Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Se essa rua fosse minha... como seria? Estudo sobre perspectiva

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os elementos básicos da perspectiva: plano bidimensional, linha do horizonte e ponto de fuga
  • Saber as noções básicas para a representação do mundo que nos cerca em plano bidimensional
  • Fazer o desenho de uma rua utilizando um ponto de fuga central
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer os tipos de linhas: horizontais, verticais e diagonais e saber utilizá-las no plano bidimensional.
  • Saber distinguir espaço bidimensional de tridimensional
Estratégias e recursos da aula
  • Iniciar provocando o olhar do alunado sobre os objetos encontrados dentro de sala. Chamar a atenção sobre a distorção visual que ocorre nos objetos dependendo do ângulo que é visto, diferente de quando olhamos de maneira frontal. Apontar uma janela, cadeira ou mesa, pedir que olhem com atenção, transformando mentalmente os contornos dos objetos em linhas. Ressaltar a presença de diagonais a partir de um de ponto de vista não frontal.
  • Lançar as questões: Como representamos a ideia de profundidade no desenho? Como representamos os objetos tal e qual os vemos? Como representamos a ideia de distancia num plano bidimensional?
  • Depois das provocações feitas, apresentar desenhos ou pinturas que dão a ideia de profundidade, distâncias e aproximações, que possuem perspectiva. Comentar o surgimento da perspectiva nas obras de Giotto, e em especial, na de Leonardo da Vinci, Piero della Francesca, entre outros do renascimento.

f

"Representação de São Francisco de Assis" de Giotto

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.educacional.com.br/profeitalo/files/giotto_present.jpg&imgrefurl=http://blog.educacional.com.br/profeitalo/2010/06/16/renascimento/&usg=__O3ZV8UwSIUtvRygSV0XKiqWX7oo=&h=706&w=696&sz=108&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=D8CNyA1N9n14OM:&tbnh=137&tbnw=148&prev=/images%3Fq%3Dgiotto%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D578%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=464&vpy=69&dur=467&hovh=226&hovw=223&tx=107&ty=138&ei=_su1TPK4McG88gbnvbnuCQ&oei=_su1TPK4McG88gbnvbnuCQ&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:2,s:0

"A anunciação" de Leonardo da Vinci

http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/em/literatura/litbrasil/aula/cap10-01.htm 

"Montefeltro Altarpiece" de Piero della Franscesca, considerado o "pai" da perspectiva na pintura do século XV

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.scienceinschool.org/repository/images/francesca_painting_large.jpg&imgrefurl=http://www.scienceinschool.org/2006/issue1/francesca&usg=__uI1r9qSJYoka-uqFlt-kDP9s1qo=&h=1295&w=891&sz=319&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=LIPZf9oOY79NTM:&tbnh=126&tbnw=88&prev=/images%3Fq%3Dpiero%2Bdella%2Bfrancesca%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D578%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=702&ei=Ptm1TPT3EYaglAfNmMTtBQ&oei=Atm1TPzaAcH-8Aax9fWCCg&esq=23&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:5,s:0&tx=48&ty=72 

  • Explicar que os tratados renascentistas sobre perspectiva ainda vigoram, e artistas modernos e contemporâneos utilizam esse conhecimento milenar. Apresentar as pinturas e desenhos de Antonio López, por exemplo.

"Gran via " de António López

http://www.deseoaprender.com/AntLopez/index.php?gallery=.&image=La%20Gran%20Via.jpg&lang=pt_br 

  • Dar uma definição para perspectiva, escrevendo-a no quadro. Peça ao grupo que registre o conceito no caderno: “Recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas num suporte plano, como o papel de desenho”
  • Após ter clareado o conceito de perspectiva e observado as imagens, percebendo que as linhas diagonais estão presentes na composição, que há um ponto que atrai todas as linhas (apontar esses elementos nas pinturas utilizadas como exemplo), iniciar um desenho de uma rua com ponto de fuga central na lousa. Nessa etapa, é bom que o alunado esteja munido de lápis, borracha e régua. Sugiro que cada etapa do desenho (o passo a passo) seja seguida pelo grupo. Essa estratégia é fundamental para a compreensão da construção do desenho.
  • Se quiser poderá apresentar o vídeo “Perspectiva” antes de iniciar o desenho, antecipando o resultado que será alcançado pelo grupo. Muitos não acreditam que serão capazes de desenhar em perspectiva, considerando o desenho "muito difícil", mas a surpresa e a satisfação no final, ao conseguirem, são estimulantes. Ao apresentar a animação, é notável o crescente interesse e curiosidade do alunado em dominar a técnica da perspectiva.

Veja em: http://www.youtube.com/watch?v=t-zikzxSL7g 

  • Siga as orientações abaixo e certifique-se que o alunado está acompanhando passo a passo, desenhando cada um/a em seu caderno ou outro suporte:
  • Iniciar o desenho traçando uma linha do horizonte, cortando o plano mais ou menos ao meio e em seguida colocando um ponto de fuga no centro. Chamar atenção: a L.H. e o P.F. são elementos fundamentais na construção de um desenho em perspectiva.
  • A partir do ponto de fuga central, traçar inúmeras linhas em sentido radial (como se fossem raios de sol, saindo do centro do desenho). Os desenhos abaixo foram realizados por alunos e alunas do 5º ano.

 

  • Inserir o desenho de prédios, casas, lojas, árvores, calçada, rua... todos os traços convergindo para o ponto de fuga central e respeitando as diagonais

  • Depois de desenhar todos os elementos da rua, apagar as linhas desnecessárias
  • Cobrir as linhas com caneta esferográfica preta ou hidrocor preta

  • Colorir utilizando lápis de cor ou aquarela. Pode inserir outros elementos como avião, sol, montanhas e nuvens. Permita que os alunos e alunas expandam a imaginação e insiram novas ideias no desenho.

Recursos Complementares
Avaliação

Critérios de avaliação: Empenho na realização do desenho em todas as etapas (do traçado correto das linhas à criação dos elementos que compõem a rua). O aspecto técnico é muito importante, pois se uma das etapas não for compreendida é possível que o desenho não resulte bem. O acabamento (etapa do colorido) também é importante para valorizar a construção da rua. Sugira ao grupo que faça sua rua como se cada um fosse um arquiteto/urbanista com liberdade de escolher e definir como será a configuração da mesma, não se esquecendo do ambiente onde ela está situada (desenhar o céu, o horizonte, etc).         

Proponha ao grupo uma exposição com os trabalhos realizados. Dão um efeito visual muito interessante e geram no grupo satisfação por terem conseguido realizar um "desenho difícil"!

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.