09/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silvav
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Para realização desta atividade é importante que os alunos tenham noção do que são seres vivos.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, sabemos que conhecer todos os seres vivos é uma tarefa difícil, porém é importante os alunos saberem que os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na natureza. Que para terem vida, para continuar vivendo, é essencial a função alimentar. Há animais que se alimentam apenas de carne, são chamados de carnívoros, por exemplo, o leão. Já outros que se alimentam apenas de vegetais, são chamados de herbívoros, por exemplo, a vaca. As pessoas são animais onívoros, uma vez que se alimentam de carne e de vegetais. Para outras informações sobre seres vivos você poderá consultar o sítio
http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/seres_vivos.htm (Consultado em 27/09/2010).
Professor, inicie a atividade indagando à turma:
* Vocês estão vendo alguma coisa que está ao nosso redor que esteja vivo?
* Qual a diferença entre ter vida e não ter vida?
* Alguém conhece um ser que tem vida? Dê exemplo/s.
* Quem já viu um ser que não tem vida? Dê exemplo/s.
Após o diálogo explique aos alunos que, na natureza existem dois tipos de ser: os seres vivos (aqueles que têm vida), e os seres não vivos (aqueles que não têm vida). Todos os seres vivos possuem ciclos de vida parecidos, eles basicamente nascem, crescem, reproduzem e morrem, é a lei da natureza. E que de forma geral, os seres vivos se diferenciam dos objetos que não têm vida por serem capazes de agir ou reagir diante das circunstâncias do ambiente. Aproveite e dialoguem sobre as necessidades básicas dos seres vivos. Ele precisa de água, pois ela o mantém hidratado, alimento, para que seu organismo tenha energia para seu crescimento e para suas atividades diárias, e do ar, que também e muito importante, pois ele contém oxigênio que mantém o ser “vivo” e respirando.
Faça com os alunos o levantamento de hipóteses sobre de que alguns animais se alimentam. Apresente à turma imagens de alguns animais se alimentando e converse com os alunos sobre estes alimentos.
Fonte: Acervo da autora
Tarefa de casa
Realizado o diálogo solicite aos seus alunos que façam uma pesquisa em suas casas sobre seres vivos e seus alimentos. Instrua a turma a consultar diferentes fontes de pesquisas: livros, revistas, jornais, internet ou fazer entrevista com um adulto para descobrir de que se alimenta o ser vivo por ele escolhido. Peça que registrem suas descobertas em uma folha de papel em branco e se for possível, tragam a/s imagem/ns do/s ser/es que pesquisaram.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a atividade realizada em casa.
Converse com os alunos da turma a respeito das informações que trouxeram sobre seres vivos.
Escreva na lousa o nome do ser vivo e sua alimentação. No final, solicite que registrem as informações no caderno de Ciências. Você poderá fazer assim:
Imagem: Fonte: CD Cliparts & CIA - Números 05 e 06
NOSSAS DESCOBERTAS SOBRE SERES VIVOS E OS ALIMENTOS
Durante alguns dias conversamos sobre os seres vivos e seus alimentos.
Aprendemos que os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na natureza. Que para terem vida e para continuar vivendo, é essencial a função alimentar. Há animais que se alimentam apenas de carne, são chamados de carnívoros. Já outros que se alimentam apenas de vegetais, são chamados de herbívoros. As pessoas são animais onívoros, uma vez que se alimentam de carne e de vegetais.
Fizemos uma pesquisa e descobrimos o hábito alimentar de alguns animais. A súmula a seguir contém algumas das nossas descobertas:
ANIMAIS |
ALIMENTOS |
SAPO |
insetos. |
ELEFANTE |
folhas de árvores, ervas, raízes, frutos e gramas. |
RATO |
frutas, grãos, raízes. |
PASSARINHO |
frutas, folhas tenras, como as de alface, insetos. |
COELHO |
cenoura, verduras, raízes, alguns tipos de grãos. |
MACACO |
frutas, folhas, grãos, insetos. |
COBRA |
pequenos animais, tais como: rato, camundongos, sapos, coelhos, galinhas. |
ONÇA |
carne dos animais que caça: coelhos, galinhas, veados, e até o homem pode ser presa da onça. |
VACA |
capim e outras plantas que encontra, incluindo grãos, flores e frutas. |
HOMEM |
frutas, hortaliças, grãos, carne de vaca, galinha. |
LAGARTIXA |
insetos. |
VEADO |
capim e outras plantas que encontra, incluindo grãos e frutas. |
GALINHA |
frutas, verduras, insetos, grãos. |
LAGARTA |
folhas. |
GAFANHOTO |
folhas de diversos tipos de árvores e plantas. |
BORBOLETA |
néctar encontrado em muitos tipos de flores. |
FORMIGA |
folhas, sementes e restos de vegetais. |
Agora, vou desenhar alguns animais e seu/s alimento/s. (Cada aluno deverá definir o que vai desenhar).
Minha opinião sobre esta atividade é: ........................................................................
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
Professor, aproveite a atividade anterior para trabalhar a interdisciplinaridade.
No caderno de Língua Portuguesa, você poderá fazer o seguinte registro.
1- Consulte a lista de seres vivos e seus alimentos, registrada no Caderno de Ciências e faça o que se pede:
a- Escolha seis nomes de animais. Copie-os, separe-os em sílabas e depois classifique-os quanto ao número de sílabas.
b- Escreva os nomes dos animais em ordem alfabética.
c- Copie apenas o nome do animal que se alimenta de néctar das flores. Produza uma frase interrogativa utilizando o nome desse animal.
d- Escreva o nome do animal que está escrito no diminutivo.
e- Copie os nomes de animais cujo coletivo é manada.
