Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a Muralha da China

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a Muralha da China, onde fica e porque foi construída;
  • Comparar o tamanho e o tempo de construção da Muralha da China com o Muro de Berlim;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produzir de um mural com imagens e resumo sobre o que é a Muralha da China.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.     

Motivação   

Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos a imagem da Muralha da China (Fig.1) e pergunte o que eles sabem sobre ela.

Figura 1 – Imagem da Muralha da China

Disponível em: http://www.maisturismo.net/wp-content/uploads/2010/01/muralha-da-china-14.jpg  

Acesso em: 16. Set. 2010.   

Observação: Se considerar necessário, o professor poderá disponibilizar a cada aluno uma cópia impressa da figura, ou ainda apresentá-la através de retroprojetor ou datashow.     

Em seguida, o professor poderá fazer as seguintes perguntas:

- O que a figura mostra?

- Vocês sabem onde fica esta enorme muralha?

- Por que ela foi construída?   

Depois que o professor ouvir as respostas dos alunos (sem dizer se as respostas estão certas ou erradas), o professor deverá dizer que por meio das próximas atividades, eles poderão conhecer mais sobre a muralha, e poderão responder essas perguntas com mais profundidade.   

Para o desenvolvimento das próximas atividades, sugerimos que os alunos estejam organizados em grupos de quatro integrantes.    

Atividade 1   

Estando organizados em grupos de quatro integrantes, o professor deverá entregar a cada um dos grupos um texto dos que estão postados abaixo.   

Importante:  Observamos que cada texto poderá ser trabalhado por mais de um grupo. Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, um grupo, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.   

- Texto “Muralha da China” do site “Brasil Escola”(Fig.2)

http://www.brasilescola.com/china/muralha-china.htm   

Figura 2 – Imagem do site Brasil Escola

Disponível em: http://www.brasilescola.com/china/muralha-china.htm  

Acesso em: 16. Set. 2010.

- Texto “A muralha da China é visível do espaço?”

http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-muralha-china-visivel-no-espaco.htm    

- Texto “A grande muralha da China” (Fig.3)

http://www.ccibc.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=117 

Figura 3 – Imagem do site “ccibc”

Disponível em: http://www.ccibc.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=117  

Acesso em: 16. Set. 2010.   

- Texto “Lugares famosos da China”   

http://www.discoverybrasil.com/china_antiga/lugares_famosos_da_china/grande_muralha/index.shtml    

- Texto “Muralha da China, encanto e grandeza” 

http://www.bigviagem.com/muralha-da-china-encanto-e-grandeza/    

- Texto: “Muralha da China” 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/muralhas-da-china/    

- Texto: “Muros Existenciais” 

http://muros.wordpress.com/2007/09/14/muralha-da-china/ 

Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo.   

- Qual é o título do texto?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual parte chamou mais a atenção? Por quê?

- Havia algo no texto que vocês já conheciam? O quê? E o que vocês não sabiam?   

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.  

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- O que mais chamou a atenção no texto que vocês leram?

- O que é a Muralha da China?

- Onde ela fica?   

- Por que foi construída?

- Quanto tempo durou a construção da muralha?

- Inicialmente, qual era a utilidade da Muralha da China?

- A Muralha da China pode ser vista do espaço a olho nu?

- A Muralha da China agora é visitada por muitas pessoas? Por quê?

- Há alguma curiosidade sobre a China ou sobre a construção da muralha no texto que leram?

- Vocês conhecem algum outro muro ou muralha que existe ou existiu em algum outro país?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade, portanto, deverá ser dirigido pelo professor.  Por meio da última pergunta, o professor poderá dizer aos alunos que através da próxima atividade, eles conhecerão um outro muro...  

Atividade 2 

Nesse momento da aula, o professor deverá dizer que o Muro de Berlim foi uma barreira física construída durante a Guerra Fria para separar a Alemanha em duas partes. Esse muro, além de dividir a Alemanha ao meio, simbolizava a divisão do mundo em duas partes – capitalismo e socialismo.

Por meio do vídeo abaixo, os alunos poderão conhecer os aspectos que levaram à construção e derrubada do Muro de Berlim.   

O vídeo “O Muro de Berlim – construção e queda” (Fig.4) tem a duração de sete minutos e doze segundos.   

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=yrjBIlCehhE   

Figura 4 – Imagem do vídeo “O Muro de Berlim – construção e queda”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yrjBIlCehhE  

Acesso em: 17. Set. 2010.   

