02/12/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
1) Conhecer o significado da escola para crianças em classes hospitalares.
2) Valorizar o papel do professor perante as crianças que estão hospitalizadas.
3) Identificar possibilidades de contribuir com as crianças que estão hospitalizadas.
4) Aprofundar alguns princípios relacionados ao exercício da cidadania: solidariedade, respeito mútuo e responsabilidade.
Não são necessários conhecimentos prévios.
1º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem aos vídeos:
1) Escolarização hospitalar, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=CVu5G40H4MA&feature=related
2) Escola no hospital, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=0S1cm0kbujY&feature=related
3) Estudantes em tratamento de saúde têm aulas em hospitais, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=qIDt6_reYDg&feature=related
2º Momento: Explorar os vídeos com os/as alunos/as solicitando que respondam em duplas às seguintes questões:
1) O que é uma classe hospitalar?
2) Quais os benefícios das classes hospitalares para as crianças?
3) Qual o papel do professor nas classes hospitalares?
3º Momento: Socializar as respostas dos/as alunos/as e promover um debate em torno da importância do trabalho realizado junto a alunos/as hospitalizados/as, com o intuito de promover a continuidade de seus estudos, colaborar com seu desenvolvimento e aprendizagem, além de auxiliar na transformação do espaço hospitalar para as crianças, garantindo às mesmas, maior bem estar e melhora da autoestima.
4º Momento: Dividir a turma em três subgrupos para que organizem um cartaz com informações e imagens, sendo que cada grupo se responsabilizará por uma das questões propostas anteriormente. Os cartazes deverão ser afixados no mural da escola.
Essa atividade deverá ser realizada preferencialmente no laboratório de informática.
1º Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem no chão para ouvirem a história: "A operação de Lili" de autoria de Rubem Alves
2º Momento: Professor/a, explore a história com os/as alunos/as. Sugestão de questões:
Sobre o que fala essa história? Na sua percepção, essa história poderia ser contada para qual público? Vocês acham que a elefantinha Lili estava assustada? Por quê? Como vocês acham que se sente uma criança quando está hospitalizada ou quando está aguardando para submeter-se a uma cirurgia? Você conhece alguém que já viveu essa situação? Como a criança reagiu?
3º Momento: Dividir a turma em duplas para que produzam uma história em quadrinhos com o tema "Crianças hospitalizadas" a partir do portal www.maquinadequadrinhos.com.br cujo acesso se dá pelo link:
Professor/a, é fundamental que você aprenda inicialmente como produzir as histórias em quadrinhos para, então, orientar seus alunos/as. Além disso, vale esclarecer aos/as alunos/as que as histórias poderão ser utilizadas posteriormente com crianças que estejam passando por situações similares e, por isso, deverão transmitir mensagens de otimismo, esperança e paz.
4º Momento: Socializar as histórias em quadrinhos, com a apresentação das mesmas pelos autores.
Professor/a, como nessa essa aula serão utilizados materiais recicláveis, o interessante é que você solicite com antecedência aos/as alunos/as que juntem tais materiais.
1º Momento: Divida a turma em trios. Disponibilize alguns materiais como: revistas para recorte, cola, tesoura, caixas de papelão, 16 tampas de amaciante, folhetos de propaganda de supermercado, 16 tampas de garrafa, 10 caixas de fósforo. Esclareça à turma que nessa aula serão produzidos jogos pedagógicos para serem utilizados com crianças hospitalizadas.
1) Jogo das Operações Matemáticas
Como fazer: Recorte a caixa de papelão de forma a montar um tabuleiro com a medida 20x20cm semelhante a um tabuleiro de jogo de dama. Risque linhas horizontais e verticais definindo o espaço quadriculado do jogo. Pinte os quadrados conforme o tabuleiro de dama original. Separe as tampas de amaciante por cor. O ideal é que tenha tampas de duas cores diferentes. Caso todos tenham a mesma cor, os/as alunos/as deverão pintá-las para diferenciá-las no momento do jogo. Pode-se utilizar tampas de garrafa. Cole números atrás das tampas.