2- Escreva dois adjetivos para cada animal citado abaixo:
coelho: ______________ ________________
homem: _____________ ________________
sapo: _______________ ________________
galinha: _____________ ________________
onça: _________________ ________________
3- Elabore uma frase interrogativa para cada palavra ou expressão abaixo:
a- folhas __________________________________________________________________
b- animal feroz _____________________________________________________________
c- alimento saudável ________________________________________________________
No caderno de Matemática, você poderá fazer o seguinte registro.
1- Consulte a lista de seres vivos e seus alimentos, registrada no Caderno de Ciências e responda:
a- Qual é a quantidade de animais registrada na lista consultada? Este número é par ou ímpar?
b- Quantas letras têm nas palavras passarinho e onça? Qual é a diferença entre a quantidade de letras destas palavras?
c- Quais são os nomes dos animais que se alimentam de insetos? Se somarmos as letras destes nomes que resultado teremos? Escreva o resultado por extenso.
d- Quantas letras possui a palavra elefante? Quais nomes de animais citados na lista consultada têm a metade de letras da palavra elefante?
2- Escolha alguns animais da lista que você consultou e elabore duas situações problema.
Após a elaboração você deverá trocar de caderno com um de seus colegas para que um possa resolver o problema elaborado pelo outro. Você poderá utilizar diferentes operações: subtração, adição, multiplicação ou divisão. Se necessário, esclareça sua/s dúvida/s com o professor.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONFECCIONANDO JOGO DE DOMINÓ
Professor, por acreditarmos na importância das atividades lúdicas no processo ensino e aprendizagem, sugerimos a confecção do Jogo de Dominó. Veja como fazer:
* Divida a turma em grupos e entregue a cada um, uma cópia de figuras de animais e seus alimentos. Se preferir poderá pedir que os alunos façam seus desenhos.
* Recebendo as figuras, os alunos deverão colorir as imagens.
* Terminado o colorido deverão recortar os quadrados e colar em cartolina, ficando cada equipe com um conjunto de 24 cartões. (Veja sugestão de alguns cartões ao final das instruções de como fazer).
* Os alunos deverão formar um jogo de dominó com as figuras.
* O jogo inicia-se da seguinte forma: o primeiro jogador coloca sobre a mesa um cartão que represente uma galinha, por exemplo. O jogador seguinte acrescenta, a um dos lados desse cartão, outra figura que tanto pode representar um animal que se alimenta de galinha (homem, onça, etc.), ou um alimento da galinha (milho, inseto, etc.). Se não tiver nenhum cartão que possa ser colocado, passa a sua vez. Os demais jogadores, ao colocarem o seu cartão, seguirão o mesmo critério.
* Quando os alunos tiverem dúvidas sobre hábitos alimentares dos animais considerados, poderão consultar a lista registrada no caderno de Ciências.
Fonte: Acervo da autora
Professor, ao final da atividade pergunte aos alunos sua/s opinião/ões sobre a realização da atividade lúdica. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua/s resposta/s.
Outras informações sobre seres vivos você encontrará nos sítios
http://www.infoescola.com/biologia/os-seres-vivos/
http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u32.jhtm
http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos1.html
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos.htm
Outras informações sobre mundo animal você poderá ter em http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/
Exemplo de ser vivo e não vivo http://meioambiente.bicodocorvo.com.br/natureza/seres-vivos (Sítios acessados em 27/09/2010)
Professor, durante as diversas atividades faça intervenções indagando os alunos sobre a forma como estão realizando-as. A intervenção do professor deve ocorrer no momento certo, estimulando-os para a reflexão, para que possa ocorrer a estruturação do conhecimento. Assim o aluno poderá descobrir, vivenciar, modificar e recriar regras, assimilando o conteúdo em pauta. Ressaltamos que, a mediação é essencial, tornando-se concreta a partir do momento que o professor domina o conteúdo. Verifique se os alunos reconhecem que existe grande variedade de espécies de animais em nosso planeta e se conseguem identificar a relação entre os seres vivos e os alimentos que consomem. Observe ainda, se conseguiram interagir com os pares durante a realização da atividade lúdica proposta.
Três estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/05/2015
Quatro estrelasEu achei a atividade e o jogo como lúdico no processo de ensino aprendizagem muito interessantes. Achei importante o conjunto de atividades proporem diferentes tipos de busca e coleta de infirmações, além da organização e registro de informações através de desenhos, listas, quadros, esquemas e pequenos textos. Algo que se deve tomar cuidado é usar a classificação como centro da atividade.Achei as opiniões dos alunos ao final das atividades como algo construtivo para eles e para o professor.
04/05/2015
Três estrelasAchei muito interessante a atividade, e a proposta do jogo como forma lúdica no processo de ensino e aprendizagem. O conjunto de atividades trazem uma variedade de ferramentas para a busca e coleta de dados, porém não acho que a classificação dos animais deve ser algo central na atividade. A diferentes formas de organização e registro ficaram muito legais e a opinião dos alunos após as atividades me chamaram a atenção. Parabéns
29/04/2015
Três estrelasMuito criativa a atividade, principalmente a do dominó. É uma atividade que com certeza despertará o interesse dos alunos. Entretanto ao separar as atividades em disciplinas específicas, perde-se a interdisciplinaridade. É possível abranger vários aspectos de ciências, português e matemática sem ter que fazer anotações em cadernos separados.
28/03/2012
Cinco estrelasachei muito maneiro esse site do meu livro de ciencias eu estudo no gastao vidigal e meu livro tinha esse site gostei d+ voce e boa nisso e obrigado pelas respostas do livro precisava muito delas
20/10/2011
Quatro estrelasMuito interessante.