Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte e meio ambiente – corrida orientada, trekkeng e caça ao tesouro: existem relações entre essas práticas?

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e vivenciar o jogo Caça ao tesouro;
  • Conceituar e identificar as modalidades esportivas da prática do trekking;
  • Possibilitar que alunos, juntamente com o professor, criem, a partir da realidade física e material da escola, uma competição de corrida orientada que envolva o trekking e o caça ao tesouro.
Duração das atividades
150 minutos ou três aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Para que essa aula possa ser realizada o professor dever analisar esse plano de aula com antecedência e verificar o que deve ser preparado para viabilizar as práticas propostas.

Atividade 1

Caça ao tesouro.

O professor deverá preparar as pistas e o local antecipadamente, momentos antes do início dessa aula. Sugestões de como estruturar um Caça ao Tesouro, veja a figura e siga as dicas:

A.    Refeitório;

B.     Arquibancada;

C.     Palco;

D.    Parquinho;

E.     Biblioteca;

F.     Quadra poliesportiva;

G.    Bebedouro;

H.    Salas de aula.

Dica:

  1. O professor deverá escolher locais onde os alunos tenham acesso e assim possam identificar e entrar no lugar;
  2. As pistas têm que seguir uma lógica fecha uma leva a outro até o alcance do tesouro;
  3. Uma estratégia para tornar a brincadeira mais divertida seria criar charadas como conteúdo das pistas, por exemplo: sou concorrido nas aulas de educação física, sou frequentado quando a aula de história não esta muito interessante, estou alojado em pontos estratégicos na escola e alivio a sede em tempos secos. Quem sou eu?
  4. As pistas devem ser escondidas, mas de maneira que possam ser achadas. Caso contrário a brincadeira perde a graça;
  5. Para evitar transtornos a brincadeira é interessante criar sequências de pistas diferentes para cada grupo, evitando que colegas sejam seguidos e o jogo perca a graça;
  6. A caça inicia: com uma pista entre aos alunos; essa pista levará a um local; neste local terá outra pista que levará a outro local e assim por diante. Muito cuidado ao colar as pistas para que não aconteçam erros e os alunos consigam chegar ao tesouro.

Sugestão de uma sequência de pista para se jogar Caça ao tesouro:

  • Dividir a turma em quatro grupos;
  •  Entregar a cada grupo a seguinte pista: vocês ainda estão longe. Quem gosta de bola sou bem requisitada. Quem sou eu?
  • Na quadra (local indicado com a letra “F”) colar a seguinte pista: vocês ainda estão longe. Mato a fome do todos e sou cor de rosa. Quem sou eu?
  • No refeitório (local indicado com a letra “A”) colar a seguinte pista: vocês ainda estão longe. Não sou cadeira, mas sirvo para que vocês sentem. Quem sou eu?
  • Na arquibancada (local indicado com a letra “B”) colar a seguinte pista: vocês já passaram do meio. Sou procurado para pesquisas e amantes da literatura. Quem sou eu?
  • Na biblioteca (local indicado com a letra “E”) colar a seguinte pista: vocês estão chegando. Divertido eu sou, melhor se for criança, deseja do na hora do recreio para brincar e sou todinho amarelo. Quem sou eu?
  • No parquinho (local indicado com a letra “D”) colar a seguinte pista: vocês chegaram. Sou frequentado por alunos do sexto ano, sou cheio de carteiras vazias, mas é só bater o sino que me encho de alunos doidos para aprender e no final do dia vocês querem é sair o mais rápido de dentro de mim. Quem sou eu?
  • Na sala de aula do sexto ano, ou qualquer outra turma (local indicado com a letra “H”) deverá ser escondido o tesouro (saco de bala, caixa de chocolate, entre outras coisas).
  • É importante lembrar que só existe um tesouro para toda a turma, então o professor deverá escolher um local para escondê-lo que seja comum a todas as equipes, consagrando-se vitorioso, então, o grupo que encontrá-lo primeiro.

Atividade 2

Adaptar o jogo Caça ao Tesouro transformando-o no esporte radical ou de aventura corrida orientada de regularidade.

