Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Minhoca: Curiosidades e Descobertas

 

15/10/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir a importância da minhoca para o meio ambiente, conhecer o habitat natural da minhoca, observar a alimentação da minhoca, bem como construir um minhocário com a turma.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhada com o aluno, a importância do diálogo e da troca de ideias para a construção do conhecimento e a necessidade de se cuidar e preservar a natureza.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo sobre as minhocas, instigando os alunos a debaterem sobre as seguintes questões:

  • Vocês já viram uma minhoca?      
  • Já pegaram uma minhoca?  
  • Onde elas vivem?
  • Para que são utilizadas?       
  • Elas têm olhos e ouvidos?       
  • O que elas comem?

Após a conversa, distribua uma folha de papel em branco para cada aluno. Explique para a turma que cada aluno deverá fazer um desenho de uma minhoca, de acordo com os conhecimentos que já possuem. Depois, cada aluno poderá explicar para a turma o desenho feito e fixar a atividade em um mural da escola ou da sala de aula. Agora, leve a turma ao Laboratório de Informática e proponha uma pesquisa sobre as minhocas. Para isso, sugerimos os sítios abaixo:

Portal da Minhoca

  

Fonte: http://www.minhobox.com.br/ 

Características das minhocas 

Fonte: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/minhoca.htm 

Professor, se em sua escola não tiver Laboratório de Informática, leve livros e revistas que falem sobre ela e deixe os alunos pesquisarem, ou solicite no dia anterior que pesquisem em casa e levem para sala.

Após a pesquisa, os alunos poderão descobrir que as minhocas se alimentam de material orgânico e que não possuem sistemas auditivo e visual. Também, compreenderão que o corpo das minhocas é formado por anéis e que numa extremidade fica a boca, sem dentes, e na outra o ânus. É importante que os alunos percebam através da pesquisa, que a respiração das minhocas ocorre pela pele. De volta para a sala de aula, construa um texto coletivo com a turma, no qual constem as curiosidades adquiridas por meio da pesquisa. Lembre-se de colocar as principais informações:

  • O que pesquisamos;    
  • Onde pesquisamos;
  • O que descobrimos;
  • Opinião sobre a atividade.

Atividade 2

Professor, providencie minhocas para levar para a sala de aula. É importante que os alunos tenham um momento para observarem as minhocas, se atentando para os movimentos que elas fazem para se movimentarem. Se achar interessante deixe que os alunos peguem nas minhocas e sintam o corpo mole e os seus anéis. Mas, cuide para que lavem bem as mãos após a atividade, pois a minhoca vive na terra e pode conter impurezas.

Fonte: Acervo da Autora

Depois, no caderno de Ciências ou Português, faça o registro sugerido abaixo:

Hoje vivenciamos uma atividade na qual observamos e pegamos Minhocas. Agora, que tal fazer um desenho do corpo da Minhoca e do lugar que ela vive? Depois, escreva abaixo o que você observou sobre os movimentos que ela faz e de como é o corpo das mesmas.

Em seguida, os alunos poderão conversar sobre o que observaram, bem como sobre os registros feitos. Após esse momento, organize a turma para colocar as minhocas no jardim ou na horta da escola.  

Fonte: Acervo da Autora

Agora, leve a turma ao Laboratório de Informática para assistir ao vídeo sugerido:

Momento Ambiental – Minhocas 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RGzI_yDWsgg 

Após assistir ao vídeo, promova uma discussão com a turma sobre a importância da minhoca para o meio ambiente. É interessante que os alunos construam um “Minhocário” na escola e que o mesmo seja utilizado no jardim ou na horta da escola. Para isso, faça uma lista com os alunos do material necessário para essa construção, a partir do vídeo. Os materiais são:

  • Três caixas em cor escura, tipo container, que possam ser empilhadas sem o apoio das tampas;
  • Torneirinha de bebedouro;
  • Pedaço de manta permeável;
  • Minhocas;
  • Substrato (inicialmente um saco de 20Kg);
  • Pedaço de tela de arame grossa;
  • Restos de comida.

Para outras informações sobre a construção do minhocário sugerimos o sítio abaixo:

Fonte: http://www.maiscommenos.net/blog/2009/04/como-fazer-um-minhocario-domestico/  

Atividade 3

Professor viabilize uma sessão pipoca na escola. Sendo assim, sugerimos o filme “A Banda das Minhocas” para ser assistido pela turma, degustando pipoca.

Barry e a Banda das Minhocas (2008) Trailer HD dublado oficial

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cL4F3S4829U&feature=related 

Após os alunos assistirem ao filme, poderão fazer uma campanha na escola sobre a importância das minhocas para o meio ambiente e por isso mesmo, demonstrarem a necessidade de serem utilizados outros tipos de iscas pelos pescadores. Para isso, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua cartolinas e canetinhas para que eles possam escrever frases e fazer desenhos que demonstrem a importância das minhocas e a não utilização das mesmas, em pescarias, como iscas. Depois, os cartazes poderão ser expostos no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa ter acesso.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática minhocas acesse o sítio: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/minhoca.htm 

Avaliação

Professor, a avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar a aprendizagem dos alunos sobre a temática “Minhoca”.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LETICIA DA SILVA PAES, EMEI , São Paulo - disse:
    LETICIA.SPAES@HOTMAIL.COM

    27/10/2011

    Cinco estrelas

    ESSE SITE PORTAL DO PROFESSOR É MARAVILHOSO! ESTOU TRABALHANDO BICHINHOS DE JARDIM COM UMA TURMA DE 5ANOS E FOI OTIMO CONHECÊ-LOS. CONTINUEM NOS AJUDANDO. EDUCAR É COISA SÉRIA!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.