18/10/2010
Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Victor Vasarely, Vega, 1956
http://www.artnet.com/magazineus/news/artmarketwatch/artmarketwatch10-31-05_detail.asp?picnum=5
Bridget Riley, Movement in Squares, 1961, Tempera, 48"x47"
http://nadav.harel.org.il/Bridget_Riley/
Julian Beever em mais um de seus desenhos nas calçadas! Veja essa e outras imagens do artista: http://users.skynet.be/J.Beever/pave.htm
Essa etapa terá cunho técnico, de verificação da capacidade de realização da proposta. Como esse tipo de desenho exige certo rigor no traçado e nos limites dos espaços que serão preenchidos com cor, vale a pena, enfatizar que o exercício precisa ser realizado com calma e tempo. Coloridos irregulares não cabem nesse trabalho. Quanto mais bem cobertas as áreas com lápis preto, melhor será o resultado. Logo, avalie com cada aluno/a o resultado obtido e deixe que os/as mesmos/as digam: se obtiveram o resultado que se esperava; como foi a realização da tarefa; o que esse tipo de desenho exige para sua realização.
E ainda no caderno, indague também qual é a diferença entre desenhos com efeitos ópticos e cinéticos? A Op Art produz que tipo de efeito? Julian Beever trabalha com arte óptica? Essa última questão poderá levar a outro termo "anamorfose", que poderá enriquecer o assunto da aula sobre efeitos ópticos. Se quiser saber mais sobre anamorfose: http://www.raulmendesilva.pro.br/projetobrasil/pag003.shtml
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27/02/2013
Cinco estrelasParabéns!!!!! compartilharei com meus alunos.