26/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nenhum.
Atividade 1
Identificando o conceito de Trekking. O professor deverá dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Em seguida, escolher dois locais ou pontos da escola de modo que: os pontos deverão estar o mais distantes que puder um do outro, e de preferência com acessos não tão fáceis; cada grupo terá o trabalho de criar um caminho, ou um percurso, que ligue esses dois locais (em outros termos os alunos terão que atravessar a escola saindo de um ponto e chegar ao outro); após todos os grupos terem realizado a tarefa o professor pedirá a cada um deles (um de cada vez) que conduza toda turma em sua travessia (ou percurso criado) pela escola. Ao final da travessia do último grupo o professor revelará para a turma o conceito da palavra tekking: “travessia ou migração”.
Obs.: A idéia central dessa atividade é fazer com que os alunos aprendam o significado da modalidade esportiva trekking de forma prática e exploratória.
Atividade 2
Propor a vivência do trekking fora da escola e a partir da prática conceituar o que vem a ser o hikking. Para a realização dessa atividade o professor deverá tomar alguns cuidados, como:
Ao retornar a escola o professor deve informar aos alunos sobre o que eles acabaram de fazer, denomina-se Hikking. Designação para uma pequena travessia ou caminhada curta (exemplo: caminhadas ecológicas por parque e bosques). Essa prática não tem restrição por sexo ou idade, daí a grande difusão dessa modalidade do trekking por famílias inteiras (do vovô ao netinho).
Atividade 3
Para que os alunos possam identificar as características físicas, a necessidade de ingestão de líquidos e reposição de calórica durante a prática do trekking, propor a prática de um circuito que envolve caminhas, saltar, transpor obstáculos, rastejar, correr, rolar, entre outras coisas. Cada elemento desse circuito (indicado pelas cores na figura que seguem) receberá um nome de acordo com a qualidade física necessária para transpor o obstáculo e que se relaciona intimamente com a prática do trekking. O professor deverá explicar todo o circuito, identificando o que deve ser feito em cada obstáculo e seu respectivo nome.
A. Coordenação: saltar por cima das cordas;
B. Força: andar e ultrapassar o plinto;
C. Equilíbrio: andar e equilibrar por cima dos pneus;
D. Regularidade: rastejar por baixo dos elásticos sem encostá-lo;
E. Destreza: realizar rolamentos até o final dos colchonetes;
F. Força fase dois: andar e ultrapassar o plinto;
G. Regularidade fase dois: contornar a corda com os pés, posicionar um de cada lado da corda e sem poder encostá-la os pés terão que deslizar pelo chão;
H. Coordenação fase dois: saltar por cima das cordas.
Obs.: As linhas pontilhadas na figura correspondem à ação de se deslocar correndo. Ver imagem
A primeira fase dessa atividade consiste em: o professor dividirá a turma em grupos de cinco ou seis alunos; cada grupo terá a oportunidade de vivenciar o circuito individualmente, todos os alunos dos grupos terão que realizar a atividade, o professor deverá marcar o tempo gasto por cada equipe; nessa primeira fase da brincadeira vence a equipe que realizar o circuito mais rápido; o aluno que desrespeitar as regras citadas nos itens de “A” a “H” terão que retornar ao início do exercício que cometeu a falha (exemplo: se no exercício “Regularidade fase dois”, letra F, o aluno encostar um dos pés na corda, ele terá que voltar ao inicio desse exercício indicado pela cor azul na figura).
Atividade 4
A segunda fase dessa atividade consiste em: o professor deverá somar todos os tempos gastos pelas equipes na atividade anterior e tirar a médio (exemplo: equipe 1 dois minutos, equipe 2 um minuto e meio, equipe 3 dois minutos e equipe 4 dois minutos e meio. Oito minutos divididos por quatro equipes. A média serie dois minutos). Em seguida o professor vai: dizer aos alunos qual foi à média alcançada pela turma; pedir que os grupos refaçam o circuito respeitando as mesmas regras anteriores; vence o grupo que seu tempo aproximar mais da média alcançada pela turma.
Ao final da atividade perguntar a turma quem estaria com sede: o professor deve relata a importância de ingestão de água durante e prática do trekking e em casos mais específicos a reposição calórica (alimentação).
Apontar junto aos alunos, quais alimentos seriam convenientes a prática do Trekking, variando de acordo com o percurso e o tempo gasto no percurso.
Sites que podem ajudar o professor nos trabalhos sobre trekking:
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