13/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Com a aula proposta o aluno poderá conhecer a história do jogo, descobrir os diferentes modos de jogar, trabalhar a concentração e a atenção dos alunos, desenvolver a coordenação motora, trabalhar contagem de bases diferentes, atribuir valores para cada cor das varetas, bem como propor situações problema a partir do jogo.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhados com o aluno, de forma contextualizada, os numerais de zero a cinquenta.
Atividade 1
Professor, leve para a sala de aula um jogo Pega Varetas. Em uma roda de conversa, explore com os alunos o que já sabem sobre o jogo, aproveite para registrar em uma cartolina cada fala. É importante instigar a participação de todos nesse momento. Depois, proponha à turma uma pesquisa sobre a história da origem desse jogo. Para isso, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola, acesse o sítio sugerido abaixo e auxilie os alunos na leitura do texto:
Fonte: http://www.jogos.antigos.nom.br/pegavaretas.asp
Após a leitura do texto, é possível compreender que a origem do jogo Pega Varetas é incerta, sendo mais aceita a probabilidade de que ele é originário da China. Para facilitar o entendimento, os alunos poderão fazer uma pesquisa sobre a localização geográfica do oriente. Professor, leve para a sala de aula um Globo Terrestre e explore com a turma a região em que o jogo Pega Varetas possivelmente surgiu.
Fonte: http://www.novaeditora.com/_photos/1232495369_Globo_Terrestre_560x420.jpg
Após as pesquisas e explorações do Globo Terrestre, distribua uma folha de papel em branco para cada aluno fazer um desenho da região em que possivelmente o jogo Pega Varetas foi inventado. Depois, faça uma exposição dos registros no mural da sala de aula.
Atividade 2
Professor, providencie um jogo Pega Varetas para cada grupo de quatro alunos da turma. Inicie esse momento com uma roda de conversa. Indague os alunos da turma sobre o que sabem sobre as regras desse jogo. Leve um jogo para o centro da roda e faça uma demonstração do como jogar, convidando dois alunos para jogar. É importante que os alunos percebam a importância da destreza em retirar a vareta e que compreendam a questão do equilíbrio das varetas apoiando-se em varetas. Explique para a turma que o jogo consiste em várias varetas de madeira ou mesmo de plástico de cores distintas e uma vareta preta.
Números de jogadores:
2 ou 4 jogadores.
Regras do jogo:
Depois de explicado e compreendido o jogo, organize a turma em grupos e inicie. Nesse momento, a preocupação dos alunos deverá ser em relação ao equilíbrio e destreza em retirar as varetas. Como registro, propomos que os alunos escrevam no caderno de Matemática as regras do jogo e que façam o seguinte registro:
Existem variações quanto às regras do jogo. Por isso, proponha outro momento em que os alunos joguem com a seguinte regra:
Números de jogadores:
2 ou 4 jogadores
Regras do jogo:
Fonte: Foto 1- Jogo Pega Varetas. Realizado em 2008 com alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz
Após o jogo, proponha à turma o registro a seguir:
TRABALHANDO COM TEXTO INSTRUCIONAL:
Professor, após esse momento, faça um painel no mural da sala de aula, expondo as diferentes regras elaboradas pelos grupos e proponha um momento em que todos possam vivenciar cada regra e conversar sobre ela, expondo os variados pontos de vista.
Atividade 3
Professor, organize a turma em grupos de quatro alunos. O desafio é jogar utilizando a regra a seguir, em que será atribuído um valor para cada cor de vareta.
Números de jogadores:
2 ou 4 jogadores
Regras do jogo:
A pontuação poderá variar de acordo com a quantidade que está sendo trabalhada na turma. Para esse momento propomos a seguinte pontuação:
Fonte: Foto 2- Jogo Pega Varetas. Realizado em 2008 com alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz
É importante que cada jogador ao final do jogo faça a somatória dos pontos a partir da cor e da quantidade atribuída às varetas. Como registro, propomos:
Fonte: Atividade de registro do Jogo Pega Varetas. Realizada em 2008 com alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz
Depois do registro, os alunos poderão falar sobre as possíveis dificuldades encontradas ao longo do jogo, bem como das facilidades encontradas.
Para outras informações sobre o jogo Pega Varetas acesse o sítio: http://www.jogos.antigos.nom.br/pegavaretas.asp
Professor, a avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que você perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avalie se necessita propor mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com o jogo Pega Varetas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/09/2014
Cinco estrelasMuito interessante. Utiliza o jogo, material antigo, como estrategia para conhecimentos de Matemática integrando a Língua Portuguesa e demais disciplinas. O registro pega com leveza a atividade escrita, uma vez que o que se pede faz parte da experimentação do jogo.