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O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA CRIANÇAS EM CLASSES HOSPITALARES

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer o significado da escola para crianças em classes hospitalares.

2) Valorizar o papel do professor perante as crianças que estão hospitalizadas.

3) Identificar possibilidades de contribuir com as crianças que estão hospitalizadas.

4) Aprofundar alguns princípios relacionados ao exercício da cidadania: solidariedade, respeito mútuo e responsabilidade.

Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem aos vídeos:

1) Escolarização hospitalar, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=CVu5G40H4MA&feature=related 

2) Escola no hospital, disponível em:

 http://www.youtube.com/watch?v=0S1cm0kbujY&feature=related  

3) Estudantes em tratamento de saúde têm aulas em hospitais, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=qIDt6_reYDg&feature=related 

2º Momento: Explorar os vídeos com os/as alunos/as solicitando que respondam em duplas às seguintes questões:

1) O que é uma classe hospitalar?

2) Quais os benefícios das classes hospitalares para as crianças?

3) Qual o papel do professor nas classes hospitalares?

3º Momento: Socializar as respostas dos/as alunos/as e promover um debate em torno da importância do trabalho realizado junto a alunos/as hospitalizados/as, com o intuito de promover a continuidade de seus estudos, colaborar com seu desenvolvimento e aprendizagem, além de auxiliar na transformação do espaço hospitalar para as crianças, garantindo às mesmas, maior bem estar e melhora da autoestima. 

4º Momento: Dividir a turma em três subgrupos para que organizem um cartaz com informações e imagens, sendo que cada grupo se responsabilizará por uma das questões propostas anteriormente. Os cartazes deverão ser afixados no mural da escola.

Atividade 2: 

Essa atividade deverá ser realizada preferencialmente no laboratório de informática.

1º Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem no chão para ouvirem a história: "A operação de Lili" de autoria de Rubem Alves

2º Momento: Professor/a, explore a história com os/as alunos/as. Sugestão de questões:

Sobre o que fala essa história? Na sua percepção, essa história poderia ser contada para qual público? Vocês acham que a elefantinha Lili estava assustada? Por quê? Como vocês acham que se sente uma criança quando está hospitalizada ou quando está aguardando para submeter-se a uma cirurgia? Você conhece alguém que já viveu essa situação? Como a criança reagiu?

3º Momento: Dividir a turma em duplas para que produzam uma história em quadrinhos com o tema "Crianças hospitalizadas" a partir do portal www.maquinadequadrinhos.com.br cujo acesso se dá pelo link:

http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Privado/Login.aspx?ReturnUrl=%2fPrivado%2fEditorQuadrinhos.aspx 

Professor/a, é fundamental que você aprenda inicialmente como produzir as histórias em quadrinhos para, então, orientar seus alunos/as.  Além disso, vale esclarecer aos/as alunos/as que as histórias poderão ser utilizadas posteriormente com crianças que estejam passando por situações similares e, por isso, deverão transmitir mensagens de otimismo, esperança e paz.

4º Momento: Socializar as histórias em quadrinhos, com a apresentação das mesmas pelos autores.

Atividade 3:

Professor/a, como nessa essa aula serão utilizados materiais recicláveis, o interessante é que você solicite com antecedência aos/as alunos/as que juntem tais materiais. 

1º Momento: Divida a turma em trios. Disponibilize alguns materiais como: revistas para recorte, cola, tesoura, caixas de papelão, 16 tampas de amaciante, folhetos de propaganda de supermercado, 16 tampas de garrafa, 10 caixas de fósforo. Esclareça à turma que nessa aula serão produzidos jogos pedagógicos para serem utilizados com crianças hospitalizadas.

Exemplo de jogos que poderão ser produzidos pelos/as alunos/as:

1) Jogo das Operações Matemáticas

Como fazer: Recorte a caixa de papelão de forma a montar um tabuleiro com a medida 20x20cm semelhante a um tabuleiro de jogo de dama. Risque linhas horizontais e verticais definindo o espaço quadriculado do jogo. Pinte os quadrados conforme o tabuleiro de dama original. Separe as tampas de amaciante por cor. O ideal é que tenha tampas de duas cores diferentes. Caso todos tenham a mesma cor, os/as alunos/as deverão pintá-las para diferenciá-las no momento do jogo. Pode-se utilizar tampas de garrafa. Cole números atrás das tampas.

Como jogar: Pode seguir as regras do jogo de dama tradicional e acrescentar a seguinte regra: cada vez que o jogador "comer" a peça do adversário, ele deverá virar a peça para localizar os números que estão embaixo. Pode-se trabalhar adição, subtração, multiplicação ou divisão de acordo com o critério estabelecido pelos jogadores antes do início do jogo. Ex: O jogador está com a peça com número 5 e "comeu" a peça de número 3; se o critério for adição, ele deverá somar: 5 + 3; se o critério for subtração, ele deverá subtrair: 5 - 3, e  assim por diante. Vence quem tiver mais pontos no final.

2) Jogo de memória dos mantimentos 

Como fazer: Recorte gravuras de mantimentos de folhetos de propagandas de supermercado. Serão necessários vários folhetos para fazer pares. Cole as gravuras em papel cartão ou cartolina e monte os cartões em tamanhos iguais com medida 8x8cm. Ilustre o verso dos cartões a seu critério.

