16/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Poder |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O contexto econômico, social e político em que se deram mudanças recentes no Brasil que resultaram na ditadura militar de 1964.
O aluno deve compreender as mudanças econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil a partir do fim da ditadura do Estado Novo, governado por Getúlio Vargas, compreendidas no período de 1945 até 1961.
INTRODUÇÃO
1ª aula
É importante destacar as mudanças econômicas, em especial, no Sudeste do Brasil, decorrentes do processo de substituição de importações que deram origem ao fortalecimento da importância econômica, social, numérica e política da classe operária, em especial, com a implantação da legislação trabalhista e a expansão da industrialização. Importante, também, destacar o fortalecimento dos movimentos dos trabalhadores rurais com a criação das Ligas Camponesas, dos sindicatos rurais e das associações, bem como a realização de congressos e conferências em todo o território nacional indicando a mobilização do campo brasileiro, onde se concentrava a maioria da população.Por fim, ressaltar a importância da eleição de João Goulart com a plataforma política das Reformas de Base e as suas consequências para a estrutura política do País, resultando na implantação do Parlamentarismo e, mais tarde, no retorno ao Presidencialismo.
DESENVOLVIMENTO
2ª aula
No laboratório de Informática, dividir a turma em seis grupos.
Grupo 1: Identificar e caracterizar o cenário econômico, social e político do País que levou ao Parlamentarismo e, mais tarde, ao Presidencialismo no início dos anos 1960.
Grupo 2: Identificar e caracterizar o Programa das Reformas de Base como solução proposta para resolver a crise do Brasil; destacando cada uma das Reformas de Base articuladas com o problema que cada uma pretendia solucionar. Destacar a importância da Reforma Agrária.
Grupo 3: Identificar e caracterizar as forças políticas que apoiavam e que criticavam o Programa das Reformas de Base. Destacar as formas de atuação política de cada uma delas.
Grupo 4: Identificar e caracterizar a posição política do governo Goulart para acelerar a implantação das Reformas de Base. Destacar a importância do comício de 13 de março de 1964.
Grupo 5: Identificar e caracterizar o desfecho da campanha pelas Reformas de Base, articulando-o ao Golpe Civil-Militar de 1964.
Grupo 6: Identificar e caracterizar a estrutura agrária atual e os movimentos sociais ligados à terra.
Imagem 1
Comício do dia 13 de março de 1964, parte da estratégia do governo Goulart de levar para as ruas a proposta de Reforma de Base como forma de pressionar o Congresso para a sua aprovação.
Imagem 2
Presidente João Goulart com a esposa Maria Teresa no comício de 13 de março de 1964, no qual foi assinado o decreto desapropriando terras ao largo das rodovias, ferrovias e açudes para fins de Reforma Agrária.
Cada tema será desenvolvido a partir da consulta nos links listados a seguir. Durante a pesquisa nos links, os alunos irão retirar dos textos os elementos centrais necessários ao tema que cada grupo está trabalhando. Após a coleta dos dados, eles irão escrever, com suas próprias palavras, textos em formato de reportagens para serem discutidos em um seminário que reúna toda a turma, para compartilhar e discutir as conclusões de cada grupo.
Texto 1: FGV/CPDOC - As reformas de base (http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/As_reformas_de_base)
Texto 2: InfoEscola - Reformas de Base (http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/reformas-de-base/)
Texto 3: Plano Trienal e as Reformas de Base (http://perspectivabr.wordpress.com/2008/06/18/plano-trienal-e-as-reformas-de-base/)
Texto 4: As reformas de base e o golpe de 64 (http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBYQFjAA&url=http%3A%2F%2Fperiodicos.incubadora.ufsc.br%2Findex.php%2Femdebate%2Farticle%2Fdownload%2F368%2F408&rct=j&q=%22As%20reformas%20de%20base%20e%20o%20golpe%20de%2064%22&ei=Y7nvTL_qHoTGlQfj2qTmDA&usg=AFQjCNGkCJIGfzaaMu300A5WBUTbPImVNQ&cad=rja)
Texto 5: História do Movimento dos Sem Terra (http://www.mst.org.br/taxonomy/term/324)
Texto 6: Estrutura Fundiária Brasileira (http://www.suapesquisa.com/geografia/reforma_agraria.htm)
3ª aula:
A partir dos textos produzidos pelos alunos montar um jornal sobre a estrutura agrária do país noticiando as ações das Reformas de Base e confrontando com a estrutura atual. Se houver possibilidade e recursos finaceiros, distribuir o jornal por toda escola.
CONCLUSÃO
A partir da discussão em sala de aula, reunindo os textos produzidos por cada grupo, os alunos deverão ser capazes de comparar a estrutura agrária do período João Goulart com a atual: seus avanços e retrocessos. Os alunos deverão ser capazes de comparar a mobilização política pelas Reformas de Base com a mobilização atual para provocar mudanças na estrutura econômica, social e política nacional.
Texto 1: Governo João Goulart (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/governo-joao-goulart/governo-joao-goulart-1.php)
Texto 2: InfoEscola - Governo de João Goulart (http://www.infoescola.com/historia/governo-de-joao-goulart-jango/)
Texto 3: Uol Educação - Polarização conduz ao golpe (http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u67.jhtm)
Vídeo 1: Trecho do Filme "Jango" (1984), do cineasta Sílvio Tendler (http://www.youtube.com/watch?v=XMFJbt654Ic)
Com base nos textos produzidos, nas discussões em sala de aula e na montagem do jornal sobre a estrutura agrária cada grupo deverá ser avaliado pela sua participação nos debates, na produção dos textos e na montagem do jornal.
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08/09/2013
Cinco estrelasum site muito bom nos mostrando um conhecimento maior sobre a história.