18/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
MOTIVAÇÃO
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “causas da falta da água no mundo (localmente e internacionalmente)”, o professor irá propor a realização de um experimento com os alunos. Nesse sentido, o primeiro passo será requisitar que os alunos respondam, livremente em aula aberta, à seguinte questão:
What percentage of Earth's water is available for human consumption? (Qual porcentagem da água da terra está disponível para consumo?)
Os alunos que se sentirem à vontade poderão dizer suas opiniões. O professor gerenciará as discussões, buscando levar os alunos a considerar o que sabem sobre os oceanos e sobre o tipo de água considerada potável.
Em seguida, o professor solicitará um voluntário para auxiliá-lo a responder a questão e entregará a este aluno uma garrafa pet de dois litros cheia de água colorida (com corante alimentício, por exemplo, para melhor visualização dos alunos) e um recipiente transparente e vazio. O professor dirá, então, que a água na garrafa representa toda a água do mundo e que o aluno voluntário deverá colocar a quantidade de água que considera que representa a porcentagem de água disponível para consumo no recipiente vazio, usando uma unidade de medida, por exemplo, uma jarra medidora de cozinha (Fig. 1). Neste momento, a turma toda deverá dar sugestões dizendo se mais ou menos água deve ser adicionada ao recipiente. O voluntário deverá ajustar a quantidade até que haja um consenso geral entre os alunos.
Figura 1 – Jarra Medidora
Fonte: http://www.solostocks.com/img/jarra-medidora-de-plastico-para-cocina-capacidad-1-litro-1000ml-4882381z0.jpg Acesso em: 05 de outubro de 2010.
O professor deverá colocar a estimativa da turma (o recipiente transparente com água) em separado e dizer que agora ele demonstrará a quantidade de água que está disponível para o consumo. Em seguida, mostrará outra garrafa pet de dois litros cheia de água colorida e dizer que esta garrafa também representa toda a água do mundo e deverá medir 1,950 ml da água e colocar em um recipiente transparente vazio, dizendo aos alunos que este recipiente corresponde à água salgada do mundo – 97% da água do mundo, encontrada nos oceanos. O professor, então, deverá colar uma etiqueta no recipiente, na qual se lê: SALT WATER (ÁGUA SALGADA).
Continuando, o professor então colocará os 50 ml restantes da garrafa em outro recipiente dizendo aos alunos que tal quantidade representa a água potável na Terra – 3%. O professor, na sequência, etiquetará este recipiente com o nome FRESH WATER (ÁGUA POTÁVEL) e pedirá aos alunos que façam uma estimativa a respeito de quanta água potável está disponível para uso humano.
Para que os alunos verifiquem se suas estimativas estão corretas, o professor, em seguida, medirá 35 ml da água considerada potável e colocará em outro recipiente. Tal quantidade corresponde à água congelada nas calotas polares do planeta, portanto, o recipiente que a recebeu será denominado ICE CAPS (CALOTAS POLARES) (Fig. 2). O professor deverá relembrar os alunos que esta água é congelada, portanto não disponível para uso!
Figura 2 – Calotas Polares
Fonte: http://guiadicas.net/fotos/2009/02/causas-do-efeito-estufa.jpg Acesso em: 05 de outubro de 2010.
Em continuidade, o professor deverá medir 14,5 ml aproximadamente (porque esta quantidade corresponde a porcentagem de água potável no ar, no solo e no subsolo do planeta) da água potável e colocar em outro recipiente que deverá ser chamado de AIR, SOIL, AND UNDERGROUND (AR, SOLO E SUBSOLO) e dizer aos alunos que a água encontrada no ar, no solo e no subsolo não está disponível para uso humano. Nesta etapa, o recipiente chamado de FRESH WATER estará com uma média de 0,5 ml restantes (como, por exemplo, duas gotinhas de água). Tal recipiente deverá ser mostrado aos alunos pelo professor, que explicará que representa toda a quantidade de água potável disponível para consumo humano – menos de 1% da água do mundo!
Na sequência, o professor dividirá a turma em grupos de três a quatro integrantes para que debatam sobre o experimento que acabaram de testemunhar em comparação com a apresentação das mesmas informações na atividade interativa “Global Water Distribution” (Fig. 3), conforme link abaixo.
RECURSO - Global Water Distribution
http://www.teachersdomain.org/asset/ess05_int_waterdist/
Figura 3 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: para iniciar a interação com o recurso, os alunos deverão clicar no botão FRESH WATER DETAILS, localizado no centro da tela.
O debate dos alunos deverá ter por base as seguintes questões norteadoras:
1. Where is fresh water located? (Onde se localiza a água potável?) – Rivers, swamps and lakes. (Rios, pântanos e lagos).
2. Is this water a renewable resource? (Esta água é um recurso renovável?) – Yes, it is (Sim, é).
Para finalizar esta etapa, os grupos deverão compartilhar algumas de suas idéias em aula aberta. O professor deverá lembrar os alunos que a água é necessária para a vida, e, portanto, é importante conservá-la e mantê-la para que fique disponível para o consumo humano, bem como para o consumo de plantas e animais (que muitas pessoas usam como alimento).
