Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o Memorial da América Latina

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o memorial da América Latina, onde fica e porque foi construído;
  • Refletir sobre a importância de tal espaço em termos culturais;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produzir um mural com imagens e resumo sobre o que é o Memorial da América Latina.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática;

- Uso da Sala de Vídeo.     

Motivação   

Para iniciar a aula, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre o “Memorial da América Latina” e o que sabem sobre tal lugar - sua  localização, porque foi construído e o que significa um memorial. Sugerimos também que o professor peça para que os alunos procurem o significado da palavra memorial no dicionário para tentar entender o objetivo desse espaço.

Abaixo está a definição do termo no dicionário eletrônico (Fig.1).

Definição de Memorial: s.m. Exposição escrita, dirigida a autoridade pública, na qual se pleiteia alguma coisa.Memória ou nota para a instrução de uma questão diplomática.Livro de escrituração comercial; borrador.Obra literária na qual o autor (ou um dos personagens) evoca fatos a que tenha assistido ou em que tenha tomado parte; memórias: o "Memorial de Aires", de Machado de Assis.

Disponível em: http://www.dicio.com.br/memorial/  

Acesso em: 12. Out. 2010.

Figura 1 – Imagem do site “Dicionário Online de Português”

Disponível em: http://www.dicio.com.br/  

Acesso em: 1º. Out. 2010.

Depois de conhecer a definição da palavra, o professor deverá dizer a eles que poderão conhecer o “Memorial da América Latina”, um espaço cultural Brasileiro, em homenagem ao pertencimento do Brasil ao continente Americano.   

Para isto, os alunos deverão se dirigir à Sala de Vídeo da escola.    

Atividade 1

Estando na Sala de Vídeo, os alunos deverão assistir ao vídeo “Memorial da América Latina“ (Fig.2) que mostra o Memorial da América Latina e fala sobre sua importância para o Brasil. O vídeo tem a duração aproximada de quatro minutos.   

Link do vídeo:  http://www.dailymotion.com/video/xd4mf1_memorial-da-america-latina_news   

Figura 2- Imagem do vídeo “Memorial da América Latina”

Disponível em: http://www.dailymotion.com/video/xd4mf1_memorial-da-america-latina_news  

Acesso em: 16. Set. 2010.

Sugerimos que após a apresentação do vídeo, os alunos se sentem formando um círculo, para que o professor promova uma conversa sobre o conteúdo deste.

Abaixo, sugerimos alguns questionamentos que poderão ser utilizados neste momento:

- Vocês gostaram do vídeo? Por quê?

- O que mais lhes chamaram a atenção?

- Alguém já tinha ouvido falar nesse espaço? Alguém já o visitou?

- O Memorial da América Latina é um espaço importante? Por quê?

- O que representa a imagem da mão que apareceu no vídeo?

- E sobre Oscar Niemeyer? Quem já o conhecia?

- Há algo que queiram compartilhar?

Este é um importante momento, pois, além de favorecer a socialização e a oralidade dos alunos, o professor poderá esclarecer dúvidas dos alunos quanto ao que foi abordado no vídeo.   

Através da próxima atividade, os alunos farão a leitura de textos que abordam o assunto central da aula – Memorial da América Latina, por meio de seu site oficial. Para isto, sugerimos que os alunos estejam organizados em duplas (ou trios), para efetuar tal atividade no Laboratório de Informática da escola.     

Atividade 2 

Estando os alunos organizados em pequenos grupos - duplas ou trios, deverão acessar o site oficial sobre o “Memorial da América Latina” e seus sub-itens (o memorial, acervo, programação, América latina, publicações e biblioteca). Caso não haja a possibilidade de acessar o site, o professor poderá entregar a cada grupo cópias dos textos retirados do site indicado, para que possam conhecer melhor a história e importância do Memorial da América Latina.     

http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/index.jsp  (Fig.3) 

Figura 3 – Imagem do site oficial do "Memorial da América Latina"

Disponível em: http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/index.jsp  

Acesso em: 16. Set. 2010.    

Observação: Se considerar necessário, o professor poderá disponibilizar a cada aluno uma cópia impressa da figura, ou ainda apresentá-la através de retroprojetor ou datashow.     

É importante que o professor supervisione o momento da leitura, passando pelos grupos formados, para verificar o andamento da atividade e perceber se estão precisando de ajuda.

Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura, para subsidiar esse momento, como o do exemplo abaixo para cada grupo:

- Qual é o título do texto?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual foi o fato mais interessante abordado no texto? Por quê?

- Qual parte te chamou mais a atenção? Por quê?  

Observação: Os alunos não precisam responder essas perguntas no caderno, elas foram preparadas para que eles discutam o texto em grupo.

Após a leitura, cada grupo deverá elaborar, sob supervisão do professor, duas perguntas (com respostas), referentes ao Memorial da América Latina de acordo com as informações do texto lido. Sugerimos que o professor veja a confecção das perguntas e suas respectivas respostas, pois elas serão usadas na atividade a seguir.  

Atividade 3

Com o objetivo de fazer uma avaliação da aula - do que os alunos aprenderam sobre o assunto, e também de desenvolver uma atividade lúdica e divertida, o professor deverá organizar um “Jogo de perguntas”. Nesse jogo, cada grupo formado deverá fazer sua pergunta a um outro grupo (escolhido pelo professor) e assim sucessivamente.

Sugerimos que cada resposta correta acarrete ao grupo o bônus de 10 pontos. Ganha o jogo aquele grupo que alcançar a maior pontuação. Outras regras para o jogo poderão ser estabelecidas pelos alunos e professor. É importante que todos os grupos formados possam fazer suas perguntas a outros grupos e ter a chance de responder as perguntas que lhe forem feitas, de modo que nenhum grupo se sinta prejudicado! Depois desse jogo de perguntas, para finalizar a aula, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.

Atividade 4   

Sugerimos que os alunos assistam ao vídeo que mostra uma visita virtual ao “Memorial da América Latina”, para que possam conhecê-lo “mais de perto”; conhecer suas instalações físicas e entender um pouco mais sobre seu funcionamento, por meio do site indicado abaixo. O vídeo tem a duração de três minutos e meio.

Link do site: http://www.youtube.com/watch?v=0uGTzkn1KvM&feature=related (Fig.4) 

Figura 4 – Imagem do vídeo Memorial da América Latina”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0uGTzkn1KvM&feature=related  

Acesso em: 12. Out.2010.   

SUGESTÃO DE ATIVIDADE 

Ainda em grupos, sugerimos que cartazes com explicações e imagens do Memorial da América Latina sejam confeccionados para fazer parte de um mural que deverá ser exposto na escola.

Cada grupo poderá falar um pouco sobre o Memorial. Sugerimos que os cartazes abordem as seguintes temáticas:

- O que é o Memorial da América Latina;

- Porque foi construído;

- Localização e ano de criação;

- Espaços que existem dentro do Memorial da América Latina;

- Quem projetou o espaço;

- Quem idealizou o espaço;

- Importância do Memorial;

- Outras informações importantes.

Os demais alunos da escola poderão ser convidados a conhecer o Mural sobre o “Memorial da América Latina”!

Recursos Complementares

O professor poderá mostrar aos alunos por meio de mapas a localização da América Latina e os países que a constituem.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam o que é e qual a importância do Memorial da América Latina.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do memorial da América Latina, onde fica e porque foi construído;
  • Reflexão sobre a importância de tal espaço em termos culturais;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produção de um mural com imagens e resumo sobre o que é o Memorial da América Latina.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.