Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pega Varetas: faça sua escolha!

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com a aula proposta o aluno poderá conhecer a história do jogo, descobrir os diferentes modos de jogar, trabalhar a concentração e a atenção dos alunos, desenvolver a coordenação motora, trabalhar contagem de bases diferentes, atribuir valores para cada cor das varetas, bem como propor situações problema a partir do jogo.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhados com o aluno, de forma contextualizada, os numerais de zero a cinquenta.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 

Professor, leve para a sala de aula um jogo Pega Varetas. Em uma roda de conversa, explore com os alunos o que já sabem sobre o jogo, aproveite para registrar em uma cartolina cada fala. É importante instigar a participação de todos nesse momento. Depois, proponha à turma uma pesquisa sobre a história da origem desse jogo. Para isso, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola, acesse o sítio sugerido abaixo e auxilie os alunos na leitura do texto:  

Fonte: http://www.jogos.antigos.nom.br/pegavaretas.asp 

Após a leitura do texto, é possível compreender que a origem do  jogo Pega Varetas é incerta, sendo mais aceita a probabilidade de que ele é originário da China. Para facilitar o entendimento, os alunos poderão fazer uma pesquisa sobre a localização geográfica do oriente. Professor, leve para a sala de aula um Globo Terrestre e explore com a turma a região em que o jogo Pega Varetas possivelmente surgiu.  

Fonte: http://www.novaeditora.com/_photos/1232495369_Globo_Terrestre_560x420.jpg      

Após as pesquisas e explorações do Globo Terrestre, distribua uma folha de papel em branco para cada aluno fazer um desenho da região em que possivelmente o jogo Pega Varetas foi inventado. Depois, faça uma exposição dos registros no mural da sala de aula.

Atividade 2

Professor, providencie um jogo Pega Varetas para cada grupo de quatro alunos da turma. Inicie esse momento com uma roda de conversa. Indague os alunos da turma sobre o que sabem sobre as regras desse jogo. Leve um jogo para o centro da roda e faça uma demonstração do como jogar, convidando dois alunos para jogar. É importante que os alunos percebam a importância da destreza em retirar a vareta e que compreendam a questão do equilíbrio das varetas apoiando-se em varetas. Explique para a turma que o jogo consiste em várias varetas de madeira ou mesmo de plástico de cores distintas e uma vareta preta.

Números de jogadores:

2 ou 4 jogadores.

Regras do jogo:

  • No início do jogo, as varetas são juntadas em um feixe e jogadas sobre a mesa;      
  • Os participantes decidem quem iniciará o jogo;
  • Cada jogador tentará, na sua vez de jogar, retirar uma vareta de cada vez sem mexer nas demais;
  • O jogador que mexer nas demais varetas enquanto tenta pegar a sua, perde a vez;
  • O jogador que pegar a vareta preta poderá utilizá-la para retirar a vareta que deseja desde que não mexa nas demais;
  • Vence o jogo quem pegar o maior número de varetas.

Depois de explicado e compreendido o jogo, organize a turma em grupos e inicie. Nesse momento, a preocupação dos alunos deverá ser em relação ao equilíbrio e destreza em retirar as varetas. Como registro, propomos que os alunos escrevam no caderno de Matemática as regras do jogo e que façam o seguinte registro:

Existem variações quanto às regras do jogo. Por isso, proponha outro momento em que os alunos joguem com a seguinte regra:

Números de jogadores: 

2 ou 4 jogadores

Regras do jogo:

  • No início do jogo, as varetas são juntadas em um feixe e jogadas sobre a mesa;
  • Os participantes decidem quem iniciará;
  • Cada jogador tentará, na sua vez de jogar, retirar uma vareta de sua respectiva cor sem mexer nas demais;
  • O jogador que mexer nas demais varetas enquanto tenta pegar a sua, perde a vez;
  • O jogador que pegar a vareta preta, poderá utilizá-la para retirar a vareta que deseja, desde que não mexa nas demais;
  • Vence o jogo quem pegar o maior número de varetas de uma mesma cor.

Fonte: Foto 1- Jogo Pega Varetas. Realizado em 2008 com alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz

Após o jogo, proponha à turma o registro a seguir:

TRABALHANDO COM TEXTO INSTRUCIONAL:

Professor, após esse momento, faça um painel no mural da sala de aula, expondo as diferentes regras elaboradas pelos grupos e proponha um momento em que todos possam vivenciar cada regra e conversar sobre ela, expondo os variados pontos de vista.

Atividade 3

Professor, organize a turma em grupos de quatro alunos. O desafio é jogar utilizando a regra a seguir, em que será atribuído um valor para cada cor de vareta.

Números de jogadores:

2 ou 4 jogadores

Regras do jogo:

  • No início do jogo, as varetas são juntadas em um feixe e jogadas sobre a mesa;
  • Os participantes decidem quem iniciará o jogo;
  • Cada jogador tentará, na sua vez de jogar, retirar uma vareta de cada vez sem mexer nas demais;
  • O jogador que mexer nas demais varetas enquanto tenta pegar a sua, perde a vez;
  • O jogador que pegar a vareta preta poderá utilizá-la para retirar a vareta que deseja, desde que não mexa nas demais;
  • Vence o jogo quem obter maior número de pontos a partir das cores de cada vareta.

A pontuação poderá variar de acordo com a quantidade que está sendo trabalhada na turma. Para esse momento propomos a seguinte pontuação:

Fonte: Foto 2- Jogo Pega Varetas. Realizado em 2008 com alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz

É importante que cada jogador ao final do jogo faça a somatória dos pontos a partir da cor e da quantidade atribuída às varetas. Como registro, propomos:

Fonte: Atividade de registro do Jogo Pega Varetas. Realizada em 2008 com alunos do 2º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz

Depois do registro, os alunos poderão falar sobre as possíveis dificuldades encontradas ao longo do jogo, bem como das facilidades encontradas.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o jogo Pega Varetas acesse o sítio: http://www.jogos.antigos.nom.br/pegavaretas.asp 

Avaliação

Professor, a avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que você perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avalie se necessita propor mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com o jogo Pega Varetas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • EDNA SOARES, NEA- , São Paulo - disse:
    easd0715@gmail.com

    17/09/2014

    Cinco estrelas

    Muito interessante. Utiliza o jogo, material antigo, como estrategia para conhecimentos de Matemática integrando a Língua Portuguesa e demais disciplinas. O registro pega com leveza a atividade escrita, uma vez que o que se pede faz parte da experimentação do jogo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.