Como jogar: Pode-se jogar da forma convencional e, após o término do jogo, as crianças poderão registrar as palavras correspondentes aos mantimentos e criar uma receita na qual seja utilizado o maior número possível dos seus mantimentos. Outra sugestão é que as crianças somem os valores dos mantimentos para saber quanto gastariam caso tivessem comprado tais produtos no supermercado.

3) Quebra-cabeça de fatos do cotidiano 

Como fazer: Escolha gravuras grandes, nítidas e de fatos do cotidiano em revistas. Recorte as gravuras e cole-as em papel cartão ou cartolina. Risque traços assimétricos em cima da gravura. Recorte e separe as partes da gravura.

Como jogar: Pode-se jogar da forma convencional individualmente ou em grupos de quatro crianças. Nesse caso, disponibilize quatro quebra-cabeças embaralhados e destine um tempo para que os participantes encontrem suas peças. Após a montagem de cada quebra-cabeça, cada participante deverá criar uma história oral ou escrita a partir de tal figura.

4) Descubra palavras 

Como fazer: Encape 10 caixas de fósforos com folhas de revista ou papel fantasia. Recorte palavras de revistas, separando as letras ou sílabas. Coloque dentro das caixas de fósforos.

Como jogar: Pode-se jogar em duplas ou em grupos. Cada criança recebe uma caixa de fósforo e, no tempo delimitado, deverá montar a palavra a partir das letras ou sílabas que estão dentro da caixa. Poderão ser incluídas palavras completas para formar frases de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças.

Professor/a, nos endereços abaixo você encontrará outras sugestões de jogos com sucata para confeccionar em sua aula:

Brinquedos e jogos educativos com sucata, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=SHi1o8fDZxU 

Sucata- produza jogos para sua turma, disponível em:

http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=351 

2º Momento: Professor/a e alunos/as deverão fazer um levantamento dos principais hospitais da cidade. A partir desse levantamento, entrarão em contato para se informar se há classes hospitalares ou espaços pedagógicos destinados às crianças hospitalizadas, bem como o profissional responsável por tais setores. Elabore com os/as alunos/as uma carta para ser enviada à direção do hospital, solicitando um espaço para que seja feita uma visita e uma entrevista com o responsável pela classe hospitalar, com o intuito de conhecer melhor a realidade das crianças hospitalizadas e o processo de escolarização nesse período. É importante deixar claro na carta que a turma será dividida em grupos de quatro ou cinco alunos de forma a não interferir na rotina do hospital. Oriente os/as alunos/as sobre os cuidados que deverão ter com os pacientes, caso seja autorizada a visitação, bem como sobre as normas de todo hospital, tais como: higiene, manter silêncio, não fazer alvoroço. 

3º Momento: Professor/a, envie a carta pelo correio e entre em contato pessoalmente com os responsáveis pela Pediatria do Hospital Público da sua cidade para agendar a visita, esclarecendo que o objetivo dessa visita é também sensibilizar os/as alunos/as sobre a necessidade de ações responsáveis, solidárias e de respeito direcionadas às crianças hospitalizadas. Nessa visita, os/as alunos/as poderão levar os jogos construídos por eles/as para brincarem com as crianças. Outra sugestão: Converse no hospital sobre a possibilidade de programar uma Gincana Pedagógica para ser realizada no próprio hospital na semana da criança, sob a coordenação conjunta do professor da escola e do professor da classe hospitalar, com o objetivo de entretenimento, integração entre as crianças, lazer, dentre outros.

Recursos Complementares

A Contribuição da Literatura Infantil Para a Criança Hospitalizada, disponível em:

http://www.revistapsicologia.com.br/revista45G/index.htm  

Estudos e pesquisas sobre atendimentos educacionais hospitalares, disponível em: 

http://www.escolahospitalar.uerj.br/estudos.htm    

Escola no hospital: políticas públicas para educação de estudantes hospitalizados, disponível em:

http://quandoaescolaenohospital.blogspot.com/    

Classe hospitalar- encontros da educação e sa saúde no ambiente hospitalar, disponível em:

http://www.cerelepe.faced.ufba.br/arquivos/fotos/84/classehospitalarceccimpatio.pdf    

Classe hospitalar e a prática da pedagogia, disponível em:

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educacao-saude/classes-hospitalares/WEBARTIGOS/classe%20hospitalar%20e%20a%20pratica%20da%20pedagogia.pdf 

Interatividade entre crianças hospitalizadas, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=VYAdQuJ34CA&feature=related   

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as se sensibilizaram com a situação das crianças hospitalizadas e se conseguiram perceber a importância das classes hospitalares para as mesmas. Solicite aos/as alunos/as que respondam individualmente: 1) Na sua percepção qual  deve ser o perfil do professor de classes hospitalares? 2) Qual o papel do professor de crianças hospitalizadas? 3) Existe diferença entre o papel dos professores de salas comuns e de classes hospitalares? 3) Relacione algumas ações solidárias que você poderia realizar junto a crianças hospitalizadas.

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