Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo melhor a profissão dos Pintores!

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir os diferentes tipos de pintores: de carros, paredes, grafiteiros e artistas plásticos;
  • Discutir sobre a profissão de todos os pintores destacados anteriormente; especialmente, porque alguns são mais valorizados do que outros;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produzir textos do tipo narrativo com a sistematização dos conhecimentos sobre o tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática;

- Uso da Sala de Vídeo.     

Motivação

Para dar início à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos alguns trabalhos feitos por pintores (Figs.1, 2 e 3), e em seguida perguntar, o que eles sabem sobre esta profissão, como as perguntas abaixo:

- O que vocês sabem sobre a profissão de pintor?

- Será que todos os pintores sabem fazer o trabalho que estão nessas 3 imagens? Por quê?

- Qualquer tipo de tinta pode ser usada na pintura de uma casa, por exemplo? E de um carro?

 

Dessa forma, os aspectos da oralidade serão trabalhados, além da reflexão sobre o que cada um dos tipos de pintores. Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.  

Figura 1 – Imagem de uma casa sendo pintada

Disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_196/1192614414YTqQGd.jpg  

Acesso em: 13.Out. 2010.

Figura 2 – Imagem de uma grafitagem

Disponível em: http://www.diariodecontagem.com.br/v2007/materias/415.jpg  

Acesso em: 13. Out. 2010.

Figura 3 – Imagem de um carro pintado

Disponível em: http://midia.iplay.com.br/Imagens/Fotos/004925.jpg    

Acesso em: 13. Out. 2010.     

Observação: Os alunos da modalidade Educação Escolar Indígena poderão expor a forma em que eles utilizam tintas e pinturas, e como retiram da natureza produtos que podem servir como tinta, como o Urucum, por exemplo.

Atividade 1   

Para o desenvolvimento dessa atividade sugerimos que os alunos sejam organizados em grupos de quatro integrantes. Cada um desses grupos deverá fazer uma pesquisa na internet sobre a profissão de pintor nos seu mais variados contextos. Os temas para as pesquisas seguem abaixo, bem como sugestões de alguns sites para que os grupos possam acessar para efetuar as pesquisas.       

Sugestão de sites para o grupo 1 – Pintor de parede:  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-do-pintor.php    

http://casa.abril.com.br/materias/pintura/mt_305415.shtml      

Sugestão de sites para o grupo 2 – Pintor de carro:  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-do-pintor.php    

http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/05/veja-como-recuperar-pintura-do-seu-carro.html    

Sugestão de sites para o grupo 3 – Grafiteiros:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafite_(arte)    

http://www.elbufon.com.br/Grafiteiros.html    

Sugestão de sites para o grupo 4 – Artistas plásticos:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_no_Brasil    

http://www.pitoresco.com.br/art_data/pintura/      

http://www.pinturabrasileira.com.br/      

Sugestão de sites para o grupo 5 – Profissionalização dos pintores:  

http://www.educacaotoledo.com.br/escritores/silvio/2.html  

http://www.mundocor.com.br/cursos/curso_pintura_senai.asp      

Observação: Cada assunto poderá ser pesquisado por um grupo ou mais, contanto que todos sejam trabalhados por uma deles.   

Além da internet, os alunos poderão utilizar outras fontes de informações, tais como: dicionário, livro didático, jornais e revistas providenciados pelo professor.

Juntamente com a cópia do texto, o professor poderá entregar um roteiro de leitura, para subsidiar esse momento, como o do exemplo abaixo:

- Qual é o título do texto e de qual (is) site (s) foi retirado (s)?   

- O texto mostra o trabalho de qual tipo de pintor?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual parte te chamou mais a atenção?     

Observação: Os alunos não precisam responder essas perguntas no caderno, elas foram preparadas para que eles não dispersem no momento da leitura dos textos!

Em seguida, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.   

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- Vocês se surpreenderam ao fazerem a leitura do texto?

- O que o profissional pesquisado faz e qual a importância de seu trabalho?

- Algum de vocês gostaria de ser pintor? Por quê?

- Existem cursos que ensinam a profissão de pintor? Quais?

- Há algo que queiram compartilhar?     

Depois das discussões, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.    

Atividade 2   

Com o objetivo de apresentar as possibilidades de trabalho dos profissionais do ramo da pintura, sugerimos que o vídeo “Super pintura com aerógrafo” seja apresentado aos alunos. O vídeo tem a duração aproximada de três minutos e meio e mostra uma pintura feita com aerógrafo.   

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=6OyQVQaBk0k  (Fig.4)

Figura 4- Imagem do vídeo “Super pintura com aerógrafo”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6OyQVQaBk0k 

Acesso em: 13.Out.2010.    

Depois de assistir o vídeo, o professor poderá, através de uma conversa, favorecer com que os reflitam sobre a importância dos pintores e seu trabalho para a sociedade.

Atividade 3 

Com o objetivo de fazer uma atividade lúdica e dinâmica, sugerimos que o professor disponibilize para os alunos diferentes tipos de tintas (guache, acrílica e etc.) e de papel, e peça para que cada grupo faça a  pintura de algo relacionado com a pesquisa feita na atividade 1.

Os cartazes deverão ter imagens do tipo de pintura pesquisada e informações sobre ela. Para tanto as informações deverão ser retiradas dos sites explorados.

Dessa forma, os materiais necessários para a atividade são:

- Diferentes tipos de tinta;

- Diferentes tipos de papel.   

Sugerimos que depois que os cartazes estiverem prontos e secos, sejam expostos em um mural da sala de aula.       

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Sugerimos que os alunos, individualmente, façam uma produção de textos do tipo narrativo com a sistematização dos conhecimentos sobre o tema da aula.

Os alunos deverão colocar no texto as informações que obtiveram durante toda a aula, por meio da leitura do texto, do vídeo assistido, das discussões e reflexões, e, deverão, em uma linguagem narrativa, produzir o texto. O texto narrativo requer a existência de personagens, que nesse caso serão os pintores.

Com essa atividade além de trabalhar os conceitos da escrita da Língua Portuguesa (uso de sinais de pontuação, escrita ortográfica, esquematização de um texto), serão trabalhados aspectos da criatividade dos alunos. Sugerimos que os textos, depois de corrigidos, sejam expostos no mural da sala de aula, para que outros alunos e professores possam apreciá-los!  

Recursos Complementares

Sugerimos que em outra oportunidade o professor mostre aos alunos um vídeo que mostra pintura de carros antigos:

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=pmPkz6E8MFQ 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam os diferentes tipos de pinturas que há, e a importância de cada uma delas e de seus profissionais.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Definição dos diferentes tipos de pintores: de carros, paredes, grafiteiros e artistas plásticos;
  • Reflexão sobre a profissão de todos os pintores destacados anteriormente; especialmente, porque alguns são mais valorizados do que outros;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produção de textos do tipo narrativo com a sistematização dos conhecimentos sobre o tema da aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.