14/01/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
O aluno poderá aprender a importância da população indígena na nação brasileira, o reconhecimento desse povo no cenário nacional, analisar povos indígenas, entender essa realidade complexa.
O professor já deverá ter trabalhado com os alunos a ideia de reserva indígena, direitos humanos e igualdade social, para que o mesmo entenda os textos com maior facilidade e de maneira didática.
1º Passo: O professor irá dividir a turma em grupos de no máximo 4 alunos, e pedir para escrever no seu caderno, o que é um índio? O que é uma população indígena? Eles vivem isolados? Estão inseridos, por exemplo, no processo de globalização? Os índios de hoje, vivem igualzinho aos do século passado? A partir desses levantamentos, o professor irá conduzir a aula, mostrando a história dos índios, a cultura e suas crenças.
2º Passo: Distribuir os dois textos a seguir, para que os alunos possam fazer uma leitura dos mesmos.
Texto 1: Crescem a população e as reservas indígenas
Segundo a Fundação Nacional do Índio, em apenas uma década o total de área para as reservas cresceu 41% e a população, 56%, resultado do avanço das políticas legais de atendimento.
Pode-se afirmar que o Brasil está avançando em suas políticas de reconhecimento dos direitos dos grupos indígenas, tendo como marco desse processo a Constituição de 1988, que afirma e detalha esses direitos. É o que revelam os diferentes números indicativos, consolidados e divulgados pela entidade federal na área, a Fundação Nacional do Índio (Funai), e por outras instituições civis do país.
Um dos direitos legais e constitucionais dos povos indígenas brasileiros está diretamente ligado ao crescimento de sua população: o de possuir terras em extensão e condições adequadas às suas necessidades econômicas, culturais e históricas. Do ano de 1999 para 2009, o Brasil passou de 561 áreas indígenas, das quais 352 regularizadas, para 656 áreas, das quais 403 regularizadas. O total de área de terras indígenas demarcadas cresceu 41% nesse período, passando de 76 milhões para 107 milhões de hectares, segundo a Funai.
Esse não é um processo simples ou rápido, tanto que 137 áreas indígenas estavam em estudo para regularização em 2010. O caso de reserva Raposa Serra do Sol tornou-se emblemático. Ela está localizada numa área de planícies no norte de Roraima e abriga uma população de cerca de 20 mil índios, principalmente da etnia macuxi. Após três décadas de disputa pela posse dessa área entre os indígenas e proprietários de erra da região, em sua maioria rizicultores, o Supremo Tribunal Federal decidiu em março de 2009 manter a demarcação contínua de 1,7 milhão de hectares das terras da reserva e retirar de lá os fazendeiros.
Tanto a Funai como o IBGE indicam crescimento populacional constante, um fato que tem importância histórica, pois durante séculos, desde a colonização, no século XVI, até a década de 1980, a população indígena diminui no Brasil.
Fonte: Atualidades Vestibular + ENEM 2011. Editora Abril, pag. 116-117.
Texto 2: Sessenta indígenas foram assassinados em conflitos fundiários em 2009, diz CIMI
Brasília - O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) divulga o Relatório de Violência contra os Povos Indígenas com dados de 2009. No ano passado, 60 índios foram assassianados, houve 16 tentativas de homicídio e 19 casos de suicídio, segundo o documento.
De acordo com o vice-presidente do CIMI, Roberto Antônio Liebgott, a "violência sistemática" contra os índios é causada pela disputa de terras e pelo que chamou de "omissão do Poder Público". Em sua opinião, o Estado poderia ter resolvido o problema se concluísse as demarcações das terras indígenas. (...) O relatório do CIMI informa que em Mato Grosso do Sul foram assassinados 33 indígenas, 54% dos casos. (...) Mato Grosso do Sul é a segunda unidade da Federação com maior população indígena e é grande produtor de cana-de-açúcar, soja, milho e mandioca. (...)
Além do MS, o relatório destaca a situação conflitiva entre fazendeiros e indígenas Tupinambá, no sul da Bahia. (...) A antropóloga Lúcia Helena Rangel acredita que episódios como esses demonstram que a sociedade brasileira e o Estado são "racistas" e que o preconceito contra os índios é "uma situação histórica que não se alterou". (...)
Fonte: O Globo online, 06/07/2010
3º Passo: Depois de apresentar e discutir de maneira crítica sobre a população indígena brasileira, o professor irá comparar os dois textos, instigando o aluno, como pode crescer a população indígena no Brasil e ao mesmo tempo ter assassinatos? Os índios estão incomodando alguém? Quais são os direitos dos índios? Professor, deixe os alunos responderem um de cada vez, e faça suas anotações no quadro, pode ser em forma de esquemas. Logo em seguida, mostre as imagens a seguir.
Fonte: http://historiasaborigenes.blogspot.com/2010_11_01_archive.html acessado em 14/01/2011.
Fonte: http://www.conteudoeditora.com.br/publicacoes/?ec=284&cs=17, acessado em 12/01/2011.
Questione os alunos: Qual a nova realidade indígena brasileira? Onde eles vivem? O que fazem? Estão isolados no mundo globalizado? Por que? Peça que os educandos busquem novas imagens sobre a população indígena, peça-os que compare e escreva no caderno a conclusão.
4° Passo: Leve os alunos para sala de informática, e peça-os para que façam um levantamento de qual é a população indígena atual? Qual era a população indígena a décadas atrás? Onde elas estão localizadas ou concentradas? Poderá utilizar a tabela a seguir. Poderá indicar para os alunos os sites citados nos recursos complementares.
Região | População Indígena Atual | População Indígena década 80 | População Indígena década 50 |
Sul | |||
Centro-Oeste | |||
Sudeste | |||
Nordeste | |||
Norte |
5º Passo: Peça os alunos que criem charges / caricaturas sobre a figura do índio, deixe a criatividade tomar conta dessa atividade e depois trabalhe os porques?
6° Passo: Conclua a aula, pedindo que os alunos façam um resumo do que entenderam da mesma, no caderno, relacionando os textos acima, as imagens, as tabelas e as consultas feitas sobre o tema.
Peça aos alunos que façam um relatório da atual situação da população indígena no território brasileiro, junte esses relatórios, encaderne e deixe a disposição na biblioteca da sua escola, peça aos alunos que utilizem imagens nas suas buscas, assim a leitura ficará mais prazerosa.
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