24/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Voo 477: atividade da zona turbulenta por onde passou o Airbus está mais intensa este ano
Essa é umas das manchetes estampadas em muitos dos jornais nestes últimos dias, essa em especial foi tirada do jornal Globo Online, disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/acidente-voo-447/mat/2009/06/02/voo-477-atividade-da-zona-turbulenta-por-onde-passou-airbus-esta-mais-intensa-este-ano-756153581.asp, publicada em 02/06/2009.
Os aviões suportam a turbulência?
Solicite aos alunos que, em duplas e no laboratório de informática, acessem e explorem o seguinte objeto, disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8224
Imagem capturada de: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/8224/1/turbulencia2.swf
Com base nos conceitos e informações apresentadas no objeto anterior e na aula sobre “Aerodinâmica”, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2403, solicite aos alunos que apresentem respostas aos seguintes questionamentos:
• O que faz com que um avião com toneladas de peso decole suavemente? (Professor, cabe aqui retomar as questões referentes ao empuxo do ar atmosférico (para cima e para frente)
• Poderíamos considerar a construção de aviões com estruturas flexíveis como um dos fatores que auxiliam na aerodinâmica? E os flaps anti-turbulência?
• O que é a turbulência?
• Diferenciem e expliquem como o avião se comporta em cada tipo de turbulência: turbulência de nuvens, turbulência de montanhas, turbulência de aviões, tesouras de vento.
Agora respondam a pergunta inicial: Os aviões suportam a turbulência?Como?Por que?
• Vídeo “Aerodinâmica”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DOreIZFwRlo
Após assistir o vídeo apresentem as estratégias utilizadas no caso da criação de aviões e pontes para que se mantenham sob efeito de fortes ventos.
• Aúdio – O mistério não-linear da turbulência. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/player.php?id=10099
Apresentem os principais aspectos apresentados no áudio que co nfirmem a não-linearidade da turbulência.
Nome | Tipo |
---|---|
Turbulência em aviões | Animação/simulação |
Oliveira, Renato da Silva. Transforme sua aula num plano de vôo. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/transforme-sua-aula-num-plano-voo-427741.shtml
Spinelli, Walter. A mecânica do vôo. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/mecanica-voo-427350.shtml
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Duas estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/08/2014
Duas estrelasGostei da aula, uma proposta diferente e nova aos estudantes! Parraabéns!