19/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Com as aulas propostas o aluno poderá ampliar o vocabulário; conhecer os tipos de plantas de jardim; descobrir as diferentes formas de se estruturar um jardim; perceber a importância de um jardim para a vida urbana; descobrir quais animais vivem em jardim; observar os animais que habitam um jardim; pesquisar sobre a contribuição dos animais para a vida do jardim; desvendar os cuidados necessários que se deve ter com um jardim; construir um jardim na escola; bem como entrevistar um jardineiro.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhada com o aluno, a importância do diálogo e da troca de ideias para a construção do conhecimento e a necessidade de cuidar e preservar a natureza. Sugerimos o trabalho com a aula “Minhoca: Curiosidades e Descobertas”, postada no Portal do Professor.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com os alunos sobre o que é um jardim e o que ele pode ter. Escreva as hipóteses dos alunos em uma cartolina e fixe-as no mural da sala de aula. Para aprofundar os conhecimentos sobre jardim, propomos que a turma conheça o Jardim de Monet. Para isso, leve-a ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo:
Jardim de Monet em Giverny, França
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=DuxCu87X1NA
Após todos assistirem ao vídeo do Jardim de Monet, converse com a turma sobre o que observaram no Jardim de Monet: flores, árvores, água e outras. Agora, acesse o sítio abaixo, ou providencie o livro: Linéia no Jardim de Monet. Faça um momento de contação de história com a turma. A partir da história as crianças poderão conhecer a biografia do pintor Claude Monet por meio de uma viajem imaginária com a personagem Linéia.
Linéia no Jardim de Monet
Fonte: http://picasaweb.google.com/zandra.bica/LINIANOJARDIMDEMONET#
A partir da história, instigue a turma a perceber a importância de um jardim para a vida urbana, atuando contra a poluição do ar e até mesmo a poluição visual. Após ouvirem a história e conhecerem um pouco mais sobre Monet e o seu Jardim, providencie tintas e folhas de papel em branco para que cada aluno possa fazer uma pintura de um jardim a partir da sua imaginação. Depois, cada aluno poderá dar um nome à sua obra. Professor, é importante que os trabalhos sejam expostos no mural da escola, para que todos possam apreciar as atividades dos alunos.
Atividade 2
Professor, é importante convidar um jardineiro ou mesmo um paisagista para fazer uma palestra para a turma sobre como cuidar de um jardim, as plantas que costumam ser plantadas nele e os animais que podemos encontrar no jardim. Possibilite um momento em que os alunos façam perguntas ao palestrante, com o intuito de instigar a curiosidade e tirar possíveis dúvidas. Os alunos poderão aprender como fazer uma muda de uma planta e depois levar a muda para plantar em casa.
Fonte: Foto 1 e 2 - Atividade de Palestra com Jardineiro. Realizada em 2010 com alunos do 1º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz
Após a palestra, providencie sementes de Girassol para que cada aluno possa plantá-las no jardim da escola. Se preferir, poderá fazer uma votação na turma e escolher outra planta que dá flor para plantar no jardim. Providencie luvas e pás para o plantio e possibilite que cada aluno enterre uma semente ou mais. Lembre-se de registrar esse momento a partir de fotos ou filmagem e depois apresentar para a turma.
Fonte: Foto 3 - Atividade de Plantação de Girassol. Realizada em 2010 com alunos do 1º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz
Depois dessa vivência, é importante que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre o Girassol e socialize com o grupo. Veja o exemplo abaixo:
Novas descobertas! plantamos no jardim da nossa escola sementes de girassol. Precisamos saber mais sobre essa flor. que tal pesquisar sobre o tempo de vida dessa planta e o que precisamos fazer para que ela cresça?
Sugerimos que a turma faça observações semanais do desenvolvimento do Girassol e as registrem. Também se faz relevante que percebam os cuidados que se deve ter com uma planta. Para isso, regue o Girassol com os alunos e mostre a importância do Sol para o crescimento das plantas. Veja o exemplo a seguir de registro:
Fonte: Foto 4 - Atividade de Registro. Realizada em 2010 com alunos do 1º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz
As atividades poderão ficar expostas em um varal na sala de aula, para que os alunos possam observar os registros dos colegas até o desenvolvimento da flor do Girassol.
Atividade 3
Professor, organize a turma em duplas para realizarem uma observação no jardim da escola com o intuito de descobrirem os possíveis bichinhos que vivem no jardim. É importante que a turma leve uma folha de papel em branco, apoiada em uma prancheta, para registrarem as observações. Em sala de aula, construa uma lista, utilizando cartolina, com os nomes dos animais de jardim encontrados pela turma. Veja o exemplo:
ABELHA
JOANINHA
FORMIGA
BORBOLETA
LAGARTA
Leve a turma à sala multimídia da escola para assistirem ao filme “Bee Movie”.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=puXINdXQgRo
Professor, a partir do filme você poderá explorar a produção de néctar pelas flores e a importância da polinização para as flores, bem como refletir com a turma sobre como seria um mundo sem flores, representado no filme e um mundo com flores. Como registro do filme, sugerimos:
Com o filme “Bee Movie” descobrimos a importância das abelhas no processo de polinização das flores. agora, que tal fazer desenhos que demonstrem?
Um jardim sem polinização |
Um jardim com polinização
|
Professor, é importante afixar os trabalhos dos alunos no mural da escola para que toda comunidade escolar perceba a importância da polinização.
Organize a turma em duplas e possibilite que dialoguem sobre os conhecimentos que construíram sobre jardim. Distribua uma folha em branco para cada dupla escrever uma frase e fazer um desenho sobre os cuidados que precisamos ter com um jardim. Depois, a turma poderá expor os trabalhos no mural da escola.
Para outras informações sobre jardim acesse o sítio: http://www.plenarinho.gov.br/ecologia/o-que-a-gente-pode-fazer/faca-seu-proprio-jardim
Professor, a avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar a aprendizagem dos alunos sobre a temática “Jardim”.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/09/2013
Quatro estrelasAdorei. Transdisciplinar e muito criativa. Aponta o estudo da arte numa perspectiva bem próxima a realidade do aluno. Parabéns.
14/11/2011
Cinco estrelasMuito boa aula, muito criativa e dinâmica onde os alunos participam e vivencia. Vou aplicá-la com meus alunos do 2º ano da Escola Carlos Maffezzolli- Guabiruba - SC
27/09/2011
Cinco estrelasAmei as atividades e sugestões sobre o "girassol", como cuidar do jardim.