Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A propaganda e suas características textuais

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.

• Analisar oralmente a linguagem usada nesses textos quanto à clareza e objetividade.

• Localizar informações específicas em anúncios e folhetos explicativos.

• Analisar criticamente mensagens publicitárias.

• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

• Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.

• Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.

• Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.

• Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência dos exemplos e informações que o fundamentam.

• Respeitar o turno da palavra.

• Produzir textos adequados ao gênero, objetivo e interlocutor.

Duração das atividades
4 Horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa;
  • análise de propagandas;
  • trabalhos em grupos;
  • debate;
  • produção de textos.

DESENVOLVIMENTO

1ª ATIVIDADE: A PROPAGANDA EM NOSSOS DIAS

1)     O professor inicia a aula propondo uma discussão a partir das questões:   

a)     O que é uma propaganda?

b)     Quais as principais características que um texto de propaganda deve ter?

c)     Para que servem as propagandas?

d)      Onde elas aparecem?   

2)     Em seguida, o professor propõe o preenchimento do quadro abaixo a partir das questões:   

a)      De quais propagandas vocês se lembram?

b)     Como elas são?

c)      Onde elas apareceram?

Propagandas lembradas pela turma

Características

Onde foi veiculada

3)     O professor faz um resumo oral realizando os comentários necessários.   

4)     O professor organiza a turma em grupos e apresenta a cada um deles uma das propagandas abaixo solicitando a leitura das mesmas.

Grupo 1:

http://adubandoavida.wordpress.com/2008/06/20/propagandas/ 

Grupo 2:

http://4.bp.blogspot.com/_rXCa6wd2_Ag/Swv_pTsBm1I/AAAAAAAABNI/xVwqfI_PZsA/s1600/cotonete.jpg 

Grupo 3:

http://recebiporemail.com.br/wp-content/uploads/2009/06/12.jpg 

Grupo 4:

http://4.bp.blogspot.com/_Vy594VHkNsk/SPYFg2AsrnI/AAAAAAAADkU/3NeCCEOnhQg/s320/propaganda+onibus.jpg 

Grupo 5:

http://batatatransgenica.files.wordpress.com/2008/11/transitofl2.jpg 

Grupo 6:

http://2.bp.blogspot.com/_7IkrVOCTfF4/Sw--pX-bLNI/AAAAAAAABak/KY8SKPCMN3c/s1600/use_a_imaginacao.jpg 

5)      Após a leitura das propagandas, o professor solicita que cada grupo, a partir do texto que recebeu, faça o que se propõe abaixo:   

a)      Descreva a propaganda de modo que quem não a tenha visto possa saber exatamente como ela é. Indique que elementos funcionam como instruções para o leitor: os lingüísticos e os não-lingüísticos.   

b)      Que produto está sendo anunciado? Você teve alguma dificuldade para compreender o texto? Por que sim ou por que não?

c)    A quem a propaganda se destina?   

d)      Que efeitos essa propaganda causou em você?   

e)      Que informações aparecem explícitas? Por que estão explícitas?   

f)      O que fica implícito, o que você deve inferir? Está implícito por quê?   

g)     Que conhecimentos anteriores você usou para compreender a propaganda?   

h)       Você acha que a propaganda pode atingir o objetivo de convencer o consumidor a adquirir  o produto que ela apresenta? Por quê?   

6)      O professor socializa as respostas dos grupos e faz os comentários necessários.

2ª ATIVIDADE:  ANALISANDO AS PROPAGANDAS   

1)     O professor propõe uma análise das propagandas lidas na atividade anterior, solicitando que sejam levantados os pontos positivos e os negativos de cada uma delas. Para isso, o quadro abaixo será preenchido coletivamente.

PROPAGANDA 

PONTOS POSITIVOS

PONTOS NEGATIVOS

CARRO CELTA

COTONETE

TRAMONTINA

ÔNIBUS

PERSONAGENS

DOAR LIVROS

2)     Após o preenchimento do quadro, o professor solicita que a turma realize uma eleição para a escolha da melhor propaganda.   

3)     Com a turma em grupos, o professor solicita que escrevam um texto argumentando a escolha da propaganda.   

4)     O professor socializa os textos, faz os  comentários necessários enfatizando os elementos usados pelas equipes para defender a  propaganda escolhida.

3ª ATIVIDADE: CRIANDO UMA PROPAGANDA   

1)     O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das imagens abaixo solicitando que criem uma propaganda para cada uma delas, imaginando que ela será publicada em uma revista ou em um jornal.

Grupo 1:

http://colegioptq.files.wordpress.com/2008/08/leitura.gif 

Grupo2:

http://blog.cancaonova.com/paisecatequistas/files/2009/07/familia-lendo-a-biblia.jpg 

Grupo 3:

http://3.bp.blogspot.com/_3VTOjOAnVe8/TFT6IuoiwDI/AAAAAAAABZU/OI7G340PkHM/s400/perfil02.jpg  

Grupo 4:

http://www.nosrevista.com.br/wp-content/uploads/2010/05/crian%C3%A7a_2_.jpg 

Grupo 5:

http://historiasparaosmaispequeninos.files.wordpress.com/2007/09/justica.jpg 

2)       O professor socializa as propagandas, faz os comentários necessários.   

3)      O professor organiza, com a turma, a exposição das propagandas em um espaço da sala.   

4)      Em seguida e ainda com a turma em grupos, o professor entrega a cada um deles uma das orientações abaixo:   

1º grupo:   Criar uma propaganda para convencer os outros alunos da escola a visitarem a exposição da turma.   

2º grupo:   Criar uma propaganda para convencer os moradores da comunidade próxima da escola  a visitarem a exposição da turma.   

3º grupo:   Criar o convite para  a equipe da diretoria da escola, convidando-os a visitarem a exposição da turma.    

4º grupo:   Criar uma faixa para ser colocada na entrada da sala dando boas vindas aos visitantes.   

5º grupo:   Criar um texto falando sobre a importância da leitura das propagandas em nosso cotidiano.   

5)      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e as possíveis correções nos textos.   

6)      Após a realização da exposição o professor  propõe uma avaliação da atividade realizada procurando destacar o que foi positivo, o que precisa ser melhorado e o que foi possível aprender com esse estudo.

Recursos Complementares

Dicionário de gêneros textuais. Sérgio Roberto Costa. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.       

·  Proposta de leitura do gênero textual propaganda impressa                             www.unitau.br/scripts/prppg/la/5sepla/site/...orais/artigo-alba_helena.pdf 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura, análise e criação das propagandas, a exposição dos trabalhos criados, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.