Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Money, Money, Money! – Como você usa o seu dinheiro?

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Debater sobre o tema: “relação que as pessoas estabelecem com o dinheiro nas diferentes culturas” para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita em Inglês   
  2. Criar e utilizar questões simples em inglês nas suas diferentes formas   
  3. Reconhecer a forma e utilizar os tempos verbais: presente, passado e futuro simples em textos simples em Inglês   

(adaptado de: http://www.teachingenglish.org.uk/try/lesson-plans/rich

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tempos verbais: presente, passado, futuro simples em Inglês.   

Formulação de questões simples em Inglês.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “relação que as pessoas estabelecem com o dinheiro nas diferentes culturas”, o professor apresentará, em forma de transparência, slides ou impressos, os logotipos de alguns programas televisivos em que oferecem prêmios em dinheiro aos participantes (Figs. 1, 2, 3, 4 e 5):    

Figura 1 – A Fazenda

Fonte: http://fica-dica.com/wp-content/uploads/A-Fazenda-da-Record.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.    

Figura 2 – Big Brother

Fonte: http://www.mundovip.org/images/bbb11.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.    

Figura 3 – Busão do Brasil

Fonte: http://www.visitei.net/wp-content/uploads/2010/08/Bus%C3%A3o-do-Brasil-inscri%C3%A7%C3%A3o-www.busaodobrasil.com_.br_.bmp Acesso em: 06 de outubro de 2010.    

Figura 4 – Mega Senha

Fonte: http://ocanal.files.wordpress.com/2010/05/megasenha.jpg?w=446&h=248&h=248 Acesso em: 06 de outubro de 2010.   

 

Figura 5 – Um Contra Cem

Fonte: http://ocanal.files.wordpress.com/2009/09/1-contra-100-logo1.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.    

A partir da exibição das figuras o professor fará, preferencialmente em Inglês, alguns questionamentos aos alunos, em aula aberta, visando iniciar um debate sobre o tema (money – dinheiro):   

  1. Do you know these programs? (Você conhece estes programas?)
  2. Why do people participate of such programs? (Por que as pessoas participam de tais programas?)
  3. Do you think people participate of these programs because of the money they can win? (Você acredita que as pessoas participam de tais programas por causa do dinheiro que podem ganhar?)
  4. What is your opinion about the money prize offered to the participants of these programs? Is it too much money? (O que você pensa sobre o prêmio em dinheiro oferecido aos participantes desses programas? É dinheiro demais?)
  5. If you had the opportunity of winning a lot of money in one of these programs, what would you do with it? Why? (Se você tivesse a oportunidade de ganhar muito dinheiro em um desses programas, o que você faria com ele? Por quê?)   

Os alunos que se sentirem à vontade manifestarão suas opiniões. O professor gerenciará e organizará os debates, tendo em vista favorecer a participação de todos os alunos.

ATIVIDADE 1   

Como continuidade às atividades de Motivação, o professor proporá aos alunos que imaginem que foram os vencedores em um destes programas e receberam uma grande quantia em dinheiro, instigando-os a refletir sobre como seria sua vida com base nas seguintes questões norteadoras que deverão ser feitas preferencialmente em Inglês:   

  1. Where do you live? (Onde você mora?)
  2. Do you have a car? Which one? (Você tem um carro? Qual?)
  3. Do you travel a lot? Where do you usually go? (Você viaja muito? Para onde você geralmente vai?)
  4. What is the most valuable possession that you have? (Qual é o item mais valioso que você possui?)
  5. Are you married? (Você é casado(a)?)
  6. Do you have children? (Você tem filhos?)
  7. Is  it good or bad to be rich? (Ser rico é bom ou ruim?)

Após um breve debate, os alunos serão divididos em grupos de quatro integrantes. Assim, em grupos, os alunos deverão completar a atividade que corresponde a criar uma entrevista com uma pessoa que acabou de ser ganhadora de uma grande quantia de dinheiro em um programa televisivo. Para tanto, cada aluno do grupo receberá dois tipos de folha de atividade (Fig. 6) – uma para a criação das respostas do ganhador e outra para a criação das perguntas a serem feitas pelos repórteres.  

 

RECURSO - Folha de Atividade Para Entrevista

https://docs.google.com/document/edit?id=1sXk3cnA0zxlDKZIXcjKxyXGonaK5Rm2AvltUH6a4B5Y&hl=en&authkey=CO3Di68O#

  

Figura 6 – Imagem do Recurso   

OBSERVAÇÃO: A folha de atividade poderá ser salva selecionando a opção FILE no canto superior esquerdo da tela e logo depois a opção DOWNLOAD.   

Conforme a proposta das atividades da folha, os alunos deverão preparar as perguntas e as respostas da entrevista sugerida. Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando o processo.   

