar.
Professor, para ampliar o conceito referente à indisciplina e às discussões realizadas, você poderá ler o texto "Indisciplina na sala de aula", disponível no link http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1103
No sentido de acrescentar novos elementos à reflexão e problematizar algumas ideias relacionadas à indisciplina na sala de aula, convide os alunos para assistir ao vídeo “Disciplina e indisciplina na sala de aula”, disponível no link
http://www.youtube.com/watch?v=Gfa3XlA7mUI
Após assistir ao vídeo, o professor pergunta: Vocês concordam que nem sempre a conversa em sala de aula deve ser considerada como um ato de indisciplina? Por quê? Em que situações ela atrapalha e em que momentos ela pode ser benéfica para o aprendizado da turma? Que outros aspectos vocês consideram que, em alguns momentos, podem ser vistos como atos de indisciplina e em outros não?
Prosseguindo, o professor deverá apresentar uma situação relacionada a atos de indisciplina em sala de aula, para ser lida e discutida de forma crítica pela turma:
"Ao entrar em sala, após o intervalo, o professor depara-se com brincadeiras entre os alunos. Alguns imitam os outros e remedam gestos e falas. Borrachinhas e papéis voam na busca de alvos móveis que tentam se defender com cadernos e livros. Outros três jogam uma bolsa para lá e para cá, entre eles, enquanto uma garota tenta pegá-la, pedindo em vão para que a devolvam e parem com aquela “brincadeira idiota”. Assim, entre risadas e protestos, o professor dá um grito exigindo que parem, manda devolver a bolsa para a aluna, ameaça colocar um ou dois para fora da sala e rapidamente os estudantes se sentam e fazem silêncio.
Pouco depois, no decorrer da explicação, um celular toca e o professor ordena que o aparelho seja entregue. O dono diz que tinha se esquecido de acionar o modo silencioso, que “foi mal” e que não iria entregá-lo. O professor insiste, dizendo que eram as regras da escola, ameaçando enviar um bilhete aos pais e encaminhar o garoto à direção. O aluno responde que ele não tem esse direito e, exaltado, insulta-o. Diante disso o professor expulsa o garoto da sala, que se retira dizendo um palavrão entre os dentes. Disfarçadamente, alguns colegas conferem se os celulares estão devidamente silenciados".
Quanto à situação apresentada e discutida, o professor ainda poderá problematizar com questões tais como: Quais os atos de indisciplina que vocês identificam nesta situação? Por que vocês os consideram como indisciplina? A responsabilidade por estes atos de indisciplina na sala de aula deve ser atribuída apenas aos alunos? Por quê?
Em seguida, apresente aos alunos a seguinte afirmação:
"Existem dois tipos de indisciplina: uma ativa que gera ‘bagunça’ e outra passiva, que é aquela em que o aluno até faz silêncio, fica quieto, porém o educador não consegue estabelecer interação com o educando” (Vasconcellos, 1995, p.7).
Vocês concordam ou discordam desta afirmação? Por quê? As atitudes de indisciplina citadas na situação apresentada acima, referem-se a qual tipo de indisciplina – ativa ou passiva? Quais seriam as atitudes de alunos que exemplificam o tipo de indisciplina passiva? Estas atitudes acabam ou não interferindo no processo ensino–aprendizagem?
Professor, neste momento, você poderá fazer complementações com base em aspectos tais como: Disciplina escolar não se identifica apenas com uma boa ordem, mas com práticas que requerem diversas disposições e diferentes tipos de exigência. Uma aula expositiva pode necessitar de silêncio e acompanhamento do raciocínio. Por outro lado, a resolução de problemas pode exigir troca de ideias sobre procedimentos e tentativas, como parte constituinte da sua resolução, e não como manifestação de indisciplina. O processo ensino-aprendizagem é considerado como a base fundamental de toda e qualquer instituição que objetive o ensinar e o aprender. Porém, com o incremento da indisciplina, que se refere ao declínio de elementos como interesse, atenção, boa vontade, motivação e outros, não é difícil constatar a sensível fragilidade deste tão valioso processo. É comum de se ouvir no meio educacional que se aprende ao ensinar, em um constante movimento dialético. Desta forma, a didática vai sendo construída com os saberes discentes e docentes em situação de cumplicidade em que a opinião do aluno passa a ser fundamental. Para isso, é preciso uma educação que desperte o senso de participação do estudante. A simples ação de questionar faz com que o aluno também realize, neste momento, um papel disciplinar, pois, dessa forma, ele confirma o interesse pelo saber. Portanto, uma sala de aula com conversas pode não significar, necessariamente, a presença da tão impertinente indisciplina...