Após a transmissão do vídeo, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo deste, para que as comparações entre o Muro de Berlim e a Muralha da China possam ser feitas. Para isto, sugerimos algumas questões norteadoras:

- O Muro de Berlim foi construído com qual objetivo?

- Havia questões políticas que envolveram sua construção?

- Quanto tempo durou a construção do Muro de Berlim?   

Feito isso, o professor deverá propor na próxima atividade, uma comparação entre a Muralha da China e o Muro de Berlim, enfocando suas semelhanças e diferenças.  

Atividade 3 

Sugerimos que os alunos estejam organizados em um círculo, para que a conversa seja mais proveitosa. O professor deverá levar os alunos a perceber as semelhanças e diferenças que motivaram a construção da Muralha da China e do Muro de Berlim. Para tanto, sugerimos que as perguntas abaixo sejam feitas aos alunos:

- Quais diferenças há entre a Muralha da China e o Muro de Berlim?

- Quais são as diferenças de tamanho das construções e o tempo em que ambas levaram para serem construídas?

- Por que o Muro de Berlim foi derrubado? Havia fatores políticos envolvidos?

- E a Muralha da China ainda existe? Por quê?

Através da próxima atividade, os alunos poderão sistematizar os conhecimentos que aprenderam durante a aula por meio da confecção de um mural com imagens e informações sobre a Muralha da China e sobre o Muro de Berlim.  

Atividade 4   

Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática da Muralha da China, e do Muro de Berlim, para colocá-los em um mural que tenha o formato e a aparência de um muro.   

Sugerimos que os alunos ainda estejam divididos em cinco grupos para a confecção de cartazes (em cada grupo poderá ter mais ou menos seis integrantes).

Os cartazes deverão ter imagens da Muralha da China e também do Muro de Berlim. Sugerimos abaixo alguns temas para a confecção dos cartazes:   

Grupo 1:   

- O que é a Muralha da China?

- Onde ela fica?

- Por que foi construída?

Sugestão de sites:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/muralhas-da-china/  

http://www.ccibc.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=117    

Grupo 2:

- História da China;

- Aspectos sobre a religião, economia e curiosidades do país.

Sugestão de sites:

http://www.discoverybrasil.com/china_antiga/lugares_famosos_da_china/grande_muralha/index.shtml  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/muralhas-da-china/    

Grupo 3: 

- O que foi o Muro de Berlim?

- Por que foi construído?

Sugestão de sites:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/muro.htm  

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u30.jhtm      

Grupo 4:

- Quando o Muro de Berlim foi derrubado?

- Por que o Muro de Berlim foi derrubado?

Sugestão de sites:  

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u30.jhtm  

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/queda_muro_berlim.htm      

Grupo 5: 

- Comparações entre o motivo da construção da Muralha da China e do Muro de Berlim.

- Semelhanças e diferenças entre as formas de construção dos dois muros (de Berlim e da China).

Sugestão de sites:

http://muros.wordpress.com/2007/09/14/muralha-da-china/ 

http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u30.jhtm  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/muralhas-da-china/        

Os cartazes poderão ser fixados em um mural para que os demais alunos, professores e funcionários da escola possam apreciá-los!      

Sugestão de atividade:   

Sugerimos que o professor proponha uma atividade lúdica aos alunos, em que eles deverão montar um cenário da Muralha da China.

Os materiais para a construção do cenário da muralha poderão ser:

- Papelão ou isopor (Fig. 5)

- Tinta nas cores marrom claro e marrom escuro

Figura 5 – Imagem de um muro feito com papelão

Disponível em: http://img313.imageshack.us/i/muro1ib.jpg/  

Acesso em: 18. Set. 2010.

Quando o cenário estiver pronto, os alunos poderão colocar os cartazes confeccionados na atividade 4 e promover uma visita dos demais alunos da escola.

Recursos Complementares

Em outra oportunidade o professor poderá mostrar os alunos o vídeo “Grande Muralha da China” que mostra imagens da Muralha.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=V5TyULZV83M  

O vídeo tem a duração de cinco minutos e dezesseis segundos.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância da Muralha da China.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conhecimento da Muralha da China, onde fica e porque foi construída;
  • Comparação do tamanho e o tempo de construção da Muralha da China com o Muro de Berlim;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produção de um mural com imagens e resumo sobre o que é a Muralha da China.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.