18/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Aula 01 (50 minutos)
O gênero discursivo charge está presente nos principais jornais e revistas de informação geral que circulam no país. Refere-se a fatos ocorridos em uma época definida, em um determinado contexto cultural, econômico e social, portanto, depende do conhecimento desses fatores para ser entendida. Fora desse contexto, ela provavelmente perderá sua força comunicativa. Justamente por conta desta característica, a charge tem um papel importante como registro histórico. Vale lembrar que, como texto de caráter humorístico, a charge pode também manifestar preconceitos e visões de mundo de forma implícita.
Atividade Oral
1. Para apresentar o gênero charge aos alunos, o professor poderá perguntar a eles:
a. O que vocês sabem sobre charges?
b. Em que suportes textuais as charges são veiculadas?
c. A charge é um texto constituído por linguagem verbo-visual, mas principalmente por imagens. Por que é importante aprender a ler imagens?
d. As charges se assemelham às histórias em quadrinhos? Em que sentido?
2. O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da charge abaixo. E a seguir, analisá-la oralmente juntamente com os alunos.
Disponível em:
http://maryvillano.blogspot.com/2009/04/violencia-na-escola.html
Para ajudá-la a analisar a charge com os alunos, veja as questões abaixo.
a. Qual é o tema da charge lida?
b. De acordo com a charge, a violência é um fato. Qual é o contexto-histórico social em que se insere esse fato?
c. Observe as imagens utilizadas na charge. Por que a professora não tem coragem de dizer a nota para o aluno? Explique como você chegou a essa conclusão.
d. O que produz o efeito humorístico na charge lida?
e. Conclua: qual é a realidade social representada pela charge?
Aula 02 (50 minutos)
Atividade no computador
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre charge, seguindo o roteiro seguinte.
Professor, xeroque o roteiro abaixo para os alunos.
ROTEIRO
1. Charge: definição; origem; função.
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge
2. Caricatura: definição; função.
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caricatura
3. Diferenças entre charge, caricatura e cartum.
Disponível em:
http://cafecomnoticias.blogspot.com/2009/03/caricatura-charge-cartoon-no-mundo-da.html
4. Hipérbole, metáfora e ironia: definição.
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Figura_de_linguagem
Aula 03 (50 minutos)
Atividade escrita
I - O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das charges/caricatura apresentadas na sequência. Os alunos, em grupo, deverão analisá-las, com base na pesquisa realizada sobre o assunto, respondendo às questões propostas no caderno.
A.
Disponível em:
B.
Disponível em:
http://novacharges.wordpress.com/2008/11/20/somos-os-melhores/
C.
Disponível em:
http://www.jornalolince.com.br/humor/charges/6maurilio_charge_2008_bolsopolitico.php
D.
Disponível em:
http://blog10.wordpress.com/2009/12/09/imagens-charges-bala-perdida/
E.
Disponível em:
http://luiz33.files.wordpress.com/2007/10/gerundismo.jpg
F.
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_675JbCEgkmg/SdIgCqzfBiI/AAAAAAAAACs/I3SUbzkOYyg/s1600-h/charge055.jpg
G.
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_675JbCEgkmg/SdIf9omDsPI/AAAAAAAAACk/mC6-oaYOhUE/s1600-h/charge049.jpg
H.
Disponível em:
I.
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_675JbCEgkmg/SdIgHIcZn2I/AAAAAAAAAC0/BWZJQb8Om6Q/s1600-h/charge057.jpg
J.
Disponível em:
http://radioloandafm.files.wordpress.com/2008/03/charge-o-que-ser-quando-crescer.jpg
L.
Disponível em:
http://radioloandafm.files.wordpress.com/2008/03/charge-cidadao-e-politico.jpg
M.
Disponível em:
http://www.oreconcavo.com.br/category/charges/
N.
Disponível em:
O.
Disponível em:
http://www.acaricaturadobrasil.com/2009/01/eleicoes-2010.html
P.
Disponível em:
http://www.acaricaturadobrasil.com/2009/01/eleicoes-2010.html
II – Questões sobre as charges.
1. Geralmente, nas charges, são representados fatos ocorridos numa determinada época, num dado contexto econômico, cultural e social. O conhecimento desses fatores é fundamental para a compreensão de uma charge. Analise cada uma das charges apresentadas e responda em seu caderno :
a. Quais são os conhecimentos prévios necessários para que o leitor compreenda as charges apresentadas?
b. Uma pessoa que não more no Brasil e que não esteja a par dos conhecimentos deste país, entenderia as charges? Justifique sua resposta.
