Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Ética e o Idoso: Comemorando o Dia Internacional da Terceira Idade.

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer o Estatuto do Idoso e seus principais artigos.
  2. Identificar situações em que os idosos são tratados com respeito e aquelas em que eles são tratados de forma desrespeitosa, descumprindo o Estatuto.
  3. Conscientizar-se dos programas sociais desenvolvidos na cidade destinados à terceira idade, nas áreas de saúde, cultura, lazer e esporte.
  4. Realizar uma passeata no bairro da escola em comemoração ao Dia Internacional da Terceira Idade, procurando sensibilizar toda a comunidade a respeito dos direitos dos idosos a uma vida mais digna. 
Duração das atividades
Três ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de informática, de leitura, interpretação e escrita. Sugerimos o acesso à aula intitulada: “A Ética e o Idoso: Na escola a terceira idade entra em ação!” que aborda questões importantes relacionadas ao tema do idoso.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Inicie a aula exibindo para os alunos a 1ª parte do vídeo “CARTILHA DO IDOSO PARA CRIANÇAS”, editado no link http://www.youtube.com/watch?v=YTYxCDSKSAY&feature=related (Professor, interrompa a exibição antes de apresentar o Estatuto do Idoso, no tempo de vídeo 3:20).    

Em seguida, proponha uma “Roda de Conversa” sobre os vários aspectos abordados na 1ª parte do vídeo. Inicialmente, solicite às crianças que se expressem sobre o que viram e ouviram, destacando os pontos que mais lhes chamaram à atenção. Aproveite este momento de fala dos alunos para problematizar e ampliar a discussão. Abaixo sugerimos alguns elementos apresentados no vídeo para incrementar o debate:   

. A velhice é apenas mais uma fase da vida... E como o tempo não para nunca, um dia todos nós seremos idosos ou “envelhecentes”: Vocês já pararam para pensar nisso antes? Ao olhar os álbuns de fotografia de família já se deram conta do quanto cresceram? Do quanto seus pais e avós envelheceram?   

. As pessoas idosas, os nossos avós, têm muitas histórias para contar... muitas experiências para compartilhar: Como tem sido a convivência de vocês com os idosos? Reconhecem atitudes de respeito, de atenção e de consideração para com estas pessoas? Vocês têm parado para ouvir as suas histórias, as suas “contações de casos”?   

. Os idosos já viveram mais tempo e, por isso, têm muito a ensinar às crianças e adolescentes: Vocês sabem como era a escola no tempo dos seus avós? Como eram as brincadeiras? E os brinquedos? Como era a cidade? Como as pessoas se relacionavam naquela época? Como se comunicavam? Qual era o passatempo preferido?

CONHECENDO O ESTATUTO DO IDOSO!   

Professor, diga às crianças que o Estatuto do Idoso foi aprovado em 2003 e representa um grande marco em relação à garantia dos direitos dos idosos no Brasil. Comente ainda que os direitos conquistados pelos idosos e assegurados pelo Estatuto conferem proteção, dignidade e melhores condições de vida à pessoa idosa (Ao acessar o sítio http://www.maisde50.com.br/2003057rf.pdf  você encontrará o Projeto de Lei - Estatuto do Idoso, na íntegra).    

Na sequência, exiba a 2ª parte do vídeo “CARTILHA DO IDOSO PARA CRIANÇAS”, disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=YTYxCDSKSAY&feature=related  referente ao Estatuto do Idoso.    

Logo em seguida, explore com os alunos os direitos dos idosos abordados no vídeo e garantidos pelo Estatuto:   

. Atendimento preferencial.

. Permanência do idoso no convívio da própria família.

. O idoso não pode ser maltratado, ofendido, explorado, ameaçado. Ele tem direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.

. Frequentar escola e pagar metade do preço do ingresso para teatro, cinema, jogo de futebol... O idoso tem direito à educação, cultura, esporte e lazer.

. Andar gratuitamente de ônibus, trem e metrô. Direito do idoso ao transporte.

