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Ângulos: Definição e classificação

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marcia Aparecida Mendes
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir a definição de ângulo. 
  • Conceituar e Identificar ângulo agudo, ângulo reto e ângulo obtuso.
  • Estabelecer relações do conteúdo com outros conteúdos da matemática e com situações do cotidiano.
  • Ampliar o raciocínio geométrico diante de uma situação-problema.
  • Representar ângulos, identificando seus lados, seu vértice e sua classificação
Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • múltiplos de um número natural;
  • manejo da régua para traçar retas no papel representando alguns trajetos;
Estratégias e recursos da aula

1ª Etapa:

Disposição da sala de aula

Professor, organize a sala de aula e os alunos da seguinte maneira:

  • Na mesa 1, terão três fichas contendo os múltiplos de três(exceto o zero) menores que 10, ou seja:  três, seis e nove.
  • Na mesa dois terão três fichas contendo os múltiplos de 2 (exceto o zero) menores que 10, ou seja: dois, quatro, oito.
  • Na mesa 3 terão três fichas contendo os múltiplos de 5 (exceto o zero) menores que 20, ou seja: cinco, dez quinze.
  • Na mesa 4 terão  duas fichas contendo os múltiplos de 7 (exceto o zero) menores que 20, ou seja 7 e 14.

 2ª etapa: 

Exploração do conteúdo

Explorar com os alunos o conteúdo de cada mesa, deixando-os manipular as fichas, se for o caso.

3ª etapa: 

Construção dos desenhos

O professor pedirá a um aluno X para sentar-se na cadeira central, e dará os comandos abaixo especificados, verificando o registro dos alunos no caderno.

1.   X, pegue uma ficha na mesa em que está um múltiplo de 2.

Obs.: O aluno X deverá caminhar até a mesa 2, pegar uma ficha, mostrá-la para a sala e justificar porque aquele número é múltiplo de 2 e voltar para a cadeira central. Este procedimento dever ser repetido em todas as etapas.

2.      Agora, alunos, registrem no caderno, utilizando uma régua, o trajeto feito pelo aluno X. (Este procedimento também deve ser feito em todas as etapas)

3. Y (Outro aluno), por favor, represente  no quadro a distância deste trajeto.   

O desenho deve ficar da seguinte maneira.  

4) X, pegue agora a ficha com um múltiplo de 5.

5) Alunos, registrem, no caderno, a partir do desenho anterior (utilizando uma régua) o trajeto feito pelo aluno X.

6) Y, registre no quadro a distância feita por X, a partir do ponto inicial (representado em nossa atividade pela cadeira central). O desenho deve ficar da seguinte forma:    

7) Agora, vocês vão colorir o interior dos dois trajetos.

         

8) X, pegue uma ficha com  um múltiplo de 3.  (O aluno X deverá caminhar até a mesa 1, pegar uma ficha com este múltiplo.)

  Alunos, por favor, registrem novamente o trajeto feito no primeiro momento e, a partir deste, o trajeto feito nesse terceiro momento e pintem o interior desses dois trajetos

Um outro aluno registra no quadro.

  Veja como deve ficar o desenho:

9) X, pegue uma ficha com o múltiplo de 7.

10) Alunos, registrem no caderno novamente o trajeto feito no primeiro momento e, a partir deste, registrem o trajeto feito nesse quarto momento.

Novamente, um outro aluno registra no quadro.

     Veja como fica a figura:    

   

  Terminada as orientações, o professor explorará cada um dos quatro desenhos no quadro, definindo:

  • Ângulo: região compreendida entre os dois trajetos representados na figura como a parte colorida.
  • Lados do ângulo : os dois trajetos representados com a régua.
  • Vértice do Ângulo: o encontro dos dois trajetos que, na prática, é de onde saiu o aluno X.  

4ª Etapa: Passeio pela escola   

      1) Nessa etapa, acompanhados pelo professor, os alunos devem passear pela escola (interior e exterior) para identificar os ângulos na construção do prédio, nos objetos e na natureza, registrando-os no caderno.

 Como exemplo, citamos o ângulo formado pelo caule principal da folha e a haste que a sustenta, ou ainda, os ângulos formados pela estrutura de uma cadeira, mesa, etc.  

         2) Em seguida, em sala de aula, o professor dividirá a sala em grupos de quatro para que:

  • analisem os ângulos registrados a partir do objeto observado, 
  • escolham quatro ângulos mais diferentes que encontraram,
  • desenhem estes quatro escolhidos no quadro.(feito por um representante do grupo, um de cada vez.)

Obs.: Professor, você deve já ter registrado em seu planejamento alguns exemplos de ângulos que você precisará utilizar para o caso de os alunos não os terem identificados no passeio..

          3) Após cada grupo desenhar no quadro os ângulos escolhidos, o professor deverá identificar no quadro com a letra A, todos os ângulos agudos, com O, todos os obtusos e com R todos os retos.

           4) Seguem-se então os questionamentos:

  •  Quais as similaridades entre os que foram marcados com A?
  • Quais as similaridades entre os que foram marcados com O?
  • Quais as similaridades entre os que foram marcados com R?
  • Quais as diferenças entre os que foram marcados com A e os marcados com R?
  • Quais as diferenças entre os que foram marcados com O e os marcados com R?

 Espera-se que os alunos observem que os ângulos marcados com “A” são todos menores que os marcados com “R” e também que todos os marcados com “O” são maiores que os marcados com “R”. Caso isso não aconteça, o professor deverá fazer mais questionamentos e/ou argumentações e comparações para que esse objetivo seja alcançado.

         5) Após a socialização das respostas,  enfatizar que os ângulos marcados com “A” são chamados de Ângulos agudos, os com “R” são chamados ângulos retos e os marcados com “O” são chamados ângulos obtusos.

         6) Por último, instigar os alunos, por meio da interação e questionamentos, a escreverem o conceito de Ângulo Agudo, Ângulo obtuso e Ângulo reto.

Recursos Complementares

Sugestões para complementar e fixar o conteúdo:

Jogo: Math playground/Angles an velocity encontrado no site . www.mathplayground.com/games.html 

Curiosidade: acessar site: http://www.zumodrive.com/share/7VgGOTYyYz 

Avaliação

     A avaliação deverá verificar o envolvimento dos alunos em todas as etapas e ainda se foram capazes de:

  ·  conceituar e Identificar ângulo agudo, ângulo reto e ângulo obtuso.  

 ·   estabelecer relações do conteúdo com outros conteúdos da matemática e com o cotidiano.  

 ·  ampliar o raciocínio geométrico diante de uma situação-problema.  

 ·  representar ângulos, identificando seus lados, seu vértice e sua classificação.

 ·  construir a definição de ângulo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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