Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção textual: Guia de Curiosidades do Campeonato Brasileiro

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir  textual, a partir de outros conhecidos;
  • Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo  a valorizar a leitura como fonte de informação;
  • Ler, selecionar informações e usar  gráficos e tabelas;
  • Reconhecer e produzir as partes integrantes de livro, tais como capa, contracapa, índice e etc .
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e  escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade:

Reúna os alunos em roda, distribua  a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro 2010.

Acessível através do seguinte endereço:

http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/  

Deixe que as crianças explorem o material e provoque a reflexão através de indagações: Sugestão de algumas perguntas possíveis:

  • Do que trata esse material?
  • Qual a sua função?
  • O que informa?
  • Quais dados estão elencados na tabela?
  • Onde circula esse material?
  • Para quem interessa aquelas informações?
  • Quem é o primeiro colocado?
  • Quem é o último?

Anote as principais ideias surgidas no debate.

Apresente o conceito da tabela para confirmar as hipóteses levantadas pelos alunos:" A finalidade básica da tabela é resumir ou sintetizar de maneira a fornecer o máximo de informação num mínimo espaço."

2º Atividade:

Proponha a construção de uma tabela  coletiva a partir da altura dos alunos. Discuta os critérios de organização e confecção da tabela:

  • A tabela será organizada em ordem crescente, do mais baixo para o mais alto, ou decrescente, do mais alto para o mais baixo?  
  • Qual será o título da tabela.
  • Quantas linhas serão necessárias?
  • Quantas colunas serão necessárias

Com uma fita métrica, inicie o trabalho de medição e construção da tabela. Construa-a  em papel pardo/cartolina/ 40kg, de forma que possa ser afixado no mural. Exemplo:

TABELA  CRESCENTE DAS ALTURAS DOS ALUNOS DA TURMA 14B

ALUNOS

ALTURA ( M)

Maria

 1, 43

Carolina

1,44

José

1, 46

Cláudia

1, 47

Francisco

1,47

Jeferson

1,48

Amauri

1,48

Lúcia

1,49

Carmem

1,50

Jorge

1,50

Carlos

1,52

3º Atividade

Organize a turma em duplas e distribua jornais e revistas para  pesquisarem  outras tabelas.

Exemplos de tabela:

Pedir que observem as tabelas pesquisas e registrem em uma folha:

  • O título da tabela se houver.
  • Em qual suporte encontrou a tabela?
  • Qual era o título da reportagem?
  • Quais são os dados exarados na tabela?
  • Qual é o objetivo da tabela?
  • Quantas linhas possuem a tabela?
  • Quantas colunas possuem a tabela?
  • Utiliza-se de outros recursos para ressaltar dos dados?

Solicitar o resultado o registro no grande grupo

4º Atividade:

Reúna os alunos em roda e apresente o livro abaixo:

 Em seguida, entregue  uma cópia do resumo do livro O GUIA DOS CURIOSOS para uma leitura coletiva:

"O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte, está completando 10 anos. E foi totalmente reformulado. Ganhou novo projeto gráfico, novas ilustrações e outras 160 páginas de curiosidades inéditas.

Em dez anos de vida, o grande almanaque de informações úteis e inúteis ficou 16 semanas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos e foi o livro de não-ficção mais vendido em 1995. Vendeu cerca de 189 000 exemplares.

 E já que somos curiosos de verdade, veja o que daria para fazer com tanto livro: Cada exemplar pesava cerca de 720 gramas.

Juntos, os livros se igualariam na balança a 21 elefantes africanos, que pesam 6,5 toneladas cada.

 Cada exemplar tinha 21cm de comprimento. Se todos fossem enfileirados na horizontal, um ao lado do outro, dariam três voltas em torno da Terra, pela Linha do Equador.

Com os 189 mil exemplares de O Guia dos Curiosos vendidos, seria possível dar um livro para cada habitante da cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

O Guia dos Curiosos tinha 2,7 cm de espessura. Se todos fossem empilhados um sobre o outro, alcançariam a altura de 15,9 Torres Eiffel.

A área de um exemplar era de 273cm². Se todos fossem dispostos lado a lado, formariam uma área equivalente a de 12,3 quadras de basquete.

