Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De que forma a Tecnologia facilita a vida da pessoa com Deficiência?

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os benefícios da tecnologia para a vida do homem: na medicina, na educação etc.;

Como a tecnologia pode favorecer a inclusão social e escolar das pessoas com deficiência;

Compreender de que forma o avanço da tecnologia possibilita que aparelhos como, por exemplo, cadeiras de rodas, andadores, próteses, leitores de tela etc., auxiliem e facilitem a vida das pessoas. 

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                  

Motivação:

Estando os alunos em duplas, organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles o vídeo “Tecnologia ajuda os deficientes a conquistarem a independência”, com duração de 06 minutos e 37 segundos, conforme postado abaixo.   

Link do vídeo “Tecnologia ajuda os deficientes a conquistarem a independência”:   

http://www.youtube.com/watch?v=Cv4ymWUbC1Q     Acessado em: 11 Outubro de 2010                              

Figura 1: Imagem do vídeo “Tecnologia ajuda os deficientes a conquistarem a independência”         

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.      

Em seguida,  o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo.   

Roteiro de Discussão:

  1. Quais atividades são realizadas por Flávio em seu cotidiano?
  2. Como Flávio utiliza o computador?
  3. Como João Pacheco utiliza o computador?
  4. Qual a deficiência do Flávio e do João Pacheco?
  5. De que forma a tecnologia auxilia a vida de João e Flávio?
  6. É a pessoa que se adapta a tecnologia ou a tecnologia que se adapta a limitação da pessoa com deficiência?
  7. A pessoa com deficiência física pode dirigir? De que forma?
  8. E a pessoa com deficiência visual, consegue ler um livro? De que forma?
  9. Vocês acham que a tecnologia proporciona melhores condições de vida para as pessoas com deficiência?
  10. Vocês acham que a tecnologia é importante para a medicina, educação,  mercado de trabalho? Por quê?
  11. Vocês sabem quais as tecnologias utilizadas na sua escola?   

Atividade 1   

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla leia a reportagem “Vitória sobre a Deficiência” (Fig.2), conforme link postado abaixo.

O texto versa sobre a crescente demanda de recursos adaptados às pessoas com deficiência, os quais estão facilitando a vida destas pessoas.   

Link da reportagem “Vitória sobre a Deficiência”: 

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI4962-15201,00-VITORIA+SOBRE+A+DEFICIENCIA.html      Acessado em:07 Outubro de 2010.                            

Figura 2: Reportagem “Vitória sobre a Deficiência”       

Sugestão: 

O professor poderá imprimir a reportagem e disponibilizar um exemplar para cada dupla, permitindo, assim, uma maior autonomia no momento da leitura.   

Com o objetivo de nortear a leitura e discussão da reportagem, sugerimos o roteiro abaixo.   

Roteiro de leitura e discussão em dupla:

  1. Qual é o tema principal da reportagem?
  2. Quais atividades as pessoas com deficiência podem realizar?
  3. Quantos produtos tecnológicos que facilitam a vida da pessoa com deficiência podem ser encontrados no Brasil?
  4. Quais são os recursos tecnológicos mais procurados pela pessoa com deficiência? Por quê?
  5. Quantas pessoas com deficiência há no Brasil?
  6. Quais as novidades, em relação a equipamentos tecnológicos para pessoa com deficiência, são citadas na reportagem?
  7. Vocês acham que esses recursos tecnológicos auxiliam e facilitam a vida da pessoa com deficiência? Por quê?   

Finalizada a leitura da reportagem, o professor deverá promover uma discussão em aula aberta com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram.    

Para a realização das próximas atividades, os alunos deverão ser organizados em grupos de quatro integrantes – junção de duas duplas.         

Atividade 2     

Dando continuidade ao tema discutido anteriormente, estando os alunos em grupos, eles deverão fazer pesquisas na Internet sobre Recursos Tecnológicos para pessoas com deficiência. Para isto, cada grupo deverá escolher um dos temas sugeridos abaixo.     