Atividade adaptada de: http://www.teachersdomain.org/resource/ess05.sci.ess.watcyc.lp_waterconservation/ Acesso em 05 de outubro de 2010.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades de motivação, os alunos, novamente em grupos, aprofundarão o debate sobre o tema proposto, com base nas seguintes perguntas norteadoras:
Os grupos deverão responder tal pergunta com base em pesquisas na Internet (Fig. 4) para completar as seguintes frases, que expressam aconselhamento ou ordem:
Por exemplo, as frases poderiam ser completadas da seguinte forma:
RECURSO - Sites Sugeridos Para Pesquisa
http://www.getoutzine.com/node/774
http://www.seminolecountyfl.gov/envsrvs/watercon/important.asp
http://www.monolake.org/about/waterconservation
http://www.wateruseitwisely.com/ (Fig. 4)
http://www.ehow.com/how_5458216_conserve-save-water.html
http://eartheasy.com/live_water_saving.htm
http://www.lcra.org/water/save/watertips/index.html
Figura 4 – Imagem do Recurso
O professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades. A elaboração das frases envolve o uso de expressões e dos verbos na forma do imperativo e de verbos modais para dar conselhos – portanto, o professor sugerirá aos alunos que pesquisem sobre o uso de tais expressões e formas verbais, caso tenham dificuldades na construção das frases.
RECURSO - Sites para Pesquisa
http://www.algosobre.com.br/ingles/conditional.html
http://www.infoescola.com/ingles/modal-verbs/
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-advice.php (Fig. 5)
http://www.brasilescola.com/ingles/conditionals.htm
http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1691u33.jhtm
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/Conditional2.php
http://www.colegioweb.com.br/ingles/modal-verbs.html
http://www.infoescola.com/ingles/simple-conditional-would/
Figura 5 – Imagem do Recurso
Em seguida, os grupos apresentarão as frases que escreveram oralmente, e, em um processo colaborativo, toda a turma comentará sobre quais seriam as melhores sugestões e orientações para a conservação da água potável no planeta.
Para concluir esta etapa, o professor requisitará que cada grupo escreva pelo menos uma das frases produzidas em Inglês na lousa, para que sirvam de referência para a realização da próxima atividade.
ATIVIDADE 2
Nesta etapa, a partir das frases criadas na atividade anterior, os grupos produzirão um pôster aconselhando e orientando sobre como economizar água em casa e na escola. Para tanto, sugerimos que utilizem o aplicativo BrOffice Draw (Fig. 6), uma ferramenta gratuita para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e tudo mais, com qualidade e suportando a inclusão de imagens, gráficos e desenho e formas geométricas, textos, filmes, sons e muito mais.
OBSERVAÇÃO: para usar tal aplicativo, é necessário salvá-lo e instalá-lo no(s) computadore(s) previamente a realização da aula!
RECURSO - BrOffice Draw
http://pt.openoffice.org/about/draw.htm
Figura 6 – Imagem do Recurso
Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando quanto à seleção de imagens e escrita das frases. Algumas instruções sobre com criar cartazes de forma adequada podem ser acessadas pelo professor e pelos alunos nos links abaixo.
RECURSO - Como Criar Cartazes
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/fazer_cartaz.htm
http://vocesabendomais.blogspot.com/2009/05/trabalho-escolar-cartaz.html
ATIVIDADE 3
Nesta atividade Será feita uma “poster session” (exibição de cartazes). Os cartazes serão impressos e colados nas paredes da sala para que todos os alunos tenham oportunidade de circular pelo ambiente, como se estivessem em uma exposição de artes, visualizando as fotos, lendo as descrições e avaliando a criatividade dos autores em sua criação (Fig. 7).
Figura 7 – Exposição de Cartazes
Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg Acesso em: 04 de outubro de 2010.
Cada grupo se posicionará ao lado de seu cartaz e receberá um número. O professor solicitará que a turma comente os cartazes, seguindo a ordem numérica dos grupos, isto é, cada grupo terá a oportunidade de ouvir comentários sobre seu cartaz, no que diz respeito às informações apresentadas e a criatividade na construção do mesmo. O professor fará as intervenções que julgar necessárias, visando orientar e organizar os trabalhos. Ao final, os grupos terão a oportunidade de revisar seus pôsteres, reescrevendo e reorganizando o que julgarem necessário de acordo com os comentários e correções sugeridas pela turma e pelo professor.
SUGESTÕES
1. Os pôsteres poderão ser afixados nas áreas comuns da escola, tais como corredores, pátio etc.
2. Em colaboração com o professor de Ciências, Geografia e Biologia, convidar um palestrante do departamento de águas da região para explicar o processo de como a água é canalizada e tratada até chegar às casas, escolas, igrejas etc. Em colaboração com o professor de Ciências, Geografia e Biologia, realizar uma excursão para uma usina de tratamento de água.
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como a compreensão e uso das expressões de aconselhamento e dos verbos no imperativo para se expressar sobre o tema da aula.
Quatro estrelas 2 classificações
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25/08/2015
Cinco estrelasAdorei a proposta, acho que também seria interessante a construção de um gráfico sobre a disponibilidade de água potável para complementar a experiência.
27/10/2010
Três estrelasMuito rica sua aula. E de grande importância. Thank you!