Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Save Water! – dando conselhos sobre a economia de água em Inglês!

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Avaliar as causas da falta da água no mundo (localmente e internacionalmente)   
  2. Reconhecer e utilizar expressões de aconselhamento - If I were you (se eu fosse você), why don’t you (por que você não....) – em textos simples.   
  3. Reconhecer a forma e o uso dos verbos modais: could, would, should.   
  4. Reconhecer a forma e o uso dos verbos no imperativo (adaptado de: http://www.teachingenglish.org.uk/try/lesson-plans/save-water)    
  5. Produzir um pôster aconselhando e orientando sobre como economizar água em casa e na escola.
Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “causas da falta da água no mundo (localmente e internacionalmente)”, o professor irá propor a realização de um experimento com os alunos. Nesse sentido, o primeiro passo será requisitar que os alunos respondam, livremente em aula aberta, à seguinte questão:   

What percentage of Earth's water is available for human consumption? (Qual porcentagem da água da terra está disponível para consumo?)   

Os alunos que se sentirem à vontade poderão dizer suas opiniões. O professor gerenciará as discussões, buscando levar os alunos a considerar o que sabem sobre os oceanos e sobre o tipo de água considerada potável.   

Em seguida, o professor solicitará um voluntário para auxiliá-lo a responder a questão e entregará a este aluno uma garrafa pet de dois litros cheia de água colorida (com corante alimentício, por exemplo, para melhor visualização dos alunos) e um recipiente transparente e vazio. O professor dirá, então, que a água na garrafa representa toda a água do mundo e que o aluno voluntário deverá colocar a quantidade de água que considera que representa a porcentagem de água disponível para consumo no recipiente vazio, usando uma unidade de medida, por exemplo, uma jarra medidora de cozinha (Fig. 1). Neste momento, a turma toda deverá dar sugestões dizendo se mais ou menos água deve ser adicionada ao recipiente. O voluntário deverá ajustar a quantidade até que haja um consenso geral entre os alunos.

Figura 1 – Jarra Medidora

Fonte: http://www.solostocks.com/img/jarra-medidora-de-plastico-para-cocina-capacidad-1-litro-1000ml-4882381z0.jpg Acesso em: 05 de outubro de 2010.    

O professor deverá colocar a estimativa da turma (o recipiente transparente com água) em separado e dizer que agora ele demonstrará a quantidade de água que está disponível para o consumo. Em seguida, mostrará outra garrafa pet de dois litros cheia de água colorida e dizer que esta garrafa também representa toda a água do mundo e deverá medir 1,950 ml da água e colocar em um recipiente transparente vazio, dizendo aos alunos que este recipiente corresponde à água salgada do mundo – 97% da água do mundo, encontrada nos oceanos. O professor, então, deverá colar uma etiqueta no recipiente, na qual se lê: SALT WATER (ÁGUA SALGADA).   

Continuando, o professor então colocará os 50 ml restantes da garrafa em outro recipiente dizendo aos alunos que tal quantidade representa a água potável na Terra – 3%. O professor, na sequência, etiquetará este recipiente com o nome FRESH WATER (ÁGUA POTÁVEL) e pedirá aos alunos que façam uma estimativa a respeito de quanta água potável está disponível para uso humano.   

Para que os alunos verifiquem se suas estimativas estão corretas, o professor, em seguida, medirá 35 ml da água considerada potável e colocará em outro recipiente. Tal quantidade corresponde à água congelada nas calotas polares do planeta, portanto, o recipiente que a recebeu será denominado ICE CAPS (CALOTAS POLARES) (Fig. 2). O professor deverá relembrar os alunos que esta água é congelada, portanto não disponível para uso!

Figura 2 – Calotas Polares

Fonte: http://guiadicas.net/fotos/2009/02/causas-do-efeito-estufa.jpg  Acesso em: 05 de outubro de 2010.   

