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Jogando um esporte diferente: A Malha

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender como é a pontuação do jogo, conhecer os equipamentos (malha e pinos) e área de jogo.

Adaptar o jogo as possibilidades da prática na escola;

Conhecer a forma de jogar a malha, número de jogadores, medidas da malha e a história do jogo de Malha.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

MALHA

História

Jogava-se malha na França, na Itália, em tempos muito antigos e que não estão bem determinados. Fala-se no jogo de malha, em 1490, mas a prova de sua existência vem de um documento francês de 1644. Em Portugal, esse esporte e o arremesso de ferraduras, sempre foi muito popular, com os nomes de chinquilho ou jogo do fito.O jogo de malhas, tanto como o de ferraduras, foi levado para o Brasil por imigrantes portugueses.

Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país. Há documentos que provam ser a malha um esporte praticado em São Paulo, na rua 25 de Março, desde 1890.Os trabalhadores, terminado o seu dia de trabalho e participavam do jogo de malha como divertimento. Usavam peças rudimentares como pedras, ferraduras, pedaços de chapas de ferro, variando de formato e tamanho. Os pinos não tinham o padrão certo, tudo servia. Era considerado um esporte ou divertimento de pessoas humildes.

http://santa-nostalgia.blogspot.com/2008/07/da-malha.html  

Forma de jogar

Cada equipe será constituída por dois jogadores (parceiros). Para jogar, os parceiros colocam-se cada um em uma cabeceira do campo, de modo a ficarem lado a lado com o adversário. Os dois primeiros jogadores (adversários) a iniciarem o jogo, terão duas malhas para cada um, que lançarão alternadamente procurando derrubar o meco da outra cabeceira e ou deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente.

Medidas

As malhas terão um diâmetro de cerca de 10,5 cm e um peso de aproximado de 600 gr e os mecos terão uma altura de cerca de 20 cm e uma base de aproximadamente 5 cm. A distância máxima entre os mecos será de 20 metros e a mínima de 16 metros. Na frente dos mecos e à distância de um metro destes, será marcada uma linha perpendicular que delimita a zona de lançamento das malhas.

Regras nas partidas

Todo e qualquer jogador que ao lançar a malha ultrapasse o risco de lançamento previamente marcado pela organização, poderá ser advertido e mesmo desclassificado.Cada partida terá cinco (5) jogos no máximo, vencendo neste caso a equipe que ganhar três (3) jogos. Dependendo do número de equipes inscritas, cada partida poderá ter apenas três (3) jogos, vencendo neste caso, a equipe que ganhar dois(2) jogos.

A classificação até á semi final será feita por eliminação direta, realizando-se sempre que se justifique, sorteio para se ver quem joga contra quem e até á obtenção de uma classificação final. A semi final será sempre disputada por quatro equipas, podendo haver sorteio para encontrar a 4ª equipe, a qual sairá da última eliminatória.

Pontuação

Sempre que o meco for derrubado serão contabilizados 4 pontos para a respectiva equipa. Depois das quatro malhas jogadas, a que ficar mais próximo do meco soma 2 pontos, podendo uma equipa somar 4 pontos se as suas duas malhas forem as mais próximas do meco, sendo o parceiro do jogador cuja malha ganhou os pontos quem procederá ao primeiro e terceiro lançamentos das malhas e assim sucessivamente.

Cada jogo termina aos 30 (trinta) pontos e ganha a equipa que primeiro os conseguir atingir.

ATIVIDADE 1 

Jogo da malha

Material: 4 malhas de madeira, ferro ou pedra (duas para cada equipe). 2 pinos (paus redondos que se equilibrem na vertical).

Jogadores: 2 equipes com 2 alunos em cada. 

Jogo

Em um  terreno liso e plano, são colocados os pinos, na mesma direção, com cerca de 15 a 18 metros de distância entre eles. Cada equipe encontra-se atrás de um pino. Joga primeiro um aluno de uma equipe e depois o da outra, tendo como objetivo derrubar ou colocar a malha o mais perto do pino onde está a outra equipe, lançando-a com uma mão.

Pontuação: 6 pontos por cada derrube de pino, 3 pontos para a malha que fique mais perto do pino.

Quando uma equipe atinge 30 pontos, ganha. Uma partida pode ser composta por três jogos, uma equipe para vencer terá de ganhar dois.

ATIVIDADE 2 

Um pino com 15 cm e outro com 30 cm de altura, colocados de pé no chão, de modo que o mais alto fique, em relação à posição de lançamento, um pouco à frente do mais baixo, cerca de um palmo e meio. As malhas são de ferro ou plástico e redondas.

Dividir os alunos em duas equipes de quatro alunos e o jogo consiste no lançamento da malha, de tal modo que derrube o pino mais baixo, ficando o pino maior em pé. As malhas são lançadas a uma distância de 7 metros a 10 metros. Derrubar o pino maior torna a pontuação da equipe nula. O derrubar do pino pequeno vale 3 pontos e a malha mais próxima do pino maior 1 ponto. O jogo termina quando uma equipe marcar 24 pontos.

ATIVIDADE 3

O jogo consiste no lançamento de uma malha, com objetivo de derrubar um pino, que se encontra em cima de um tabuleiro. Cada equipe é composta por seis alunos e fazem parte do jogo dois tabuleiros de madeira com 60 cm de comprimento, 40 cm de largura e 10 cm de altura, pode ser feito de madeira e com um prego no centro, 2 pinos de 15 cm cada e seis malhas para cada equipe.

Os pinos de 15 cm de comprimento encontram-se em cima dos tabuleiros, sobre os pregos. O jogo sem limite de tempo, termina em 15 pontos. O jogo inicia-se com o arrremesso da malha por um jogador de uma das equipes e para a pontuação cada pino derrubado de frente vale 2 pontos, a malha que ficar mais próxima do prego em cima do tabuleiro, valem um ponto e as malhas dos colegas da equipe que ficarem em cima do tabuleiro valem igualmente um ponto.

O aluno que no arrremesso da malha sair do tabuleiro para a frente, antes da malha tocar o solo ou o tabuleiro, será desclassificado.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se os alunos compreenderam como é a pontuação do jogo e suas principais regras.

Verificar a adaptação do jogo as possibilidades da prática na escola.

Pedir aos alunos que relatem sobre a forma de jogar a malha, número de jogadores, medidas da malha e a história do jogo de Malha.

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