Fontes: http://www.escrita.com.br/leitura.asp?Texto_ID=11866
Professor, para saber mais sobre o assunto e enriquecer as discussões, você poderá ler os textos abaixo:
A indisciplina e o processo ensino-aprendizagem, acessando o link
http://www.escrita.com.br/leitura.asp?Texto_ID=11866
Indisciplina na sala de aula, disponível no link http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/indisciplina.htm
Causas de indisciplina, acessando o link http://educacaoparatodos.blogs.sapo.pt/734.html
Prosseguindo, peça aos alunos que se organizem em grupos. Cada grupo deverá identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula. Com base nestas situações discutidas, poderão propor outras alternativas de ação para evitar a indisciplina em sala de aula e em outros espaços da escola, caso estas não estejam contempladas na síntese elaborada na 1ª atividade.
Na sequência, cada grupo escolherá uma das situações discutidas a fim de dramatizá-la para os colegas. Ao final das apresentações, a turma poderá fazer comentários, ser incentivada a perceber e discutir os atos de indisciplina que predominaram nas dramatizações e as possíveis alternativas de ação propostas pelos grupos.
Finalizando, os alunos deverão elaborar um cartaz com todas as sugestões dadas por eles e pelos professores para evitar a indisciplina na sala de aula e afixá-lo na parede ou mural, retomando-o sempre que for necessário.
Neste momento, os professores de Língua Portuguesa, Filosofia, História poderão contribuir com o desenvolvimento da atividade.
A fim de ampliar e sistematizar as informações sobre o tema, proponha uma leitura dialogada e crítica do Mapa Conceitual relativo à indisciplina, disponível no link http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/indisciplina-mapa-conceito.swf
Este recurso aborda itens como: conceito de indisciplina, aspectos relacionados à indisciplina tais como, falta de ética, incivilidade, violência, bullying; algumas causas da indisciplina e ações para formar uma personalidade ética e vencer a indisciplina na sala de aula. Neste momento, instigue os alunos a trocar ideias, fazer perguntas, argumentar, estabelecer relações e esclarecer dúvidas.
Dando continuidade, o professor deverá dizer aos alunos que falar sobre indisciplina, implica em compreender também o que venha a ser disciplina. Assim, pensando no outro lado da moeda – a disciplina - como vocês acham que poderia ser o mapa conceitual referente a ela?
Abra espaço para que a turma opine, troque ideias, comente sobre as possibilidades pensadas por eles referentes à construção deste mapa, com a mediação dos professores das diversas áreas de conhecimento.
Em seguida, peça aos alunos que se organizem em roda. No centro do círculo, coloque um pedaço grande de papel pardo, pincéis atômicos de diferentes cores e réguas para que a turma faça o mapa conceitual relativo à disciplina, de forma criativa, tendo como referência o mapa apresentado anteriormente. Se necessário, antes de sua elaboração, os alunos e professores poderão pesquisar, ler e discutir diferentes tipos de textos sobre disciplina, para subsidiar o trabalho a ser realizado.
Sugestão de textos sobre disciplina:
Lino de Macedo: "Disciplina é um conteúdo como qualquer outro" http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/disciplina-conteudo-como-qualquer-outro-431413.shtml
A disciplina em sala de aula http://www.celsoantunes.com.br/pt/textos_exibir.php?tipo=TEXTOS&id=18
(In)Disciplina na sala de aula: do pensar ao fazer docente http://www.artigonal.com/educacao-artigos/indisciplina-na-sala-de-aula-do-pensar-ao-fazer-docente-897729.html
Professor, ao final do trabalho, é importante reafirmar que a indisciplina ou a disciplina na sala de aula e na escola é responsabilidade de todos: alunos, pais, professores e outros profissionais da escola, investindo no diálogo, no respeito mútuo, na confiança, na solidariedade, na cooperação, na justiça, enfim, em atitudes éticas em relação a si mesmo e ao outro, visando ao bem comum.