. Vagas reservadas nos estacionamentos.

. Trabalhar em qualquer atividade. Direito à profissionalização e ao trabalho.   

Para ampliar o conhecimento dos alunos acerca do Estatuto do Idoso, disponibilize para a turma o texto editado no link abaixo e realize a leitura do mesmo de forma interativa e dialogada:  

http://www.sintsef-ce.org.br/Files/A-5358%20-%20SINTSEF%20-%20CARTILHA%20IDOSO.pdf  Cartilha – Estatuto do Idoso – SINTSEF/CE    

 

Após a leitura da Cartilha, solicite aos alunos que se organizem em grupos. Cada grupo deverá fazer a síntese, por escrito, de um determinado direito do idoso. Eles poderão escolher o direito à saúde, à assistência social, à justiça, ao transporte, à habitação, à educação, lazer, cultura e esporte, à alimentação, dentre outros. Estas sínteses deverão ser compartilhadas com os colegas e, em seguida, afixadas em um mural da sala para possibilitar consultas posteriores (Professor, no item Recurso Complementar desta aula sugerimos outras cartilhas que poderão ser utilizadas pelos grupos de alunos para a realização da tarefa proposta. Vale à pena conferir!).   

Atividade 2

IDENTIFICANDO SITUAÇÕES EM QUE OS IDOSOS SÃO TRATADOS COM RESPEITO E DIGNIDADE!   

Prosseguindo, pergunte aos alunos: Vocês já observaram no espaço urbano as placas e faixas de sinalização destinadas aos idosos? Já viram alguém cedendo o lugar na fila do banco ou do supermercado para as pessoas idosas? Presenciaram alguém oferecendo o assento do ônibus para os idosos? Vocês reconhecem que agindo dessa forma estamos respeitando os direitos dos idosos? Estamos fazendo valer seus direitos assegurados no Estatuto do Idoso? Ouça as respostas dos alunos e incentive as crianças a fazer perguntas para os colegas acerca das experiências relatadas por eles.   

Apresente aos alunos as imagens sugeridas abaixo, a fim de ilustrar algumas ações de cumprimento do Estatuto do Idoso. Desafie a turma a identificar os direitos dos idosos associados a cada imagem exibida.

Imagem 1:

Fonte: http://www.vooz.com.br/imagem/noticias/imagem-429_78a2d94e665cd5e23ad3685a0c563a53.jpg    

Imagem 2:

Fonte: http://www.carrobonito.com/wp-content/uploads/2009/09/vaga-idoso-estacionamento.jpg    

Imagem 3:

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_emvLwNa5UWI/SbZbPJ6Ik2I/AAAAAAAAAHg/TUemcl3e_lI/s320/idoso1.jpg    

Imagem 4:

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_dN4dJH208K8/SKWwZBBCgDI/AAAAAAAAAGo/U-b7aBRndcU/s400/escola+idoso.jpg    

Na sequência, peça aos alunos que observem e que procurem identificar nos vários espaços sociais - família, escola, supermercado, shopping, banco, praças, rua, dentre outros -, atitudes de respeito e de consideração para com os idosos. Solicite o registro destas situações no caderno. Marque o dia em que os alunos deverão compartilhar a tarefa com toda a turma. Após socializar as observações feitas, os alunos, mediados pelo professor, deverão produzir um texto coletivo das situações identificadas por eles, referentes ao cumprimento do Estatuto.

... MAS NEM SEMPRE OS DIREITOS DOS IDOSOS SÃO RESPEITADOS!   

Dando continuidade, convide os alunos para assistir ao vídeo “Estatuto do Idoso” disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=Dg_HuVUWMDo    

Após a exibição do vídeo, individualmente ou em grupo, os alunos poderão construir “esculturas” com o próprio corpo, fazer desenhos e colagens, utilizar os recursos da palavra, criando poemas, poesias, dentre outros para expressar os sentimentos e as emoções que tiveram ao ver as imagens referentes ao desrespeito dos direitos das pessoas idosas (Professor, disponibilize o material necessário para o trabalho de expressão artística da turma). Ao final, organizados em círculo, os alunos/grupos deverão socializar suas produções com os colegas.   

