07/12/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
-Estabelecer pontos de referências para elaboração de mapas e trajetórias;
-Identificar possibilidades de trajetórias para alcançar objetivos propostos;
-Transferir mediante desenho gráfico idealizações de caminhos a serem traçados;
-Desenvolver a capacidade de estabelecer trajetórias e metas.
Não é necessário conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Brincadeiras atribuídas à verificação da capacidade de seguir um caminho.
Atividade 1: João e Maria.
Material: pedrinhas.
Descrição da atividade: O professor poderá começar a aula contando a história de João e Maria, uma literatura infantil bem conhecida. Caso você ainda não a conheça professor, acesse o link abaixo:
Disponível em: http://www.contandohistoria.com/joao_e_maria.htm
acesso em:10.10.10.
Após contar a história às crianças, leve-as para quadra e separe-as em dois grupos. O primeiro grupo terá algumas pedrinhas e deverá sair primeiro fazendo um caminho, jogando-as pelo chão, trilhando um caminho de pedras, seguindo a orientação de um mapa da escola, por onde estará indicado onde deverão percorrer.
O segundo grupo, sem ver o caminho que o primeiro grupo traçou, nem o mapa que foi disponibilizado à eles com o caminho correto, deverá seguir o caminho de pedrinhas e procurar as crianças pela escola. Ao achá-los, poderão trocar os grupos, sendo que, quem procurou deverá fazer o caminho com as pedrinhas e vice-versa.
Figura 1: Disponível em: http://www.eb1-maria-rosa-colaco.rcts.pt/Actividades_sala_aula/Joao_e_Maria_3.jpg
acesso em: 01.10.10.
Atividade 2: Variedades de obstáculos.
Material: Cadeira, vaso, moeda e corda.
Descrição da atividade: O professor deverá dividir a sala em equipes e colocar na quadra obstáculos que deverão ser trilhados pelas equipes, em menor tempo possível.
- Cadeira, Vaso e moeda: no meio do caminho, um aluno deverá subir na cadeira e tentar acertar a moeda dentro do vaso, que deverá estar posicionado no chão.
- Corda: Um aro feito de corda, onde o aluno deverá passar seu corpo por dentro do mesmo, até chegar aos pés e deixá-lo no mesmo lugar.
- Passar pelos companheiros: Por um caminho montado pelos colegas sendo que, um estará posicionado em pé com pernas afastadas lateralmente, outro agachado (seis apoios) e o restante dos colegas em pé com as pernas fechadas, deverão passar por baixo das pernas, saltar o colega em seis apoios e ziguezaguear os outros.
Dica: O professor poderá utilizar diferentes trajetórias para desafiar as equipes e vencerá quem conseguir cumprir a trajetória em menor tempo.
Referência: SILVA, Elisabeth N.Recreação e Jogos. 2ª Ed. Sprint, Rio de Janeiro. 1999.
Figura 2:Disponível em: http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=4964&osCsid=3676
acesso em: 22.11.10.
Atividade 3: Ir com o ovo e voltar pulando o saco.
Material: Ovos cozidos, colheres e saco de estopa.
Descrição da atividade: O professor promoverá uma pequena estafeta com as crianças.
Formará algumas equipes, onde todos deverão seguir uma trajetória equilibrando um ovo apoiado na colher e ao chegar ao outro lado deverão deixar os objetos ao chão, entrar no saco de estopa e voltar pulando. Ao chegar na linha demarcatória, entregarão o saco de estopa para o próximo colega da fila, que deverá seguir com o saco e buscar a colher com o ovo. O grupo que conseguir percorrer o trajeto de ir e vir, sem se atrapalhar, vencerá!
Professor: estafeta é uma prova de corrida em etapas, onde cada aluno deverá passar por cada etapa como a prova acima apresentada:
Etapa 1: ovo apoiado na colher;
Etapa 2: entrar no saco de estopa e pular.
Figura 3: Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34562747,00.jpg
acesso em: 01.10.10.
Sabemos que... o trabalho em equipe se faz necessário dia após dia no ambiente escolar, pois é na construção de vínculos com os colegas que as crianças encontram apoio para a realização de tarefas, auxílio em momentos difíceis, assim como companhia para comemorar os sucessos.
Esta estratégia professor pode proporcionar a criança com DDA (Desordem de Déficit de Atenção) maiores possibilidades de amenizar suas dificuldades.
Portanto... lembre-se sempre professor:
- que uma criança mais experiente poderá incentivar a criança com DDA na realização das atividades, pois muitas vezes estas apresentam desmotivação geradas por sentimento de incapacidade;
- da necessidade de desenvolver a auto-estima do aluno;
- de estruturar as aulas de maneira a responder às necessidades da criança com DDA.
Perigo no Museu.
Este jogo tem como meta pegar todas as traças que há no museu, tendo 4 fases para passar. A cada fase que o aluno passar aumentará as traças, aumentando assim o nível de dificuldade, precisando seguir um caminho, descer e subir, ir e voltar.
Em todas as fases há vários quadros de artistas famosos fixados na parede. Aproveite e peça para que seu aluno preste atenção nos quadros e se divirta.
Disponível em: http://senna.globo.com/senninha/jogo.asp?id=67&v=1
acesso em: 02.10.10.
O professor deverá observar o nível de compreensão da criança em relação a trajetória:
- se consegue seguir o que foi proposto;
- superar os obstáculos e alcançar a meta estipulada na atividade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!