Por fim, professores e alunos deverão imprimir o mapa conceitual da indisciplina e afixá-lo no mural da escola juntamente com o mapa da disciplina construído pela turma. Poderão também, com a colaboração do professor de informática, disponibilizá-lo na web como mais um recurso sobre a temática proposta.
Professor, para seu conhecimento, sugerimos textos/vídeos disponíveis nos links abaixo:
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/indisciplina-na-sala-de-aula-do-pensar-ao-fazer-docente-897729.html A Indisciplina na sala de aula
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/indisciplina-como-aliada-431399.shtml A indisciplina como aliada
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/terezinha-rios-professor-etica-504826.shtml Indisciplina: O professor e a ética
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/beira-caos-431444.shtml À beira do caos
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/clima-emocional-essencial-haver-aprendizagem-428245.shtml O clima emocional é essencial para haver aprendizagem
http://www.youtube.com/watch?v=C6TDodb1qwQ&feature=related A palavra, a afetividade e a disciplina em sala de aula
http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf Construindo mapas conceituais
A fim de enriquecer a aula, para ser utilizado com os alunos, sugerimos o livro de história: O professor Burrim e as quatro calamidades, de José J. Veiga, editora Global.
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: comparar as opiniões de professores e alunos em relação ao que entendem por indisciplina; identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula e em outros espaços da escola; reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem; criar mapa conceitual sobre disciplina.
Quatro estrelas 14 classificações
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23/02/2014
Cinco estrelasParabéns! Este material ficou riquíssimo. Voltarei para ver com calma cada detalhe.
14/08/2013
Cinco estrelasMuito bom, me foi muito útil estas atividades. Estão muito bem elaboradas. Parabéns, isso é que é exemlpo de dinamismo em sala de aula, tornando-a significativa e reflexiva!
08/08/2013
Quatro estrelasParabéns adorei as sugestões...
06/07/2013
Cinco estrelasSão sugestões e propostas de ações concretas para a discussão do contrato pedagógico entre professor e alunos, Escola e Comunidade!!!! Muito bom.
25/06/2013
Cinco estrelasÉ um material excelente para estudo e aplicação na Unidade Escolar. Fornece referências e estratégias para poder entender melhor a indisciplina e poder aplicar trabalhos para tentar saná-la.
24/06/2013
Três estrelasAula interessante, estimula a participação dos alunos e os mesmo se envolvem no tema, muito produtiva.
03/06/2013
Quatro estrelasa miinha opiniao,sobre diciplina, tem tudo a ver cm aconciencia plena de convicção de que o aluno é filho de Deus e que portanto devemos trabalhar caminhando por este lado,fazendo uma introdução na sala de forma diferente do que a tradicional.
28/05/2013
Quatro estrelasMuito boa essa aula
27/05/2013
Cinco estrelasA aula é excelente, pois faz com que a indisciplina seja problematizada pelos alunos em situações reais, fazendo com que todos possam refletir sobre o que caracteriza o ato de indisciplina, além de promover um clima onde os alunos possam se envolver com o processo educativo, atuando assim como protagonistas neste processo.
16/05/2013
Cinco estrelasAdorei o material , muinto coeso e bem dentro da nossa realidade. Parabéns vai nus auxiliar no projeto indisciplina!
29/03/2013
Quatro estrelasE uma aula muito produtiva com muito aprendizagem no qual alunos e professores conseguem enchergar alem das barreiras do cotidiano.
25/02/2013
Cinco estrelasO projeto é muito bom, objetivo e direto.
31/05/2012
Cinco estrelasessa aula é muito importante
28/01/2012
Cinco estrelassou especialista da educação e estou encantada com a riqueza de materiais selecionados gostaria de receber informações sobre projetos e coordenação pedagógica