Temas para a pesquisa

  • Recursos tecnológicos que facilitam a vida diária (no auto-cuidado, nos afazeres domésticos, no emprego) da pessoa com Deficiência Física: nomes dos recursos tecnológicos; para que servem; como facilitam a vida da pessoa com deficiência; imagens;
  • Recursos tecnológicos que facilitam a vida escolar da pessoa com Deficiência Física, como por exemplo, materiais pedagógicos, cadeiras adaptadas, mesa adaptada, entre outros.
  • Recursos tecnológicos que facilitam a vida diária (no auto-cuidado, nos afazeres domésticos, no emprego) da pessoa com Deficiência Visual: nomes; para que servem; como facilitam a vida da pessoa com deficiência; imagens;
  • Recursos tecnológicos que facilitam a vida escolar da pessoa com Deficiência Visual, como por exemplo, materiais pedagógicos, livros em braile, alfabeto adaptado, soroban, entre outros.
  • Recursos tecnológicos que facilitam a vida diária (no auto-cuidado, nos afazeres domésticos, no emprego) da pessoa com Deficiência Auditiva: nomes; para que servem; como facilitam a vida da pessoa com deficiência; imagens;
  • Recursos tecnológicos que facilitam a vida escolar da pessoa com Deficiência Auditiva, como por exemplo, materiais pedagógicos, vídeos em libras, entre outros.
  • Recursos tecnológicos que facilitam a vida diária (no auto-cuidado, nos afazeres domésticos, no emprego) da pessoa com Deficiência Intelectual: nomes; para que servem; como facilitam a vida da pessoa com deficiência; imagens;
  • Recursos tecnológicos que facilitam a vida escolar da pessoa com Deficiência Intelectual, como por exemplo, materiais pedagógicos, softwares , jogos, entre outros.      

É importante que os temas sejam trabalhados por, pelo menos, um grupo. Para a realização da pesquisa, sugerimos abaixo alguns sites.   

Sugestões de sites para a realização das pesquisas : 

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI25164-15159,00.html  

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI21340-15224,00.html       (Fig.3)  

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI103120-15223,00-COMO+OS+CEGOS+DIFERENCIAM+AS+NOTAS+DE+DINHEIRO.html  

http://super.abril.com.br/saude/deficiencia-fisica-dialogo-maquina-440315.shtml  

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI107272-15258,00-QUEM+SAO+OS+NOSSOS+OLHOS.html  

http://www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=589  

http://www.diariosaude.com.br/news.php?article=instituto-nacional-tecnologia-cria-colete-deficientes-fisicos&id=4973  

http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=609211&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=630834&Titulo=Tecnologia%20%E9%20grande%20aliada%20dos%20deficientes%20f%EDsicos%20e%20visuais  

http://deficienciauditiva.blogspot.com/  

http://mesquita.blog.br/tecnologia-miss-ceara-e-tecnologia-que-permite-que-surdos-conversem-pelo-celular    

Figura 3: Imagens do site da revista Época  

Observação   

É importante que durante o desenvolvimento da pesquisa os grupos pesquisem, além de textos e informações sobre o tema em questão,  imagens para que possam mostrá-las para os demais colegas no momento da apresentação do resultado da pesquisa.     

Ao término da pesquisa, cada grupo deverá expor oralmente os resultados de suas pesquisas, bem como as imagens para que os colegas possam ter conhecimento visual sobre os recursos tecnológicos pesquisados. Para isso sugerimos que os alunos elaborem cartazes com textos explicativos e figuras sobre os resultados da pesquisa.

No momento da apresentação dos resultados, cada grupo deverá dizer por que tal recurso tecnológico é importante para a vida da pessoa com deficiência e quais atividades ela não conseguiria realizar caso este não existisse.       

Atividade 3   

Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar um roteiro de um caso - a ser dramatizado em momento posterior - sobre uma pessoa com deficiência que deseja utilizar um objeto, mas que está com dificuldades devido ao fato do recurso não ser adaptado para ela.

Este roteiro deverá conter a especificação da deficiência, do objeto a ser utilizado e das adaptações necessárias para que a pessoa com a deficiência em questão possa utilizá-lo. Além disso, deverá ser especificado:

  • Um aluno interpretando a pessoa com a deficiência.
  • Um aluno interpretando um engenheiro, que deverá dizer quais as adaptações tecnológicas seriam necessárias para que essa pessoa com deficiência utilizasse tal recurso com autonomia.  
  • Os demais alunos do grupo serão diretores da dramatização. 

Neste momento, é importante que o professor esteja auxiliando e supervisionando os grupos na elaboração do roteiro. Em seguida, os grupos deverão ensaiar e apresentar à classe sua produção.       

Após a apresentação de todos os grupos, os alunos, em aula aberta, deverão dar suas opiniões sobre o que acharam dos casos apresentados, se resolveriam o problema de uma outra forma etc.              

Ao término da aula é importante que os alunos tenham compreendido que a tecnologia facilita a vida de todas as pessoas, inclusive a da pessoa com deficiência, e que por meio desta muitas atividades podem ser desenvolvidas como, por exemplo, dirigir, ir à praia, comer com autonomia entre outras.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que todos nos vivemos na era da inclusão digital e que ela está presente na educação, no mercado de trabalho, na ciência entre outros. Além disso, deverá ser avaliado o envolvimento e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.