Em continuidade, o professor deverá medir 14,5 ml aproximadamente (porque esta quantidade corresponde a porcentagem de água potável no ar, no solo e no subsolo do planeta) da água potável e colocar em outro recipiente que deverá ser chamado de AIR, SOIL, AND UNDERGROUND (AR, SOLO E SUBSOLO) e dizer aos alunos que a água encontrada no ar, no solo e no subsolo não está disponível para uso humano. Nesta etapa, o recipiente chamado de FRESH WATER estará com uma média de 0,5 ml restantes (como, por exemplo, duas gotinhas de água). Tal recipiente deverá ser mostrado aos alunos pelo professor, que explicará que representa toda a quantidade de água potável disponível para consumo humano – menos de 1% da água do mundo!   

Na sequência, o professor dividirá a turma em grupos de três a quatro integrantes para que debatam sobre o experimento que acabaram de testemunhar em comparação com a apresentação das mesmas informações na atividade interativa “Global Water Distribution” (Fig. 3), conforme link abaixo.   

RECURSO - Global Water Distribution

http://www.teachersdomain.org/asset/ess05_int_waterdist/ 

Figura 3 – Imagem do Recurso   

OBSERVAÇÃO: para iniciar a interação com o recurso, os alunos deverão clicar no botão FRESH WATER DETAILS, localizado no centro da tela.   

O debate dos alunos deverá ter por base as seguintes questões norteadoras:   

 1. Where is fresh water located? (Onde se localiza a água potável?) – Rivers, swamps and lakes. (Rios, pântanos e lagos).      

2. Is this water a renewable resource? (Esta água é um recurso renovável?) – Yes, it is (Sim, é).   

Para finalizar esta etapa, os grupos deverão compartilhar algumas de suas idéias em aula aberta. O professor deverá lembrar os alunos que a água é necessária para a vida, e, portanto, é importante conservá-la e mantê-la para que fique disponível para o consumo humano, bem como para o consumo de plantas e animais (que muitas pessoas usam como alimento).   

Atividade adaptada de: http://www.teachersdomain.org/resource/ess05.sci.ess.watcyc.lp_waterconservation/ Acesso em 05 de outubro de 2010.    

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades de motivação, os alunos, novamente em grupos, aprofundarão o debate sobre o tema proposto, com base nas seguintes perguntas norteadoras:   

  1. What would you do to conserve water? (O que você faria para conservar a água?)   
  2. What water conservation techniques should be used by the communities, cities and countries? (Que técnicas de conservação de água deveriam ser usadas pelas comunidades, cidades e países?)   

Os grupos deverão responder tal pergunta com base em pesquisas na Internet (Fig. 4) para completar as seguintes frases, que expressam aconselhamento ou ordem:   

  • If I were you, I would ___________(to conserve water).
  • I think the communities should ___________ (to conserve water).
  • Why don’t countries ____________ (to conserve water)?
  • (Save) water!  

Por exemplo, as frases poderiam ser completadas da seguinte forma:   

  • If I were you I would take short showers to conserve water. – Se eu fosse você, eu tomaria banhos mais curtos para conservar a água.   
  • I think the communities should avoid pollution to conserve water. – Eu acredito que as comunidades devem evitar a poluição para conservar a água.   
  • Why don’t countries invest more money to conserve water? – Por que os países não investem mais dinheiro para conservar a água?   
  • Save water! (Economize água!)

RECURSO - Sites Sugeridos Para Pesquisa   

http://www.getoutzine.com/node/774    

http://www.seminolecountyfl.gov/envsrvs/watercon/important.asp    

http://www.monolake.org/about/waterconservation    

http://www.wateruseitwisely.com/ (Fig. 4)    

http://www.ehow.com/how_5458216_conserve-save-water.html

http://eartheasy.com/live_water_saving.htm    

http://www.lcra.org/water/save/watertips/index.html    

Figura 4 – Imagem do Recurso

O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. A elaboração das frases envolve o uso de expressões e dos verbos na forma do imperativo e de verbos modais para dar conselhos – portanto, o professor sugerirá aos alunos que pesquisem sobre o uso de tais expressões e formas verbais, caso tenham dificuldades na construção das frases.   

