Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Utilizando o computador no processo de alfabetização

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com a aula proposta o aluno poderá perceber a importância do computador no processo de leitura e de escrita; utilizar programas como Word e Paint para construir textos e imagens; bem como fazer observações da escrita de palavras e das correções feitas pelo programa Word.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, os conhecimentos básicos da utilização do computador tais como o uso do mouse e do teclado.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, as atividades propostas serão realizadas no Laboratório de Informática da escola. Por isso, organize a turma em duplas, ou em grupo, de acordo com o número de computadores disponíveis, e explique que desenvolverão algumas atividades de escrita e de desenho utilizando o computador. Professor, crie uma pasta na Área de Trabalho de cada computador, com o nome de cada aluno da dupla e salve os trabalhos feitos por eles, para que depois possam ser impressos. Inicie a aula com a exploração do Word pelos alunos. Solicite que observem os diferentes tipos e tamanhos de fonte, ou seja, da letra. Cada aluno poderá digitar o nome completo e alterar apenas o tipo e tamanho da fonte para fazer a observação. Veja o exemplo a seguir:

Os alunos poderão, a partir do próprio nome, utilizar o negrito, o itálico e o sublinhado, bem como alterar a cor da fonte, disponíveis na barra de ferramentas, para conhecer as opções que o Word oferece. Veja o exemplo:

Após o momento de exploração, solicite que os alunos troquem de computador para observar o trabalho feito pelos outros colegas. Peça que cada dupla escreva em uma folha de papel em branco, o que aprendeu e a própria opinião sobre o que vivenciou utilizando o Word.

Atividade 2 

Professor, explique para os alunos da turma, que o desafio da aula é digitar o que escreveram anteriormente utilizando o programa Word. O objetivo é que a turma perceba as correções feitas pelo programa, sublinhando de vermelho as palavras escritas fora dos padrões convencionais. Os alunos deverão fazer as possíveis correções das palavras utilizando o mouse, com as opções de correção do próprio programa. Depois, deverão corrigir o que escreveram na folha. Veja o exemplo:

Depois desse momento, os alunos poderão acessar a Internet e trabalhar no sítio a seguir, para ampliar os conhecimentos sobre a escrita de palavras.

Fonte: http://www.monica.com.br/diversao/games/cruzadas/cruzadas.htm 

Atividade 3  

Professor, para a utilização do programa Paint, sugerimos que inicialmente você possibilite que os alunos conheçam as possibilidades do mesmo. Para isso, deixe que os alunos explorem as funções da barra de tarefas do Paint.

Fonte: Acervo da Autora.  

Depois, da exploração os alunos poderão criar diferentes imagens. Professor, auxilie os alunos a copiarem uma ou mais imagem feita por eles no Word. Para isso, selecione a imagem no Paint através da opção “Editar”, clicando em “Selecionar tudo”. Depois, clique em “Copiar” utilizando o botão direito do mouse e depois no Word, clique em “Colar”.  O desafio agora é criar uma história a partir da imagem, utilizando o Word. Veja o exemplo abaixo:

Depois do registro, imprima a história de cada dupla e faça um painel no mural da escola para que toda comunidade escolar possa ler e conhecer as diferentes histórias.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o uso do computador no processo de alfabetização acesse o sítio: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/alfa_digital.mspx 

Avaliação

A avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com as possibilidades do uso do computador no processo de alfabetização.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.