Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Podemos jogar o lixo que produzimos em rios (mares, lagos, lagoas)?

 

04/11/2008

Autor e Coautor(es)
ERICA CRISTINA MORENO NASCIMENTO
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Relacionar atitudes para a utilização correta do uso dos mananciais hídricos; • Desenvolver senso crítico quanto à preservação e manutenção dos recursos hídricos disponíveis na natureza.
Duração das atividades
Uma aula com duração de 120 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Uso da água no cotidiano; • Poluição da água; • A água como elemento formador da atmosfera da Terra.
Estratégias e recursos da aula
Conteúdo Específico

 


Tratamento de água para consumo humano.
 

 

 

Recursos Educacionais Digitais

 

  Site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, destinado à conscientização do uso racional da água tratada e potável.
(clique na imagem ao lado para acessar o conteúdo do site)
 

  Jogo – Aventuras no Tratamento da Água, estimula, de forma lúdica, o aluno a conscientizar-se do seu papel enquanto cidadão na preservação dos recursos naturais hídricos. (clique na imagem ao lado para acessar o site do jogo)
 

 

Sugestão de aula

 

Introduzindo a aula (10 a 20 min.)

Inicialmente leve os alunos para o laboratório de informática, oriente-os para que se agrupem em duplas, cada dupla utilizará um computador. Informe aos alunos qual programa eles utilizarão nessa aula: Browser para navegação na internet.

Explique aos estudantes que eles irão treinar, de forma lúdica, divertindo-se com o jogo aventuras tratamento de água quais atitudes devem tomar para preservar os mananciais de água e quais atitudes não devem ser praticadas a fim de evitar a poluição desse tesouro natural.

Oriente os alunos a prestarem muita atenção às regras e as dicas do jogo que serão lidas juntamente com o professor.

 

Para introduzir a aula, pergunte aos alunos se é correto jogarmos lixo, restos de comida e objetos nos reservatórios naturais de água (rios, lagos, lagoas, açudes). Explore com eles quais atitudes devemos ter com relação ao lixo produzido por eles. Pergunte aos alunos se é seguro utilizarmos água sem tratamento para o consumo humano.

 

Desenv olvendo a aula5 a 10 min.)

 

Peça aos estudantes que acessem o site do Clubinho SABESP e sigam os passos descritos a seguir:


 

 

 

 

 

Sistematizando a aula (90 min).

Peça que os alunos comecem o jogo Aventuras no tratamento de água.
 

Oriente os estudantes para selecionarem a FASE 1 (clicando em cima do número 1).

Reserve para cada fase do jogo pelo menos 15 minutos. As fases 3 e 4 são as mais demoradas e complexas.

 

FASE 1

Leia, em voz alta, as regras e as dicas de cada fase dos jogos. Estimule e treine com os alunos a leitura, peça que alguns deles façam a leitura de algumas regras. Os alunos irão precisar muito dessas informações no decorrer do Jogo!!!

Explique aos alunos que eles são agentes ambientais, tanto no jogo quanto na vida real, pois, são cidadãos responsáveis pela preservação dos mananciais hídricos.

Reforce com os alunos que o lixo não deve ser jogado em mares, rios, lagos, açudes e lagoas, pois ele, o lixo, não desaparece! Simplesmente vai para o fundo e se “esconde”. Jogar lixo nos mananciais hídricos que polui a água e a torna imprópria para o uso.

Ao término dessa fase do jogo, pergunte aos alunos quais objetos encontrados nesta fase, que eles acreditam ser agentes poluidores do rio.
 

 

FASE 2

A Fase 2 do jogo objetiva a retirada da sujeira que atrapalha os processos de floculação e filtragem nas estações de tratamento de água.

Explique aos alunos o que é floculação. Pergunte se eles já ouviram falar em flocos, cite exemplos (flocos de milho, de algodão, de aveia: alimentos).

Converse com os alunos sobre a importância da filtração da água. Explique a eles que filtrando a água eliminamos muitas impurezas limpando-a.

 

FASE 3

A Fase 3 exige do aluno, concentração, rapidez e coordenação motora.

Esta fase pode ser explorada para informar ao aluno sobre a necessidade de estar sempre atento ao estado de conservação dos encanamentos em casa.

Fale sobre o desperdício de água, como o descaso com a água tratada e potável é prejudicial para todos, um bem precioso que mais de 1,3 bilhões de pessoas não têm acesso (número próximo da população da China).  Mostre o quanto ele é privilegiado por ter acesso à água para consumir.

 

FASE 4

Na Fase 4 do jogo o aluno é convidado a ajudar na limpeza do esgoto de sua cidade.

Converse com os alunos sobre a necessidade de ter esgoto tratado na cidade onde eles moram. Fale sobre os perigos dos esgotos a céu aberto.  Comente sobre as doenças oriundas das águas de esgoto não tratado ou mal tratado (cólera e verminoses).

Obs.: os itens que aparecem nessa fase do jogo são os agentes causadores de doenças e quando o personagem encosta neles perde energia e pode morrer.
 

 

 

 

 

Sugestão de atividade complementar

Atividade

O professor poderá levar para sala de aula imagens (fotografias) que retratem a situação dos mananciais hídricos da cidade onde os alunos moram e com eles montar um mural contendo frases de alerta sobre a questão da preservação e manutenção correta do recurso natural água.

 

 

 


 

Recursos Complementares

Site contendo conceitos e informações sobre a água enquanto Recurso Natural, substância e unidade molecular. Para acessar o site use o endereço eletrônico: http://educar.sc.usp.br/ciencias/recursos/agua.


Site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP sobre o processo de tratamento de água. O site traz informações e animações sobre o processo de tratamento de esgoto nas fases líquida e sólida. Para acessar o site use o endereço eletrônico:http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/temp=4≺oj=sabesp&pub=T&db=&docid=FDADB6DEB2F5B3408325734E005D92CD.


Avaliação
O aluno poderá ser avaliado por meio das respostas dadas aos questionamentos feitos durante a aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.