  • Escolher outros locais da escola para que a atividade continue interessante;
  • Seguir os mesmos passos da atividade anterior;
  • As pistas deverão ser lacradas por fitar adesiva ou cola e só poderão ser abertas pelo professor. Isso fará com que os grupos procurem o professor antes de continuarem a procurar as próximas pistas;
  • Antes que o Caça ao tesouro inicie o professor deverá fazer uma previsão do tempo gasto para cada pista ser encontrada e possibilitar que todos os grupos tenham essa informação em mãos (exemplo: cada grupo terá um minuto para encontrar a pista H, ou cada grupo terá trinta segundos para encontrar a pista G e assim por diante);
  • O professor deverá registra o tempo gasto de cada equipe para encontrar suas pistas (é necessário que o registro dos tempos seja feito pelo professor a cada nova pista encontrada). Seria interessante o professor organizar uma planilha com indicadores das pistas de todos os grupos, faltando apenas o registro dos temo (acelerando a marcação do tempo);
  • Vence o grupo de alunos que mantiver maior regularidade nos tempos gastos para encontrar as pistas em relação aos tempos previstos pelo professor.  

Atividade 3

Nessa atividade o professor identificará os elementos semelhantes entre o Caça ao tesouro e a Corrida orientada:

  • O professor deverá dividir a turma em grupos de cinco ou seis alunos.
  • A competição será organizada nos mesmos moldes da atividade 1 (como a caça ao tesouro);
  • Nesta prova os PCs (elemento presente nas corridas de orientação) serão representados por planilhas (pranchetas com os nomes das equipes escritos em folhas comuns) que deverão ser preenchidas indicando o tempo gasto pelas equipes para encontrá-las;
  • Nessa atividade as pistas com charadas serão substituídas por pistas com coordenadas (que estarão juntas as planilhas). Cada pista levará o grupo a um novo local e a uma nova planilha;
  • O professor deverá certificar que pelo menos um aluno de cada grupo tenha relógio e também sincronizá-los para que a atividade seja realizada;
  • Como foi feito na atividade 2 o professor estipulará um tempo que deverá ser gasto pelos grupos para encontrar as pistas. Os tempos serão informados aos alunos juntamente com as coordenadas na medida em que eles forem encontrando novas pistas;
  • Vence a competição o grupo que manter seu tempo mais próximo que o estimado pelo professor (corrida de regularidade).

Material necessário para essa atividade: instrumentos para orientação geográfica (como bússola), relógio, pranchetas, papel e caneta.  

No final da aula o professor sentará a turma em roda e identificará que: nas provas de corridas orientadas os praticantes podem se deslocar andando, caracterizando o Trekking (como na atividade 2 e 3 dessa aula), ou motorizados (com carros de passeio, jipes, picape, caminhões, entre outros). E ainda priorizando a velocidade (como foi feito na atividade 1 dessa aula) ou regularidade (como foi feito nas atividades 2 e 3 dessa aula).  

Recursos Complementares
Avaliação
  • Reunir os alunos e verificar se a prática da caça ao tesouro possibilitou que os alunos compreendessem melhor as modalidades esportivas da prática do trekking;
  • Identificar junto aos alunos as diferenças entre as modalidades de corrida do atletismo e das corridas orientadas;
  • Pedir aos alunos que relacionem as características comuns entre a caça ao tesouro , o trekking e as corridas orientadas
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • José Raimundo dos Santos, Col. Est. Francisco Figueiredo , Sergipe - disse:
    imagine41@hotmail.com

    09/04/2012

    Cinco estrelas

    Muitas pessoas, não acreditam que numa simples atividade como esta não só o aluno na escola mas, também os funcionários de qualquer empresa que num momento de descontração, agirá com tanta energia que nem ele mesmo acreditará, ou seja, uma brincadeira de criança que explora corporalmente aumentando sua energia e disposição sem contar de sua aplicação intelectual para associar as dicas encontrando o objetivo de maneira prazerosa e lúdica onde o sorriso que não é explorado dessa vez é voluntário.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.