O volume de apenas um exemplar era de 737 cm³. Juntos, os 189 mil exemplares teriam o volume correspondente ao de 20,3 piscinas olímpicas.

Nesta nova edição atualizada, relançada pela Panda Books, o livro pesa 770 gramas e tem 2,8 cm de espessura."

Fonte: http://www.sinopsedolivro.com/2009/08/o-guia-dos-curiosos.html 

Leve-os ao laboratório de informática para conhecer a página do  autor na internet, onde estão disponibilizados outros livros do Marcello Duarte, com a mesma proposta, a história do autor, jogos e muito mais.

site: http://www.guiadoscuriosos.com.br/  

Deixe-os passear pelo site. Incentive-os a entrar em todos os  links, participar do quiz do dia e etc.,

Ao retornar para sala, debata  com os alunos as impressões sobre o site, aproveitando para trabalhar as atitudes de respeitar a opinião do colega e de  saber ouvir atentamente o outro.

Solicite que eles registrem  os conhecimentos  adquiridos e  as informações obtidas no caderno e depois socialize os registros com o grande grupo.

5º Atividade:

Proponha a construção de um  guia de curiosidades sobre os Campeonatos Brasileiros de Futebol. Pergunte:

Quais seriam as curiosidades que poderíamos investigar?  Espera-se que respondam:

  • O time que mais ganhou campeonatos;
  • Quem era o técnico?
  • O maior artilheiro do campeonato;
  • O jogador que menos fez gols;
  • O  jogador mais velho;
  • O jogador mais novo;
  • A maior torcida:
  • A menor torcida;
  • Quais os hinos dos times campeões;
  • Qual a história dos times campeões;

Defina:

  • Quais são as questões que serão investigadas;
  • Quem ficará responsável por cada item;
  • Em quais suportes estaremos procurando essas informações?

Coloque os resultados dessas informações no mural de forma que todos possam ver o recorte da pesquisa e o responsável por cada parte dela.

Produza, coletivamente, em  forma de tabela,  um cronograma de atividades, debatendo etapas e prazos para cumprimento dessas  fases . Exemplo:

GUIA DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS

GUIA DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS

ETAPAS

DATAS

PESQUISA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 06/10

PESQUISA NA BIBLIOTECA DA ESCOLA

07/10

PESQUISA NO CANTINHO DA PESQUISA

08/10

1º RASCUNHO - PRODUÇÃO

13/10

ANÁLISE DAS PRODUÇÕES

14/10

VERSÃO  REVISADA

18/10

PRODUÇÃO DE ILUSTRAÇÕES

18/10

ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO ( CAPA, CONTRA-CAPA, FOLHA DE ROSTO, ÍNDICE)

19/10

CONFECÇÃO DE CONVITE E CARTAZES

20/10

LANÇAMENTO DO CATÁLOGO

25/10

6º ATIVIDADE:

Leve-os ao laboratório de  informática, já organizados em duplas e com as questões a serem investigadas  anotadas.

Lembre-os do uso correto da internet, neste caso voltado para a aprendizagem e por isso a busca deve ser feita em sites confiáveis.

Alguns sites de Pesquisa:

cade.search.yahoo.com 

http://www.google.com/ 

http://www.aonde.com.br/ 

http://www.sobresites.com/futebol/index.htm 

A visita a biblioteca escolar deve ser organizada. Lembrá-las sobre o comportamento adequado nesse ambiente: Não falar ou falar baixo, não correr, não comer, ter cuidado com o acervo da escola e com o livro que estiver manuseando.

É importante que o Professor tenha um encontro com os responsáveis da biblioteca para que os mesmos possam, previamente, separar os livros,ou periódicos, ligados à pesquisa. Caso a biblioteca da escola seja de pequeno porte e não tenha um acervo que aborde a temática pesquisada, cabe ao Professor organizar uma visita a biblioteca da cidade. O importante é que o aluno entenda a biblioteca como um espaço de pesquisa e descoberta.

Organize na sala um cantinho de pesquisa, onde todos os alunos poderão contribuir com materiais. Solicite que eles peçam também a outros professores, alunos e  membros da comunidade escolar e extra-escolar.

