Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que seria uma sociedade para todos?

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância;

Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva;

Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

 • Utilização do laboratório de Informática.                  

Motivação: 

Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá distribuir para cada dupla um caça –palavras (Fig.1), o qual encontra-se disponível no link  abaixo.   

Link do Caça-palavras:  

http://www.4shared.com/photo/FZu5bcEA/caa_palavras_2.html      Acessado em: 06  Outubro de 2010.                                

Figura 1: Caça palavras   

Fonte: Do Autor       

Em seguida, o professor deverá explicar para os alunos que eles deverão localizar as seguintes palavras que estão no caça-palavras: paz, inclusão, igualdade, respeito, educação, sociedade,diversidade e solidariedade.   

Observação 

O professor deverá imprimir o caça-palavras e disponibilizar para cada dupla um exemplar do mesmo, a fim de facilitar a realização da atividade.   

Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:

Roteiro de Discussão

  1. Vocês acham que todas as pessoas que vivem na sociedade possuem as mesmas características - cor de cabelo, cor de olhos etc., ou elas são diferentes?
  2. Vocês acham que é importante respeitar as diferenças e o próximo? Por quê?
  3. Vocês acham que para viver em sociedade é necessário que haja paz, pessoas com deficiência incluídas na escola, igualdade, respeito e educação? Por quê?
  4. Vocês acham que as pessoas que possuem alguma deficiência fazem parte da sociedade? O que é fazer parte de uma sociedade?   

Quando todos os alunos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá dizer que o tema desta aula é "Sociedade para todos".

Atividade 1 

Dando continuidade ao tema da aula, cada dupla deverá pesquisar em dicionários (eletrônicos ou impressos) e em sites da internet os seguintes  termos:

  • Sociedade: o que é;
  • Sociedade inclusiva: o que é e suas características.   

Sugestões de sites para a pesquisa

http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx  (Fig. 2)  

http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/  

http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=94&doc=8179&mid=2    

http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/sociedade-busca-mais-tolerancia-424483.shtml    

http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_Canal=52&cod_noticia=7011                        

Figura 2: Imagem do site Dicionário Priberam   

Finalizada a pesquisa, os alunos que se sentirem à vontade deverão compartilhar as informações obtidas acerca dos referidos termos em suas pesquisas. É importante que o professor medie este momento, estimulando a participação de todos, bem como esclarecendo dúvidas e ou conceitos errôneos.   

Para a realização das próximas atividades, os alunos deverão ser organizados em grupos de quatro integrantes – junção de duas duplas.     

Atividade 2 

Dando continuidade à aula, estando os alunos em grupos, o professor deverá entregar para cada grupo uma das reportagens disponíveis abaixo, e pedir para que eles leiam e discutam o conteúdo da mesma. Observamos que as reportagens versam sobre como a nossa sociedade necessita de condições de vida mais favoráveis para que possa ser uma sociedade justa a todos.   

  • Grupo 1 :   Reportagem: “Preconceito na sociedade é velado” (Fig.3)   

 http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3295.shtml          Acessado em: 06 Outubro de 2010.  

  • Grupo 2 :   Reportagem: “Milhões de crianças excluídas em todo o mundo”

http://jpn.icicom.up.pt/2005/12/14/milhoes_de_criancas_excluidas_em_todo_o_mundo.html    Acessado em: 07 Outubro de 2010.    

  • Grupo 3: Reportagem:  Educação: “Os entraves para um ensino de qualidade no país”

http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/brasil/educacao-os-entraves-para-um-ensino-de-qualidade-no-pais/       Acessado em: 07 Outubro de 2010.  

  • Grupo 4: Reportagem: “Mundo precisa repensar o combate à pobreza, diz EUA”

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/801274-mundo-precisa-repensar-o-combate-a-pobreza-diz-eua.shtml               Acessado em: 07 Outubro de 2010.  

  • Grupo 5: Reportagem:  “43% das moradias brasileiras são inadequadas, segundo IBGE”

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/792269-43-das-moradias-brasileiras-sao-inadequadas-segundo-ibge.shtml      Acessado em: 07 Outubro de 2010    

Figura 3: Imagem da Reportagem: “Preconceito na sociedade é velado”   

Observações:

1.      O professor poderá imprimir as reportagens e distribuir para cada grupo um ou dois exemplares, permitindo uma maior autonomia no desenvolvimento da atividade.

2.      É importante que todas as reportagens sejam trabalhadas por, pelo menos, um grupo.           

Em seguida, o professor deverá promover e mediar uma discussão em aula aberta com os alunos sobre as reportagens lidas e discutidas em grupo. Para este momento, sugerimos o roteiro abaixo.     

Roteiro de Discussão:

  1. Quais assuntos são abordados na reportagem?
  2. A sociedade em que vivemos é preconceituosa? Por quê?
  3. O que é uma sociedade igualitária?
  4. Vocês acham que todas as pessoas têm acesso a uma boa alimentação? E a uma educação de qualidade?
  5. Vocês acham que, em geral, as pessoas com deficiência são respeitadas em nossa sociedade? Por quê?
  6. Será que todas as pessoas possuem uma casa para morar?
  7. A sociedade em que vivemos proporciona meios para que  as pessoas tenham uma vida digna? Por quê?
  8. O que vocês acham que é preciso para que exista uma sociedade justa a todos?       

Atividade 3

Finalizada a discussão, e baseada na leitura e discussão das reportagens trabalhadas, cada grupo deverá elaborar um texto no estilo escolhido pelo grupo - narrativo, em letra de música, como uma reportagem etc. - , de forma que relatem o que seria necessário para construir uma sociedade inclusiva, igualitária e justa a todos.  

Os alunos, após a produção de seus textos, deverão compartilhá-los com todos da sala de aula. Em seguida, o professor deverá mediar uma discussão em aula aberta, na qual os alunos possam conversar sobre as propostas feitas nos textos apresentados - se concordam, se fariam diferente etc.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que a sociedade para todos é aquela que garante condições de vida melhores para cada cidadão e não apenas alguns. Além disso, a participação e envolvimento dos alunos nas atividades deverão ser avaliadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ELANIA SILVA FERREIRA, Colégio Municipal José Mendes de Andrade , Bahia - disse:
    elaniasferreira@hotmail.com

    24/02/2013

    Cinco estrelas

    Exelente sugestão, por meio de diversos recursos pode-se atrair a atenção do educado e ao mesmo tempo incentivar a prática da oralidade em sala.


  • SIMONE FREIRE, Ceja Marechal Rondon , Mato Grosso - disse:
    simony_fa@hotmail.com

    27/02/2012

    Cinco estrelas

    Amei este trabalho, era tudo que precisava, parabéns.


  • Dermival Alves da Silv, EE PADRE JOHANNES BERTHOLD HENNING , Mato Grosso - disse:
    dermival.tato@hotmail.com

    24/02/2012

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito dessa aula, e estou empenhado em aplicar em minha sala do terceiro ano do ensino médio, onde estamos trabalhando um projeto de ética em nossa comunidade. Já estou providenciando os textos e procurei fazer algumas adaptações como uma pesquisa investigativa em nossa localidade. Desse modo poderemos analizar e discutir não só a necessidade da comunidade como quais são seus anseios e desejos justamente neste ano que é um ano de eleições.


  • LESSA SILVA, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO , Tocantins - disse:
    lessinhajc@hotmail.com

    24/05/2011

    Quatro estrelas

    Ótima e objetiva


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.