Em seguida, lance algumas questões para debater com as crianças: Com base no que vocês têm ouvido nos noticiários da TV, visto na Internet, lido nos jornais, observado no dia a dia acerca de como os idosos são tratados em nossa sociedade, vocês acham que os direitos dos idosos estão sendo respeitados? Consideram que o Estatuto do Idoso está sendo cumprido?   

Para aprofundar o debate acerca de atitudes desrespeitosas para com os idosos e o consequente descumprimento do Estatuto, leve os alunos até o Laboratório de Informática da escola e, com a colaboração do professor responsável por este setor, exiba para a turma os vídeos e textos sugeridos abaixo:   

Sugestão de vídeos/textos:  

http://www.youtube.com/watch?v=N0QoY8wWOSw&NR=1   Violência Contra Idosos  

http://www.youtube.com/watch?v=SIizzGIiFaA&feature=related    Hoje Em Dia - Agressão a idoso     

http://www.youtube.com/watch?v=quz1wSMqI7s    Desrespeito ao estatuto do idoso   

http://www.youtube.com/watch?v=NmFdL3OoewY&NR=1    Idosos sofrem desrespeito nos transportes públicos do Rio  

http://www.portalterceiraidade.org.br/horizontais/noticias_cidadao/noticia03.htm  Diga não à violência contra a pessoa idosa  

http://www.consciencia.net/brasil/terceiraidade.html    Terceira idade

Ainda no Laboratório de Informática, os alunos deverão pesquisar os programas sociais desenvolvidos em sua cidade destinados aos idosos, nas áreas de saúde, cultura, lazer e esporte.   

Para incrementar esta pesquisa, professor e alunos poderão visitar a Secretaria de Ação Social, o SESC, as Universidades ou Faculdades, as ONG’s, para conhecer outras ações voltadas para as pessoas idosas de sua cidade.  

As informações coletadas deverão ser organizadas em cartazes intitulados “Você sabia?”, para utilização no momento da passeata.   

Atividade 3

PASSEATA EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO IDOSO!

Professor, inicie este momento informando aos alunos que em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, como parte do Calendário de Celebrações da ONU e, no Brasil, a Lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006, instituiu a comemoração do Dia Nacional do Idoso na mesma data.   

A fim de sensibilizar e conscientizar politicamente as pessoas idosas de seus direitos - para que exerçam a cidadania plena -, disseminar o Estatuto do Idoso na comunidade em geral e buscar o compromisso das pessoas em respeitá-lo e praticá-lo no dia a dia, proponha aos alunos a realização de uma passeata pelo bairro da escola, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso.   

Como forma de preparar os alunos para a realização da passeata, apresente o vídeo “Melhor Idade - Nossa Homenagem”, disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=n6u2asVdKZo&feature=related    

Converse com os alunos sobre o que acharam do vídeo, chamando-lhes à atenção para os dizeres contidos nas faixas exibidas, de modo a inspirar a criação de faixas e cartazes a ser utilizados na passeata.  

A seguir, liste na lousa as providências necessárias para a organização do evento:   

. Comunicado à direção da escola informando o dia, o horário e o trajeto a ser percorrido pelos participantes na passeata.

. Autorização dos pais (para que seus filhos possam participar da passeata).

. Divulgação da passeata na escola e convite de participação para toda a comunidade escolar.

. Organização dos cartazes intitulados “Você sabia?”, informando os programas sociais desenvolvidos em sua cidade destinados aos idosos, nas áreas de saúde, cultura, lazer e esporte.

. Confecção de faixas e cartazes alusivos aos direitos dos idosos garantidos no Estatuto do Idoso (Professor, se necessário, peça aos alunos que consultem as sínteses produzidas anteriormente pelos grupos e afixadas no mural de sala, referentes a um determinado direito do idoso. Eles poderão também recorrer à cartilha - Estatuto do Idoso).