7º Atividade:

Um livro em formato de Guia não precisa ter uma padronização gráfica quanto ao texto, podendo permitir que cada pesquisador produza seu texto da forma que  achar mais interessante: Através de resumos, tabelas, notas e etc.

Na produção o primeiro rascunho, a preocupação do aluno deverá ser em produzir um texto com coerência e coesão, que englobe a totalidade das informações obtidas e  que responda a questão desencadeadora da pesquisa.  Circule entre as mesas, perguntando, tirando dúvidas, esclarecendo e propondo outros encaminhamentos. Socialize o resultado dessa primeira escrita.

Troque as produções entre eles, propondo que uns revisem a produção do outros, marcando a lápis, a palavra , termo ou frase que precisem ser alteradas. Promova encontros entre o produtor e o revisor para troca de impressões.

Escolha uma ou duas produções contendo muitos erros gramaticais, ortográficos e quanto à construção do texto. Solicite autorização de seus autores para uma reflexão coletiva com turma.

Amplie ou reproduza o texto. Leia-o integralmente e, em seguida, proponha sugestões para aperfeiçoar a produção. Anote, para posterior cópia dos alunos, na lousa, as dicas dos alunos , a formulação das regras e outros exemplos elucidativos de cada caso. Reescreva o texto coletivamente, com as alterações propostas pelos alunos.

Solicite que, baseados nas análises do sistema de escrita alfabética feita a partir dos textos dos colegas, todos revisem seus escritos para utilizar dessas reflexões para aperfeiçoamento do seu próprio texto. Socialização  da 2º versão revisada.

8º Atividade:

  Havendo possibilidades na escola, leve-os para o laboratório de informática para que digitem seus textos. Combine a formatação para todos. Exemplo:

  • Tipo de papel – A4 – 21,0 x 29,7 2.
  •  Margens – direita – 2,5 cm ; esquerda 3,0 cm + 0,5 de sobra p/ encadernação;
  • Entrada de parágrafos: 1,25 cm
  •  Espaço entre linhas: 1,5 ou 2,0.
  •  Tipo de letra: Arial simples;
  • Títulos principais de cada capítulo: 16 ou 18 – Negrito - Centralizados.

Caso não saibam fazer todos os itens da formação, circule entre os computadores antes da impressão, orientando nos ajustes necessários dando instruções para os ajustes finais.

Caso o uso do laboratório de informática não seja uma possibilidade, oriente-os que passem a limpo suas produções, caprichando na letra, utilizando-se na letra bastão maiúscula.

A produção da ilustração deve ficar a cargo do produtor do texto, no lugar que o mesmo preferir ( em baixo, em cima, do lado), já que no modelo "guia" há liberdade na formatação das páginas.

9º Atividade:

  Produção coletiva da capa. Pode-se promover um concurso da melhor idéia da capa, com direito a voto de toda escola. Também cabe a produção da contracapa, folha de rosto e  índice . Construção de convite e de cartazes convidando  para o evento de lançamento do catálogo. Aproveite para trabalhar características desses diferentes gêneros textuais. Exemplo:

  • Para que serve um convite?
  • Quais as informações que devem estar no convite?
  • É preciso ilustração?
  • É quem se destinará os convites?
  • Para que serve um cartaz?
  • No nosso caso, o cartaz é para anunciar um evento na escola. Quais as informações que devem estar nesse cartaz?
  • Para quem se destina esse cartaz?
  • É preciso ilustração? Qual é a função da ilustração no cartaz?
  • Qual deverá ser o tipo de letra a ser usado? Cursiva ou bastão, grande ou pequena, colorida ou preto ?

10º Atividade:

Faça um lançamento festivo do "Guia do Campeonato Brasileiro", coma presença dos pais e com a exposição oral dos pesquisadores sobres os itens que investigaram.

Doação para biblioteca escolar ou uma cópia autografada pelos colegas para cada aluno.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá feita durante toda a realização das atividades, observando a participação nas atividades, assimilação dos conteúdos abordados e no debates. Também deverá ser ponto de avaliação as atitudes e disposições favoráveis à produção e as relações éticas e afetivas que permearam todas as atividades. Avaliar se os alunos conseguiram fazer leitura e interpretação de tabelas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.