RECURSO - Sites para Pesquisa  

http://www.algosobre.com.br/ingles/conditional.html  

http://www.infoescola.com/ingles/modal-verbs/    

http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-advice.php (Fig. 5)    

http://www.brasilescola.com/ingles/conditionals.htm    

http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1691u33.jhtm    

http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/Conditional2.php    

http://www.colegioweb.com.br/ingles/modal-verbs.html  

http://www.infoescola.com/ingles/simple-conditional-would/

Figura 5 – Imagem do Recurso   

Em seguida, os grupos apresentarão as frases que escreveram oralmente, e, em um processo colaborativo, toda a turma comentará sobre quais seriam as melhores sugestões e orientações para a conservação da água potável no planeta.   

Para concluir esta etapa, o professor requisitará que cada grupo escreva pelo menos uma das frases produzidas em Inglês na lousa, para que sirvam de referência para a realização da próxima atividade.

ATIVIDADE 2   

Nesta etapa, a partir das frases criadas na atividade anterior, os grupos produzirão um pôster aconselhando e orientando sobre como economizar água em casa e na escola. Para tanto, sugerimos que utilizem o aplicativo BrOffice Draw (Fig. 6), uma ferramenta gratuita para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e tudo mais, com qualidade e suportando a inclusão de imagens, gráficos e desenho e formas geométricas, textos, filmes, sons e muito mais.   

OBSERVAÇÃO: para usar tal aplicativo, é necessário salvá-lo e instalá-lo no(s) computadore(s) previamente a realização da aula!   

RECURSO -  BrOffice Draw

http://pt.openoffice.org/about/draw.htm 

Figura 6 – Imagem do Recurso   

Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando quanto à seleção de imagens e escrita das frases. Algumas instruções sobre com criar cartazes de forma adequada podem ser acessadas pelo professor e pelos alunos nos links abaixo.   

RECURSO  - Como Criar Cartazes

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/fazer_cartaz.htm    

http://vocesabendomais.blogspot.com/2009/05/trabalho-escolar-cartaz.html

ATIVIDADE 3   

Nesta atividade Será feita uma “poster session” (exibição de cartazes). Os cartazes serão impressos e colados nas paredes da sala para que todos os alunos tenham oportunidade de circular pelo ambiente, como se estivessem em uma exposição de artes, visualizando as fotos, lendo as descrições e avaliando a criatividade dos autores em sua criação (Fig. 7).   

Figura 7 – Exposição de Cartazes

Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg   Acesso em: 04 de outubro de 2010.   

Cada grupo se posicionará ao lado de seu cartaz e receberá um número. O professor solicitará que a turma comente os cartazes, seguindo a ordem numérica dos grupos, isto é, cada grupo terá a oportunidade de ouvir comentários sobre seu cartaz, no que diz respeito às informações apresentadas e a criatividade na construção do mesmo. O professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos. Ao final, os grupos terão a oportunidade de revisar seus pôsteres, reescrevendo e reorganizando o que julgarem necessário de acordo com os comentários e correções sugeridas pela turma e pelo professor.   

SUGESTÕES   

1.      Os pôsteres poderão ser afixados nas áreas comuns da escola, tais como corredores, pátio etc.

2.      Em colaboração com o professor de Ciências, Geografia e Biologia, convidar um palestrante do departamento de águas da região para explicar o processo de como a água é canalizada e tratada até chegar às casas, escolas, igrejas etc. Em colaboração com o professor de Ciências, Geografia e Biologia, realizar uma excursão para uma usina de tratamento de água.

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO -  Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false 

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como a compreensão e uso das expressões de aconselhamento e dos verbos no imperativo para se expressar sobre o tema da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.