As questões formuladas poderão ser:   

Work

What do you do?/ What’s your job?

How long have you been an actor?

How much money have you got/ do you earn?  

Family

Are you married or single?

When did you get married/How long have you been married?

Have you got any children/kids? How many?   

Home Where do you live?

How long have you lived in California?  

 

Transport and travel

Have you got a car?

How do you usually travel? What places have you visited?   

Possessions

What’s your most valuable possession? Why is it valuable?  

Opinion

What are the good and bad things about being famous?

Does money make you happy? Why? / Why not?   

(adaptado de: http://www.teachingenglish.org.uk/try/lesson-plans/rich Acesso em: 06 de outubro de 2010).   

ATIVIDADE 2   

Dando sequência às atividades destas aulas, o professor deverá organizar os alunos em duas filas, de modo a que cada um esteja em frente à outra pessoa. Inicialmente os alunos que estiverem na fila à direita do professor serão os entrevistadores, e os que estiverem à esquerda serão os entrevistados. Se houver número ímpar de alunos, sugerimos que dois alunos sejam entrevistadores de um aluno. Assim, um aluno entrevistará o outro oralmente e em Inglês (o que estiver na mesma posição na outra fila – por exemplo, o primeiro aluno da fila da direita entrevistará o primeiro aluno da fila à esquerda), com base nas perguntas e respostas da folha de atividade, realizando anotações das respostas dadas pelo colega entrevistado.   

O professor deverá supervisionar o processo, auxiliando na pronúncia e entonação adequadas das questões e respostas. Também, poderá encorajar os alunos que terminaram primeiro a criarem mais perguntas e continuar a entrevista. Quando a maioria das duplas tiver terminado, os papéis deverão ser invertidos (quem era jornalista passa a ser entrevistado e quem era entrevistado passa a ser jornalista) e o processo se repetirá. Caso o professor considere necessário, poderá propor a realização da entrevista novamente, modificando as duplas.   

ATIVIDADE 3   

Nesta etapa, todos os alunos retornarão aos seus grupos originais (de quatro integrantes). Cada grupo deverá escrever um artigo sobre um ganhador de um grande prêmio em um programa televisivo com base nas anotações feitas durante a entrevista proposta na Atividade 2. Para tanto, sugerimos o uso de editores de texto tais como o tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 7), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.   

RECURSO – BrOffice Writer

http://www.broffice.org/

  

Figura 7 – Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.    

Para a realização da atividade, sugerimos que o professor proponha um modelo para os alunos, que poderá ser exibido na forma de transparência ou slide ou, ainda, entregue na forma de folha de atividade (Fig. 8).   

RECURSO - Modelo de Artigo

https://docs.google.com/document/edit?id=1oEJ3dq2BS5ERzedNSkhUH7ULaPUb6TPmeKnsJUIKO4o&hl=en&authkey=CKKw09IE&pli=1#    

Figura 8 – Imagem do Recurso   

Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando quanto escrita dos artigos.  

ATIVIDADE 4   

Os artigos produzidos pelos alunos serão impressos e colados nas paredes da sala de aula, para que todos os alunos tenham oportunidade de circular pelo ambiente, como se estivessem em uma exposição de artes, lendo os textos e avaliando a criatividade dos autores em sua criação (Fig. 9).   

Figura 7 – Exposição dos Textos

Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg Acesso em: 04 de outubro de 2010.   

Ao lado de cada artigo haverá uma folha em branco, para que os alunos possam escrever seus comentários sobre eles, preferencialmente em Inglês. Por exemplo, os alunos poderão escrever: “This is funny!” (É engraçado!) ou “I liked it!” (Eu gostei!)   

ATIVIDADE 5

Para finalizar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate, preferencialmente em aula aberta e em Inglês, visando proporcionar um momento de reflexão sobre o uso consciente do dinheiro.   

Em um primeiro momento, será exibido o vídeo “Lady Kate Tô Pagando Video Show Zorra Total” (Fig. 8), com a duração de 3:23 minutos, que corresponde à uma entrevista com a personagem Lady Kate do programa humorístico Zorra Total. Ao final o professor perguntará aos alunos, preferencialmente em Inglês:   

How does Lady Kate use her money? - She uses her money to buy all she wants and to try to manipulate the situations. (Como Lady Kate usa seu dinheiro? - Ela usa o dinheiro para comprar tudo o que quer e tentar manipular as situações).

What does money mean to her? - For her, money means power and acceptance. (O que o dinheiro significa para ela? – Para ela, o dinheiro significa poder e aceitação).   