. Criação de uma “frase de efeito” para ser falada em voz alta por todos durante a passeata, como: LIBERDADE, RESPEITO E DIGNIDADE AO IDOSO!   

Sugestão de faixas/cartazes:   

. Vamos fazer valer o Estatuto do Idoso!

. Respeito, direitos, dignidade! A pessoa idosa merece acolhimento, amor e atenção.

. O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS).

. O idoso tem direito à educação, cultura, esporte e lazer.

. Todo idoso tem direito ao transporte coletivo público gratuito!

. Denuncie maus tratos contra os idosos! Disque-Idoso: 0800-6441401

No momento da passeata, alunos e professores distribuirão uma cópia do Estatuto do Idoso para as pessoas idosas da comunidade. A passeata deverá ser fotografada e as fotos poderão compor um painel intitulado “Comemorando o Dia Internacional da Terceira Idade”.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:  

http://www.youtube.com/watch?v=hWEB2HEQ6YQ&feature=related  Euniverso - Novo paradigma e o Estatuto do Idoso  

http://www.youtube.com/watch?v=sYVV_1oXJk8&feature=related  Estatuto do Idoso  

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2404420/estatuto-do-idoso-comemora-7-anos-de-existencia-o-que-melhorou  Estatuto do Idoso comemora 7 anos de existência. O que melhorou?  

http://www.semect.anapolis.go.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=549:cartilha-do-idoso&catid=32:desenvolvimento-social&Itemid=47  Cartilha do Idoso  

http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Repositorio/40/Documentos/Cartilhas/Cartilha%20Idoso%20(Defensoria%20Cear%C3%A1).pdf Cartilha Direito dos Idosos  

http://www.espbr.com/noticias/dor-delicia-ser-idoso  A dor e a delícia de ser idoso  

http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/  Portal do Envelhecimento  

http://www.partes.com.br/terceira_idade08.html  O idoso e a família: os dois lados da mesma moeda    

http://www.reflexoes.diarias.nom.br/PCASAIS/IDOSONAFAMILIAENASOCIEDADE.pdf  O idoso na família e na sociedade

http://www.dzai.com.br/liegecamargos/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=26162  Dia Internacional da Terceira Idade: data para reflexão sobre a qualidade de vida dos idosos    

http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_eixos/1.pdf  A educação, a cultura, o esporte e o lazer para os idosos 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de produzir texto síntese acerca dos direitos dos idosos assegurados pelo Estatuto do Idoso; identificar situações em que os idosos são tratados com respeito e aquelas em que eles são tratados de forma desrespeitosa, descumprindo o Estatuto; criar texto coletivo das situações identificadas por eles, referentes ao cumprimento do Estatuto; realizar pesquisa sobre os programas sociais desenvolvidos em sua cidade destinados aos idosos, nas áreas de saúde, cultura, lazer e esporte; organizar e participar de forma responsável e comprometida da passeata em comemoração ao Dia Internacional da Terceira Idade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • alessandra canellas, Escola Municipal Monteiro Lobato , Rio de Janeiro - disse:
    blalessa@yahoo.com.br

    04/10/2014

    Cinco estrelas

    Excelente projeto!


  • LUCIANA, PMS , Bahia - disse:
    LUZZINHHA@YAHOO.COM.BR

    17/09/2012

    Cinco estrelas

    EXCELENTE TRABALHO PARABENS!


  • Emilia Brasil, Estados Unidos - disse:
    ebrasilnet@msn.com

    04/10/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Deverias também tentar alertar a nova moda de abuso do idoso, quando o declaramos incompetente, com Alzheimer, com objetivos de ganhos financeiros, seja de médicos, advogados ou mesmo seus seus familiários envolvidos, que se envolvem em Curatelas dada a outro idoso de mais de 80 anos(aberração total imposta por Juiz) com objetivo de abater imposto de renda, e assim tentar reduzir a agressão voltada ao marido de + idade. Abuso Domestico tambem esta presente na terceira idade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.