09/11/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Os benefícios da tecnologia para a vida do homem: na medicina, na educação etc.;
Como a tecnologia pode favorecer a inclusão social e escolar das pessoas com deficiência;
Compreender de que forma o avanço da tecnologia possibilita que aparelhos como, por exemplo, cadeiras de rodas, andadores, próteses, leitores de tela etc., auxiliem e facilitem a vida das pessoas.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos em duplas, organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles o vídeo “Tecnologia ajuda os deficientes a conquistarem a independência”, com duração de 06 minutos e 37 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Tecnologia ajuda os deficientes a conquistarem a independência”:
http://www.youtube.com/watch?v=Cv4ymWUbC1Q Acessado em: 11 Outubro de 2010
Figura 1: Imagem do vídeo “Tecnologia ajuda os deficientes a conquistarem a independência”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão:
Atividade 1
Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla leia a reportagem “Vitória sobre a Deficiência” (Fig.2), conforme link postado abaixo.
O texto versa sobre a crescente demanda de recursos adaptados às pessoas com deficiência, os quais estão facilitando a vida destas pessoas.
Link da reportagem “Vitória sobre a Deficiência”:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI4962-15201,00-VITORIA+SOBRE+A+DEFICIENCIA.html Acessado em:07 Outubro de 2010.
Figura 2: Reportagem “Vitória sobre a Deficiência”
Sugestão:
O professor poderá imprimir a reportagem e disponibilizar um exemplar para cada dupla, permitindo, assim, uma maior autonomia no momento da leitura.
Com o objetivo de nortear a leitura e discussão da reportagem, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura e discussão em dupla:
Finalizada a leitura da reportagem, o professor deverá promover uma discussão em aula aberta com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram.
Para a realização das próximas atividades, os alunos deverão ser organizados em grupos de quatro integrantes – junção de duas duplas.
Atividade 2
Dando continuidade ao tema discutido anteriormente, estando os alunos em grupos, eles deverão fazer pesquisas na Internet sobre Recursos Tecnológicos para pessoas com deficiência. Para isto, cada grupo deverá escolher um dos temas sugeridos abaixo.
Temas para a pesquisa
É importante que os temas sejam trabalhados por, pelo menos, um grupo. Para a realização da pesquisa, sugerimos abaixo alguns sites.
Sugestões de sites para a realização das pesquisas :
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI25164-15159,00.html
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI21340-15224,00.html (Fig.3)
http://super.abril.com.br/saude/deficiencia-fisica-dialogo-maquina-440315.shtml
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI107272-15258,00-QUEM+SAO+OS+NOSSOS+OLHOS.html
http://www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=589
http://deficienciauditiva.blogspot.com/
Figura 3: Imagens do site da revista Época
Observação
É importante que durante o desenvolvimento da pesquisa os grupos pesquisem, além de textos e informações sobre o tema em questão, imagens para que possam mostrá-las para os demais colegas no momento da apresentação do resultado da pesquisa.
Ao término da pesquisa, cada grupo deverá expor oralmente os resultados de suas pesquisas, bem como as imagens para que os colegas possam ter conhecimento visual sobre os recursos tecnológicos pesquisados. Para isso sugerimos que os alunos elaborem cartazes com textos explicativos e figuras sobre os resultados da pesquisa.
No momento da apresentação dos resultados, cada grupo deverá dizer por que tal recurso tecnológico é importante para a vida da pessoa com deficiência e quais atividades ela não conseguiria realizar caso este não existisse.
Atividade 3
Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar um roteiro de um caso - a ser dramatizado em momento posterior - sobre uma pessoa com deficiência que deseja utilizar um objeto, mas que está com dificuldades devido ao fato do recurso não ser adaptado para ela.
Este roteiro deverá conter a especificação da deficiência, do objeto a ser utilizado e das adaptações necessárias para que a pessoa com a deficiência em questão possa utilizá-lo. Além disso, deverá ser especificado:
Neste momento, é importante que o professor esteja auxiliando e supervisionando os grupos na elaboração do roteiro. Em seguida, os grupos deverão ensaiar e apresentar à classe sua produção.
Após a apresentação de todos os grupos, os alunos, em aula aberta, deverão dar suas opiniões sobre o que acharam dos casos apresentados, se resolveriam o problema de uma outra forma etc.
Ao término da aula é importante que os alunos tenham compreendido que a tecnologia facilita a vida de todas as pessoas, inclusive a da pessoa com deficiência, e que por meio desta muitas atividades podem ser desenvolvidas como, por exemplo, dirigir, ir à praia, comer com autonomia entre outras.
Os links abaixo se referem ao conceito de Inclusão digital.
http://pib7joinville.com.br/assistencia-social/projetos/projeto-de-inclusao-digital.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que todos nos vivemos na era da inclusão digital e que ela está presente na educação, no mercado de trabalho, na ciência entre outros. Além disso, deverá ser avaliado o envolvimento e participação dos alunos nas atividades desenvolvidas.
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