RECURSO - Vídeo “Lady Kate Tô Pagando Video Show Zorra Total”

http://www.youtube.com/watch?v=5112ZVkjE-o&feature=player_embedded   

Figura 8 – Imagem do Recurso   

A partir das questões sobre o vídeo, o debate continuará. Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:   

1.      How many people do you know who have won money in a contest or by gambling? Do you know anyone who has lost money by gambling? - Point out that the number of people who have won money is relatively small when they consider compared to all the people the students know in their school and community, or all the people in the country. (Quantas pessoas que você conhece que ganharam dinheiro em uma competição (concurso) ou fazendo apostas em jogos de loteria tais como Megasena etc..? – Aponte que o número de pessoas que ganharam dinheiro é relativamente pequeno quando considerado em comparação ao total de pessoas que conhecem na sua escola ou comunidade, ou com todas as pessoas do país.

2.      Why do you think newspapers and television reporters make a big deal when someone wins a lot of money in a lottery or contest? - Because the chance of someone winning is so small. (Por que, na sua opinião, os repórteres de televisão ou jornais fazem um estardalhaço quando alguém ganha muito dinheiro na loteria ou em uma competição (concurso)? – Porque a chance de alguém ganhar é bem pequena.)

3.      How do most people get their money? – Working and receiving a salary. (Como a maior parte das pessoas ganha seu dinheiro? – Trabalhando e recebendo um salário.)

4.      Do you think that people from different countries have a different attitude towards money? -  In all cultures money represent safety, social acceptance and power. Also, it can represent sin and shame, according to the situation.  (Você acredita que pessoas dos diferentes países têm diferentes atitudes em relação ao dinheiro? – Em todas as culturas o dinheiro representa segurança, aceitação social e poder. Também, pode representar pecado e vergonha, conforme a situação.) 

Questões adaptadas de: http://www.econedlink.org/lessons/index.php?lid=475&type=educator Acesso em: 06 de outubro de 2010.    

O professor deverá organizar e gerenciar o debate, de modo a levar os alunos a perceberem que embora as pessoas possam ganhar dinheiro em jogos, competições e apostas, a maioria obtém seu dinheiro através do trabalho assalariado, pois não podem depender da sorte para a sua sobrevivência. Caso necessite maiores informações sobre o significado e uso do dinheiro, o professor poderá consultar os seguintes sites:

RECURSO -  Sites Para Consulta   

http://en.wikipedia.org/wiki/Money  

http://money.howstuffworks.com/  

http://www.cbc.ca/money/  

http://www.usatoday.com/money/default.htm  

http://www.istoedinheiro.com.br/    

Ao final do debate os alunos, em grupos (os mesmos das tarefas anteriores), produzirão, sob a supervisão do professor, pequenos textos, preferencialmente em Inglês, sobre o significado e uso do dinheiro. Tais textos serão postados nos murais da escola, ou ainda, poderão ser postados em um blog da turma/escola blog da turma/da escola. Ao final deste momento, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar os textos dos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito do tema “relação que as pessoas estabelecem com o dinheiro”.     

SUGESTÕES   

1. Como estímulo a participação no debate, poderá ser exibido o vídeo “DIRE STRAITS - MONEY FOR NOTHING” (Fig. 9) com a duração de 4:48 minutos, com a análise discussão da letra da mesma.   

RECURSO -  Vídeo DIRE STRAITS - MONEY FOR NOTHING 

http://www.youtube.com/watch?v=VsnA0ix9hZU  

Figura 9 – Imagem do Recurso   

RECURSO - Letra da Música “Money for Nothing (Dire Straits)” 

http://letras.terra.com.br/dire-straits/11036/traducao.html      

2. Desenvolver atividades de compreensão auditiva a partir de outras músicas que tratem do tema “Money –dinheiro”, tais como:   

  1. Money Talks (AC/DC) http://letras.terra.com.br/ac-dc/660/     
  2. Money (Pink Floyd) http://letras.terra.com.br/pink-floyd/63079/  
  3. Can't Buy Me Love (The Beatles) http://letras.terra.com.br/the-beatles/287/ 
  4. Material Girl (Madonna) http://letras.terra.com.br/madonna/64680/ 
  5. Opportunities - Let's make lots of money (Pet Shop Boys) http://letras.terra.com.br/pet-shop-boys/30557/ 
  6. Money Changes Everything (Cyndi Lauper) http://letras.terra.com.br/cyndi-lauper/68555/ 
  7. Money Honey (Lady Gaga) http://letras.terra.com.br/lady-gaga/1319935/traducao.html    

3. Promover palestra sobre educação financeira, em colaboração com o professor de Matemática.

Recursos Complementares

Dicionário português-inglês   

RECURSO -  Dictionary. com 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como criatividade e adequação para formular e utilizar de questões simples em inglês nas suas diferentes formas, reconhecendo e utilizando a forma e utilizar os tempos verbais presente, passado e futuro simples em textos simples em Inglês.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.