25/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
1ª Etapa:
Disposição da sala de aula
Professor, organize a sala de aula e os alunos da seguinte maneira:
2ª etapa:
Exploração do conteúdo
Explorar com os alunos o conteúdo de cada mesa, deixando-os manipular as fichas, se for o caso.
3ª etapa:
Construção dos desenhos
O professor pedirá a um aluno X para sentar-se na cadeira central, e dará os comandos abaixo especificados, verificando o registro dos alunos no caderno.
1. X, pegue uma ficha na mesa em que está um múltiplo de 2.
Obs.: O aluno X deverá caminhar até a mesa 2, pegar uma ficha, mostrá-la para a sala e justificar porque aquele número é múltiplo de 2 e voltar para a cadeira central. Este procedimento dever ser repetido em todas as etapas. |
2. Agora, alunos, registrem no caderno, utilizando uma régua, o trajeto feito pelo aluno X. (Este procedimento também deve ser feito em todas as etapas)
3. Y (Outro aluno), por favor, represente no quadro a distância deste trajeto.
O desenho deve ficar da seguinte maneira.
4) X, pegue agora a ficha com um múltiplo de 5.
5) Alunos, registrem, no caderno, a partir do desenho anterior (utilizando uma régua) o trajeto feito pelo aluno X.
6) Y, registre no quadro a distância feita por X, a partir do ponto inicial (representado em nossa atividade pela cadeira central). O desenho deve ficar da seguinte forma:
7) Agora, vocês vão colorir o interior dos dois trajetos.
8) X, pegue uma ficha com um múltiplo de 3. (O aluno X deverá caminhar até a mesa 1, pegar uma ficha com este múltiplo.)
Alunos, por favor, registrem novamente o trajeto feito no primeiro momento e, a partir deste, o trajeto feito nesse terceiro momento e pintem o interior desses dois trajetos
Um outro aluno registra no quadro. |
Veja como deve ficar o desenho:
9) X, pegue uma ficha com o múltiplo de 7.
10) Alunos, registrem no caderno novamente o trajeto feito no primeiro momento e, a partir deste, registrem o trajeto feito nesse quarto momento.
Novamente, um outro aluno registra no quadro. |
Veja como fica a figura:
Terminada as orientações, o professor explorará cada um dos quatro desenhos no quadro, definindo:
4ª Etapa: Passeio pela escola
1) Nessa etapa, acompanhados pelo professor, os alunos devem passear pela escola (interior e exterior) para identificar os ângulos na construção do prédio, nos objetos e na natureza, registrando-os no caderno.
Como exemplo, citamos o ângulo formado pelo caule principal da folha e a haste que a sustenta, ou ainda, os ângulos formados pela estrutura de uma cadeira, mesa, etc. |
2) Em seguida, em sala de aula, o professor dividirá a sala em grupos de quatro para que:
Obs.: Professor, você deve já ter registrado em seu planejamento alguns exemplos de ângulos que você precisará utilizar para o caso de os alunos não os terem identificados no passeio.. |
3) Após cada grupo desenhar no quadro os ângulos escolhidos, o professor deverá identificar no quadro com a letra A, todos os ângulos agudos, com O, todos os obtusos e com R todos os retos.
4) Seguem-se então os questionamentos:
Espera-se que os alunos observem que os ângulos marcados com “A” são todos menores que os marcados com “R” e também que todos os marcados com “O” são maiores que os marcados com “R”. Caso isso não aconteça, o professor deverá fazer mais questionamentos e/ou argumentações e comparações para que esse objetivo seja alcançado. |
5) Após a socialização das respostas, enfatizar que os ângulos marcados com “A” são chamados de Ângulos agudos, os com “R” são chamados ângulos retos e os marcados com “O” são chamados ângulos obtusos.
6) Por último, instigar os alunos, por meio da interação e questionamentos, a escreverem o conceito de Ângulo Agudo, Ângulo obtuso e Ângulo reto.
Sugestões para complementar e fixar o conteúdo:
Jogo: Math playground/Angles an velocity encontrado no site . www.mathplayground.com/games.html
Curiosidade: acessar site: http://www.zumodrive.com/share/7VgGOTYyYz
A avaliação deverá verificar o envolvimento dos alunos em todas as etapas e ainda se foram capazes de:
· conceituar e Identificar ângulo agudo, ângulo reto e ângulo obtuso.
· estabelecer relações do conteúdo com outros conteúdos da matemática e com o cotidiano.
· ampliar o raciocínio geométrico diante de uma situação-problema.
· representar ângulos, identificando seus lados, seu vértice e sua classificação.
· construir a definição de ângulo.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/07/2011
Três estrelasBoa idéia gostei, parabéns pela iniciativa.
11/04/2011
Cinco estrelasmuito interesante
06/12/2010
Cinco estrelasAchei ótima pois testei com meus alunos e a aprndizagem foi bem mas satisfatória do que as que tinha feito anteriormente amei obrigado foi de mais e compartilhei com outras colegas da escola valeu