18/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
(adaptado de: http://www.teachingenglish.org.uk/try/lesson-plans/rich)
Tempos verbais: presente, passado, futuro simples em Inglês.
Formulação de questões simples em Inglês.
MOTIVAÇÃO
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas, “relação que as pessoas estabelecem com o dinheiro nas diferentes culturas”, o professor apresentará, em forma de transparência, slides ou impressos, os logotipos de alguns programas televisivos em que oferecem prêmios em dinheiro aos participantes (Figs. 1, 2, 3, 4 e 5):
Figura 1 – A Fazenda
Fonte: http://fica-dica.com/wp-content/uploads/A-Fazenda-da-Record.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
Figura 2 – Big Brother
Fonte: http://www.mundovip.org/images/bbb11.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
Figura 3 – Busão do Brasil
Fonte: http://www.visitei.net/wp-content/uploads/2010/08/Bus%C3%A3o-do-Brasil-inscri%C3%A7%C3%A3o-www.busaodobrasil.com_.br_.bmp Acesso em: 06 de outubro de 2010.
Figura 4 – Mega Senha
Fonte: http://ocanal.files.wordpress.com/2010/05/megasenha.jpg?w=446&h=248&h=248 Acesso em: 06 de outubro de 2010.
Figura 5 – Um Contra Cem
Fonte: http://ocanal.files.wordpress.com/2009/09/1-contra-100-logo1.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
A partir da exibição das figuras o professor fará, preferencialmente em Inglês, alguns questionamentos aos alunos, em aula aberta, visando iniciar um debate sobre o tema (money – dinheiro):
Os alunos que se sentirem à vontade manifestarão suas opiniões. O professor gerenciará e organizará os debates, tendo em vista favorecer a participação de todos os alunos.
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades de Motivação, o professor proporá aos alunos que imaginem que foram os vencedores em um destes programas e receberam uma grande quantia em dinheiro, instigando-os a refletir sobre como seria sua vida com base nas seguintes questões norteadoras que deverão ser feitas preferencialmente em Inglês:
Após um breve debate, os alunos serão divididos em grupos de quatro integrantes. Assim, em grupos, os alunos deverão completar a atividade que corresponde a criar uma entrevista com uma pessoa que acabou de ser ganhadora de uma grande quantia de dinheiro em um programa televisivo. Para tanto, cada aluno do grupo receberá dois tipos de folha de atividade (Fig. 6) – uma para a criação das respostas do ganhador e outra para a criação das perguntas a serem feitas pelos repórteres.
RECURSO - Folha de Atividade Para Entrevista
Figura 6 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: A folha de atividade poderá ser salva selecionando a opção FILE no canto superior esquerdo da tela e logo depois a opção DOWNLOAD.
Conforme a proposta das atividades da folha, os alunos deverão preparar as perguntas e as respostas da entrevista sugerida. Neste momento, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando o processo.
As questões formuladas poderão ser:
Work
What do you do?/ What’s your job?
How long have you been an actor?
How much money have you got/ do you earn?
Family
Are you married or single?
When did you get married/How long have you been married?
Have you got any children/kids? How many?
Home Where do you live?
How long have you lived in California?
Transport and travel
Have you got a car?
How do you usually travel? What places have you visited?
Possessions
What’s your most valuable possession? Why is it valuable?
Opinion
What are the good and bad things about being famous?
Does money make you happy? Why? / Why not?
(adaptado de: http://www.teachingenglish.org.uk/try/lesson-plans/rich Acesso em: 06 de outubro de 2010).
ATIVIDADE 2
Dando sequência às atividades destas aulas, o professor deverá organizar os alunos em duas filas, de modo a que cada um esteja em frente à outra pessoa. Inicialmente os alunos que estiverem na fila à direita do professor serão os entrevistadores, e os que estiverem à esquerda serão os entrevistados. Se houver número ímpar de alunos, sugerimos que dois alunos sejam entrevistadores de um aluno. Assim, um aluno entrevistará o outro oralmente e em Inglês (o que estiver na mesma posição na outra fila – por exemplo, o primeiro aluno da fila da direita entrevistará o primeiro aluno da fila à esquerda), com base nas perguntas e respostas da folha de atividade, realizando anotações das respostas dadas pelo colega entrevistado.
O professor deverá supervisionar o processo, auxiliando na pronúncia e entonação adequadas das questões e respostas. Também, poderá encorajar os alunos que terminaram primeiro a criarem mais perguntas e continuar a entrevista. Quando a maioria das duplas tiver terminado, os papéis deverão ser invertidos (quem era jornalista passa a ser entrevistado e quem era entrevistado passa a ser jornalista) e o processo se repetirá. Caso o professor considere necessário, poderá propor a realização da entrevista novamente, modificando as duplas.
ATIVIDADE 3
Nesta etapa, todos os alunos retornarão aos seus grupos originais (de quatro integrantes). Cada grupo deverá escrever um artigo sobre um ganhador de um grande prêmio em um programa televisivo com base nas anotações feitas durante a entrevista proposta na Atividade 2. Para tanto, sugerimos o uso de editores de texto tais como o tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 7), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO – BrOffice Writer
Figura 7 – Imagem do Recurso
Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
Para a realização da atividade, sugerimos que o professor proponha um modelo para os alunos, que poderá ser exibido na forma de transparência ou slide ou, ainda, entregue na forma de folha de atividade (Fig. 8).
RECURSO - Modelo de Artigo
Figura 8 – Imagem do Recurso
Durante a realização da atividade o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando quanto escrita dos artigos.