2. Cada uma das charges – C, F, H, M, N, O, P – está elaborada a partir de um fato específico. Identifique cada um desses casos.
3. Conforme a pesquisa realizada, você pôde verificar que caricatura é um desenho de uma pessoa ou personalidade, que enfatiza as características pessoais de uma forma bem humorada, dando evidência para detalhes da fisionomia, gestos, vícios e hábitos particulares.
Responda:
a. Quem são as pessoas púbicas que inspiraram as caricaturas em A, M,N, O e P?
b. Identifique o contexto que motivou os desenhistas a escolherem essas pessoas para caricaturar.
c. Que características físicas dessas personalidades são acentuadas em cada desenho?
d. Por que o leitor consegue identificar a pessoa caricaturada?
e. Que função cumpre a caricatura em nossa sociedade?
f. Explique a afirmação abaixo. Pode-se dizer que as charges surgiram a partir da caricatura e tem como fim específico criticar ou zombar de fatos ou situações reais. g. Reveja o que você pesquisou sobre hipérbole e conclua: podemos afirmar que a caricatura é uma hipérbole visual? Justifique sua resposta.
4. O chargista, por meio da linguagem verbo-visual, utiliza o humor para buscar o que está por trás dos fatos ou personagens representados. Dessa forma, pode-se dizer que o conteúdo veiculado nesse gênero expressa muito mais a opinião do enunciador do que uma informação.
a.Com base nessa afirmação interprete as charges C, F, G. J, L, M, N, O e P.
b. Qual é a realidade focalizada e sintetizada em cada uma dessas em cada uma dessas charges?
c. Sem o conhecimentos dos fatos focalizados nessas charges seria possível para o leitor compreendê-las? Justifique sua resposta.
5. A ironia é uma figura de linguagem que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, mostrando que há uma distância intencional entre aquilo que se diz e aquilo em que realmente se pensa.
a. Explique a ironia presente na charge B.
6. Charges são representações pictóricas, de caráter cômico e caricatural em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político o qual é de conhecimento público.
a. Com base nessa afirmação, interprete as charges F, G, H e I.
b. O que produz o efeito humorístico nessas charges?
7. Observe a charge E e responda:
a. Qual é o conhecimento prévio que o leitor precisa para compreendê-la?
8. Reveja sua pesquisa sobre métafora para responder as questões seguintes.
a. Muitos verbos podem ser utilizados no sentido metafórico. Qual o sentido do verbo limpar na charge G.
9. Discuta com seus colegas e responda:
a. Quais são as características composicionais do gênero charge?
b. Qual é a função social desse gênero?
Aula 04 (50 minutos)
Atividade Escrita
Produção de texto
I – O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da caricatura do presidente Lula.
Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_750Dtcao1Gg/SPiK9PHb9cI/AAAAAAAADwI/5QSOZUXe4f4/s1600-h/lula.JPG
II - A seguir, o professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto – que deverá ser feita em dupla.
Considerando o momento político atual vivido pelo Brasil, com o fim do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, crie um texto verbal para ser associado à caricatura do presidente.
Lembre-se de que independentemente de ser um governo vitorioso ou fracassado, o governo Lula foi uma importante etapa para a experiência democrática do país.
Professor, as charges serão expostas no mural da sala para ser apreciada pelos colegas e professor(a).
As mais criativas poderão ser divulgadas no jornalzinho da escola.
Para ampliar os conhecimentos sobre caricatura, o professor poderá exibir para os alunos o vídeos seguintes:
a. Curso de desenho - aula caricaturas
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=GENlS_JnVXI&feature=related
b. como fazer uma caricatura em poucos segundos
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=l-L64dMFsbQ&feature=related
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das charges apresentadas e, individualmente, por meio da produção de uma charge a partir de uma caricatura do presidente Lula, quando eles poderão demonstrar o conhecimento a respeito da composição e funcionamento do gênero estudado – charge.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/05/2014
Cinco estrelasotimo conteudo me ajudou muito, obrigada.
07/09/2011
Cinco estrelasÓtimo material. Fiz apenas algumas adaptações, pois utilizei charges mais recentes.