Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reformas de Base

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O contexto econômico, social e político em que se deram mudanças recentes no Brasil que resultaram na ditadura militar de 1964.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve compreender as mudanças econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil a partir do fim da ditadura do Estado Novo, governado por Getúlio Vargas, compreendidas no período de 1945 até 1961.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO 

1ª aula

É importante destacar as mudanças econômicas, em especial, no Sudeste do Brasil, decorrentes do processo de substituição de importações que deram origem ao fortalecimento da importância econômica, social, numérica e política da classe operária, em especial, com a implantação da legislação trabalhista e a expansão da industrialização. Importante, também, destacar o fortalecimento dos movimentos dos trabalhadores rurais com a criação das Ligas Camponesas, dos sindicatos rurais e das associações, bem como a realização de congressos e conferências em todo o território nacional indicando a mobilização do campo brasileiro, onde se concentrava a maioria da população.Por fim, ressaltar a importância da eleição de João Goulart com a plataforma política das Reformas de Base e as suas consequências para a estrutura política do País, resultando na implantação do Parlamentarismo e, mais tarde, no retorno ao Presidencialismo.

DESENVOLVIMENTO

2ª aula

No laboratório de Informática, dividir a turma em seis grupos.

Grupo 1: Identificar e caracterizar o cenário econômico, social e político do País que levou ao Parlamentarismo e, mais tarde, ao Presidencialismo no início dos anos 1960.

Grupo 2: Identificar e caracterizar o Programa das Reformas de Base como solução proposta para resolver a crise do Brasil; destacando cada uma das Reformas de Base articuladas com o problema que cada uma pretendia solucionar. Destacar a importância da Reforma Agrária.

Grupo 3: Identificar e caracterizar as forças políticas que apoiavam e que criticavam o Programa das Reformas de Base. Destacar as formas de atuação política de cada uma delas.

Grupo 4: Identificar e caracterizar a posição política do governo Goulart para acelerar a implantação das Reformas  de Base. Destacar a importância do comício de 13 de março de 1964.

Grupo 5: Identificar e caracterizar o desfecho da campanha pelas Reformas de Base, articulando-o ao Golpe Civil-Militar de 1964.

Grupo 6: Identificar e caracterizar a estrutura agrária atual e os movimentos sociais ligados à terra.

Imagem 1

 Comício do dia 13 de março de 1964, parte da estratégia do governo Goulart de levar para as ruas a proposta de Reforma de Base como forma de pressionar o Congresso para a sua aprovação.

Imagem 2

 Presidente João Goulart com a esposa Maria Teresa no comício de 13 de março de 1964,  no qual foi assinado o decreto desapropriando terras ao largo das rodovias, ferrovias e açudes para fins de Reforma Agrária.

Cada tema será desenvolvido a partir da consulta nos links listados a seguir. Durante a pesquisa nos links, os alunos irão retirar dos textos os elementos centrais necessários ao tema que cada grupo está trabalhando. Após a coleta dos dados, eles irão escrever, com suas próprias palavras, textos em formato de reportagens para serem discutidos em um seminário que reúna toda a turma, para compartilhar e discutir as conclusões de cada grupo.

Texto 1: FGV/CPDOC - As reformas de base (http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base

Texto 2: InfoEscola - Reformas de Base (http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/reformas-de-base/

Texto 3: Plano Trienal e as Reformas de Base (http://perspectivabr.wordpress.com/2008/06/18/plano-trienal-e-as-reformas-de-base/

Texto 4: As reformas de base e o golpe de 64 (http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBYQFjAA&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.incubadora.ufsc.br%2Findex.php%2Femdebate%2Farticle%2Fdownload%2F368%2F408&rct=j&q=%22As%20reformas%20de%20base%20e%20o%20golpe%20de%2064%22&ei=Y7nvTL_qHoTGlQfj2qTmDA&usg=AFQjCNGkCJIGfzaaMu300A5WBUTbPImVNQ&cad=rja

Texto 5: História do Movimento dos Sem Terra (http://www.mst.org.br/taxonomy/term/324

Texto 6: Estrutura Fundiária Brasileira (http://www.suapesquisa.com/geografia/reforma_agraria.htm

3ª aula:

A partir dos textos produzidos pelos alunos montar um jornal sobre a estrutura agrária do país noticiando as ações das Reformas de Base e confrontando com a estrutura atual.  Se houver possibilidade e recursos finaceiros, distribuir o jornal por toda escola.

CONCLUSÃO

A partir da discussão em sala de aula, reunindo os textos produzidos por cada grupo, os alunos deverão ser capazes de comparar a estrutura agrária do período João Goulart com a atual: seus avanços e retrocessos. Os alunos deverão ser capazes de comparar a mobilização política pelas Reformas de Base com a mobilização atual para provocar mudanças na estrutura econômica, social e política nacional.

Recursos Complementares

Texto 1: Governo João Goulart (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/governo-joao-goulart/governo-joao-goulart-1.php

Texto 2: InfoEscola - Governo de João Goulart (http://www.infoescola.com/historia/governo-de-joao-goulart-jango/

Texto 3: Uol Educação - Polarização conduz ao golpe (http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u67.jhtm

Vídeo 1: Trecho do Filme "Jango" (1984), do cineasta Sílvio Tendler (http://www.youtube.com/watch?v=XMFJbt654Ic

Avaliação

Com base nos textos produzidos, nas discussões em sala de aula e na montagem do jornal sobre a estrutura agrária cada grupo deverá ser avaliado pela sua participação nos debates, na produção dos textos e na montagem do jornal.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • weverton, ciep 513- george savalla gomes , Rio de Janeiro - disse:
    wevertoomm@hotmail.com

    08/09/2013

    Cinco estrelas

    um site muito bom nos mostrando um conhecimento maior sobre a história.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.