ATIVIDADE 4
Os artigos produzidos pelos alunos serão impressos e colados nas paredes da sala de aula, para que todos os alunos tenham oportunidade de circular pelo ambiente, como se estivessem em uma exposição de artes, lendo os textos e avaliando a criatividade dos autores em sua criação (Fig. 9).
Figura 7 – Exposição dos Textos
Fonte: http://www.design.cmu.edu/files/2481frybirdrohrbach_450x300aj_1.jpg Acesso em: 04 de outubro de 2010.
Ao lado de cada artigo haverá uma folha em branco, para que os alunos possam escrever seus comentários sobre eles, preferencialmente em Inglês. Por exemplo, os alunos poderão escrever: “This is funny!” (É engraçado!) ou “I liked it!” (Eu gostei!)
ATIVIDADE 5
Para finalizar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate, preferencialmente em aula aberta e em Inglês, visando proporcionar um momento de reflexão sobre o uso consciente do dinheiro.
Em um primeiro momento, será exibido o vídeo “Lady Kate Tô Pagando Video Show Zorra Total” (Fig. 8), com a duração de 3:23 minutos, que corresponde à uma entrevista com a personagem Lady Kate do programa humorístico Zorra Total. Ao final o professor perguntará aos alunos, preferencialmente em Inglês:
How does Lady Kate use her money? - She uses her money to buy all she wants and to try to manipulate the situations. (Como Lady Kate usa seu dinheiro? - Ela usa o dinheiro para comprar tudo o que quer e tentar manipular as situações).
What does money mean to her? - For her, money means power and acceptance. (O que o dinheiro significa para ela? – Para ela, o dinheiro significa poder e aceitação).
RECURSO - Vídeo “Lady Kate Tô Pagando Video Show Zorra Total”
http://www.youtube.com/watch?v=5112ZVkjE-o&feature=player_embedded
Figura 8 – Imagem do Recurso
A partir das questões sobre o vídeo, o debate continuará. Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:
1. How many people do you know who have won money in a contest or by gambling? Do you know anyone who has lost money by gambling? - Point out that the number of people who have won money is relatively small when they consider compared to all the people the students know in their school and community, or all the people in the country. (Quantas pessoas que você conhece que ganharam dinheiro em uma competição (concurso) ou fazendo apostas em jogos de loteria tais como Megasena etc..? – Aponte que o número de pessoas que ganharam dinheiro é relativamente pequeno quando considerado em comparação ao total de pessoas que conhecem na sua escola ou comunidade, ou com todas as pessoas do país.
2. Why do you think newspapers and television reporters make a big deal when someone wins a lot of money in a lottery or contest? - Because the chance of someone winning is so small. (Por que, na sua opinião, os repórteres de televisão ou jornais fazem um estardalhaço quando alguém ganha muito dinheiro na loteria ou em uma competição (concurso)? – Porque a chance de alguém ganhar é bem pequena.)
3. How do most people get their money? – Working and receiving a salary. (Como a maior parte das pessoas ganha seu dinheiro? – Trabalhando e recebendo um salário.)
4. Do you think that people from different countries have a different attitude towards money? - In all cultures money represent safety, social acceptance and power. Also, it can represent sin and shame, according to the situation. (Você acredita que pessoas dos diferentes países têm diferentes atitudes em relação ao dinheiro? – Em todas as culturas o dinheiro representa segurança, aceitação social e poder. Também, pode representar pecado e vergonha, conforme a situação.)
Questões adaptadas de: http://www.econedlink.org/lessons/index.php?lid=475&type=educator Acesso em: 06 de outubro de 2010.
O professor deverá organizar e gerenciar o debate, de modo a levar os alunos a perceberem que embora as pessoas possam ganhar dinheiro em jogos, competições e apostas, a maioria obtém seu dinheiro através do trabalho assalariado, pois não podem depender da sorte para a sua sobrevivência. Caso necessite maiores informações sobre o significado e uso do dinheiro, o professor poderá consultar os seguintes sites:
RECURSO - Sites Para Consulta
http://en.wikipedia.org/wiki/Money
http://money.howstuffworks.com/
http://www.usatoday.com/money/default.htm
http://www.istoedinheiro.com.br/
Ao final do debate os alunos, em grupos (os mesmos das tarefas anteriores), produzirão, sob a supervisão do professor, pequenos textos, preferencialmente em Inglês, sobre o significado e uso do dinheiro. Tais textos serão postados nos murais da escola, ou ainda, poderão ser postados em um blog da turma/escola blog da turma/da escola. Ao final deste momento, todos os alunos terão a oportunidade de ler e comentar os textos dos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito do tema “relação que as pessoas estabelecem com o dinheiro”.
SUGESTÕES
1. Como estímulo a participação no debate, poderá ser exibido o vídeo “DIRE STRAITS - MONEY FOR NOTHING” (Fig. 9) com a duração de 4:48 minutos, com a análise discussão da letra da mesma.
RECURSO - Vídeo DIRE STRAITS - MONEY FOR NOTHING
http://www.youtube.com/watch?v=VsnA0ix9hZU
Figura 9 – Imagem do Recurso
RECURSO - Letra da Música “Money for Nothing (Dire Straits)”
http://letras.terra.com.br/dire-straits/11036/traducao.html
2. Desenvolver atividades de compreensão auditiva a partir de outras músicas que tratem do tema “Money –dinheiro”, tais como:
3. Promover palestra sobre educação financeira, em colaboração com o professor de Matemática.
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como criatividade e adequação para formular e utilizar de questões simples em inglês nas suas diferentes formas, reconhecendo e utilizando a forma e utilizar os tempos verbais presente, passado e futuro simples em textos simples em Inglês.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!