30/11/2010
Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
--Conhecer esta propriedade dos espelhos planos.
--Saber as relações entre objeto e imagem devido a ela.
--Saber calcular as velocidades relativas objeto/espelho, imagem/espelho e objeto/imagem.
Ondulatória (aspectos gerais), princípio da propagação retilínea da luz, conceitos básicos para o estudo de óptica geométrica e reflexão da luz.
O professor deve pedir a todos os alunos, na aula anterior a essa, que levem para a sala de aula uma régua e um espelho pequeno (qualquer que conseguirem).
ATIVIDADE 1:
Peça aos alunos que formem grupos de 2 pessoas. Um deles deve colocar a régua por sobre a carteira enquanto o outro posiciona o espelho em cima da régua na marcação zero centímetro, de modo que a imagem da régua possa ser vista no espelho (os dois alunos devem ficar de frente para o espelho pois ambos devem poder ver a imagem). Peça agora para colocarem a borracha nas posições 5, 10, 15 e 20 centímetros. Agora diga que eles devem observar que assim como a régua mede a distância da borracha ao espelho, a imagem da régua mede a distância da imagem da borracha ao espelho. Peça então para que preencham a Tabela 1, mostrada a seguir e depois pergunte o que acontece com a distância da imagem da borracha ao espelho (indicada pela imagem da régua), quando movimentam a borracha. Eles dirão que são sempre iguais. Observe que a tabela já está preenchida na coluna 1, mas ela deve ser mostrada aos alunos sem os dados da coluna 2, obviamente, para que eles a preencham, sob a supervisão do professor. Neste momento eles já tem noção que o que acontece com a borracha, acontece com a imagem da borracha. Diga que isto é uma propriedade dos espelhos planos chamada de simetria. Defina então simetria e deixe claro que para espelhos planos ela sempre acontece entre objeto e imagem.
(Figura 1: Tabela 1 - Figura de autoria pessoal)
Continue agora com a teoria. Diga que vamos tentar estabelecer então uma relação entre a velocidade de movimentação da borracha em relação ao espelho e a velocidade de movimentação da borracha em relação à sua imagem.
ATIVIDADE 2:
Peça para que preencham agora a tabela mostrada a seguir, que chamaremos de Tabela 2. Peça para que considerem sempre que o tempo para se levar a borracha de uma posição para a próxima, ou para a posição anterior, seja sempre de 1 segundo.
(Figura 2: Tabela 2 - Figura de autoria pessoal)
Agora peça para que eles estabeleçam uma relação entre as velocidades da borracha em relação ao espelho e da imagem da borracha em relação ao espelho. Eles facilmente dirão que são iguais. Peça então para estabelecerem a relação entre essas velocidades e a velocidade da borracha em relação a sua imagem, conjugada pelo espelho. Eles já conseguem observar claramente que esta última é o dobro das duas primeiras. Deixe isto claro re-explicando e mostrando outros exemplos de posicionamento borracha-espelho no quadro da sala de aula.
ATIVIDADE 3:
Aumente o tamanho dos grupos para 5 alunos e peça para que respondam as seguintes perguntas em seus cadernos. Dê cerca de 10 minutos para esta atividade e supervisione a condução da mesma respondendo a questionamentos, se necessário:
1) a conclusões a que vocês chegaram foi usando-se uma objeto real e uma imagem virtual. E se o objeto real fosse trocado por um objeto virtual, as conclusões sobre velocidade do objeto (que agora é uma imagem) em relação ao espelho e a velocidade da imagem (que agora é uma imagem da imagem) em relação ao espelho, seriam as mesmas? Justifique a resposta.
2) e a relação entre a velocidade do objeto em relação à sua imagem (que agora é na verdade a velocidade entre duas imagens) também continua a mesma? Porque. Conclua a aula dizendo que a simetria é uma propriedade fundamental dos espelhos planos e é ela que torna todas estas respostas verdadeiras.
Aprenda mais sobre simetria e movimentação do objeto em relação ao espelho:
Seara da Ciência: http://www.seara.ufc.br/especiais/fisica/simetria/simetria2.htm
Mundo Educação: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/isomeria-optica.htm
Scribd: http://www.scribd.com/doc/3370372/Fisica-Aula-17-Espelhos
NEWTON, V.B; HELOU, R.D.; GUALTER, J.B. Tópicos de Física 2 – Termologia, Ondulatória e Óptica. São Paulo: Editora Saraiva, Vol. 2, 448p., 18a Ed., 2007.
Elabore questões teóricas sobre o assunto. As questões sobre simetria devem ser apenas gráficas, não envolvendo cálculo. Já as questões relacionadas a velocidades relativas devem envolver cálculos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!