- Iniciar provocando o olhar do alunado sobre os objetos encontrados dentro de sala. Chamar a atenção sobre a distorção visual que ocorre nos objetos dependendo do ângulo que é visto, diferente de quando olhamos de maneira frontal. Apontar uma janela, cadeira ou mesa, pedir que olhem com atenção, transformando mentalmente os contornos dos objetos em linhas. Ressaltar a presença de diagonais a partir de um de ponto de vista não frontal.
- Lançar as questões: Como representamos a ideia de profundidade no desenho? Como representamos os objetos tal e qual os vemos? Como representamos a ideia de distancia num plano bidimensional?
- Depois das provocações feitas, apresentar desenhos ou pinturas que dão a ideia de profundidade, distâncias e aproximações, que possuem perspectiva. Comentar o surgimento da perspectiva nas obras de Giotto, e em especial, na de Leonardo da Vinci, Piero della Francesca, entre outros do renascimento.
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"Representação de São Francisco de Assis" de Giotto
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.educacional.com.br/profeitalo/files/giotto_present.jpg&imgrefurl=http://blog.educacional.com.br/profeitalo/2010/06/16/renascimento/&usg=__O3ZV8UwSIUtvRygSV0XKiqWX7oo=&h=706&w=696&sz=108&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=D8CNyA1N9n14OM:&tbnh=137&tbnw=148&prev=/images%3Fq%3Dgiotto%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D578%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=464&vpy=69&dur=467&hovh=226&hovw=223&tx=107&ty=138&ei=_su1TPK4McG88gbnvbnuCQ&oei=_su1TPK4McG88gbnvbnuCQ&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:2,s:0
"A anunciação" de Leonardo da Vinci
http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/literatura/litbrasil/aula/cap10-01.htm
"Montefeltro Altarpiece" de Piero della Franscesca, considerado o "pai" da perspectiva na pintura do século XV
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.scienceinschool.org/repository/images/francesca_painting_large.jpg&imgrefurl=http://www.scienceinschool.org/2006/issue1/francesca&usg=__uI1r9qSJYoka-uqFlt-kDP9s1qo=&h=1295&w=891&sz=319&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=LIPZf9oOY79NTM:&tbnh=126&tbnw=88&prev=/images%3Fq%3Dpiero%2Bdella%2Bfrancesca%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D578%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=702&ei=Ptm1TPT3EYaglAfNmMTtBQ&oei=Atm1TPzaAcH-8Aax9fWCCg&esq=23&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:5,s:0&tx=48&ty=72
- Explicar que os tratados renascentistas sobre perspectiva ainda vigoram, e artistas modernos e contemporâneos utilizam esse conhecimento milenar. Apresentar as pinturas e desenhos de Antonio López, por exemplo.
"Gran via " de António López
http://www.deseoaprender.com/AntLopez/index.php?gallery=.&image=La%20Gran%20Via.jpg&lang=pt_br
- Dar uma definição para perspectiva, escrevendo-a no quadro. Peça ao grupo que registre o conceito no caderno: “Recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas num suporte plano, como o papel de desenho”
- Após ter clareado o conceito de perspectiva e observado as imagens, percebendo que as linhas diagonais estão presentes na composição, que há um ponto que atrai todas as linhas (apontar esses elementos nas pinturas utilizadas como exemplo), iniciar um desenho de uma rua com ponto de fuga central na lousa. Nessa etapa, é bom que o alunado esteja munido de lápis, borracha e régua. Sugiro que cada etapa do desenho (o passo a passo) seja seguida pelo grupo. Essa estratégia é fundamental para a compreensão da construção do desenho.
- Se quiser poderá apresentar o vídeo “Perspectiva” antes de iniciar o desenho, antecipando o resultado que será alcançado pelo grupo. Muitos não acreditam que serão capazes de desenhar em perspectiva, considerando o desenho "muito difícil", mas a surpresa e a satisfação no final, ao conseguirem, são estimulantes. Ao apresentar a animação, é notável o crescente interesse e curiosidade do alunado em dominar a técnica da perspectiva.
Veja em: http://www.youtube.com/watch?v=t-zikzxSL7g
- Siga as orientações abaixo e certifique-se que o alunado está acompanhando passo a passo, desenhando cada um/a em seu caderno ou outro suporte:
- Iniciar o desenho traçando uma linha do horizonte, cortando o plano mais ou menos ao meio e em seguida colocando um ponto de fuga no centro. Chamar atenção: a L.H. e o P.F. são elementos fundamentais na construção de um desenho em perspectiva.
- A partir do ponto de fuga central, traçar inúmeras linhas em sentido radial (como se fossem raios de sol, saindo do centro do desenho). Os desenhos abaixo foram realizados por alunos e alunas do 5º ano.
- Inserir o desenho de prédios, casas, lojas, árvores, calçada, rua... todos os traços convergindo para o ponto de fuga central e respeitando as diagonais
- Depois de desenhar todos os elementos da rua, apagar as linhas desnecessárias
- Cobrir as linhas com caneta esferográfica preta ou hidrocor preta
- Colorir utilizando lápis de cor ou aquarela. Pode inserir outros elementos como avião, sol, montanhas e nuvens. Permita que os alunos e alunas expandam a imaginação e insiram novas ideias no desenho.
Critérios de avaliação: Empenho na realização do desenho em todas as etapas (do traçado correto das linhas à criação dos elementos que compõem a rua). O aspecto técnico é muito importante, pois se uma das etapas não for compreendida é possível que o desenho não resulte bem. O acabamento (etapa do colorido) também é importante para valorizar a construção da rua. Sugira ao grupo que faça sua rua como se cada um fosse um arquiteto/urbanista com liberdade de escolher e definir como será a configuração da mesma, não se esquecendo do ambiente onde ela está situada (desenhar o céu, o horizonte, etc).
Proponha ao grupo uma exposição com os trabalhos realizados. Dão um efeito visual muito interessante e geram no grupo satisfação por terem conseguido realizar um "desenho difícil"!