Como jogar: Pode seguir as regras do jogo de dama tradicional e acrescentar a seguinte regra: cada vez que o jogador "comer" a peça do adversário, ele deverá virar a peça para localizar os números que estão embaixo. Pode-se trabalhar adição, subtração, multiplicação ou divisão de acordo com o critério estabelecido pelos jogadores antes do início do jogo. Ex: O jogador está com a peça com número 5 e "comeu" a peça de número 3; se o critério for adição, ele deverá somar: 5 + 3; se o critério for subtração, ele deverá subtrair: 5 - 3, e assim por diante. Vence quem tiver mais pontos no final.
2) Jogo de memória dos mantimentos
Como fazer: Recorte gravuras de mantimentos de folhetos de propagandas de supermercado. Serão necessários vários folhetos para fazer pares. Cole as gravuras em papel cartão ou cartolina e monte os cartões em tamanhos iguais com medida 8x8cm. Ilustre o verso dos cartões a seu critério.
Como jogar: Pode-se jogar da forma convencional e, após o término do jogo, as crianças poderão registrar as palavras correspondentes aos mantimentos e criar uma receita na qual seja utilizado o maior número possível dos seus mantimentos. Outra sugestão é que as crianças somem os valores dos mantimentos para saber quanto gastariam caso tivessem comprado tais produtos no supermercado.
3) Quebra-cabeça de fatos do cotidiano
Como fazer: Escolha gravuras grandes, nítidas e de fatos do cotidiano em revistas. Recorte as gravuras e cole-as em papel cartão ou cartolina. Risque traços assimétricos em cima da gravura. Recorte e separe as partes da gravura.
Como jogar: Pode-se jogar da forma convencional individualmente ou em grupos de quatro crianças. Nesse caso, disponibilize quatro quebra-cabeças embaralhados e destine um tempo para que os participantes encontrem suas peças. Após a montagem de cada quebra-cabeça, cada participante deverá criar uma história oral ou escrita a partir de tal figura.
4) Descubra palavras
Como fazer: Encape 10 caixas de fósforos com folhas de revista ou papel fantasia. Recorte palavras de revistas, separando as letras ou sílabas. Coloque dentro das caixas de fósforos.
Como jogar: Pode-se jogar em duplas ou em grupos. Cada criança recebe uma caixa de fósforo e, no tempo delimitado, deverá montar a palavra a partir das letras ou sílabas que estão dentro da caixa. Poderão ser incluídas palavras completas para formar frases de acordo com o nível de desenvolvimento das crianças.
Professor/a, nos endereços abaixo você encontrará outras sugestões de jogos com sucata para confeccionar em sua aula:
Brinquedos e jogos educativos com sucata, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=SHi1o8fDZxU
Sucata- produza jogos para sua turma, disponível em:
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=351
2º Momento: Professor/a e alunos/as deverão fazer um levantamento dos principais hospitais da cidade. A partir desse levantamento, entrarão em contato para se informar se há classes hospitalares ou espaços pedagógicos destinados às crianças hospitalizadas, bem como o profissional responsável por tais setores. Elabore com os/as alunos/as uma carta para ser enviada à direção do hospital, solicitando um espaço para que seja feita uma visita e uma entrevista com o responsável pela classe hospitalar, com o intuito de conhecer melhor a realidade das crianças hospitalizadas e o processo de escolarização nesse período. É importante deixar claro na carta que a turma será dividida em grupos de quatro ou cinco alunos de forma a não interferir na rotina do hospital. Oriente os/as alunos/as sobre os cuidados que deverão ter com os pacientes, caso seja autorizada a visitação, bem como sobre as normas de todo hospital, tais como: higiene, manter silêncio, não fazer alvoroço.
3º Momento: Professor/a, envie a carta pelo correio e entre em contato pessoalmente com os responsáveis pela Pediatria do Hospital Público da sua cidade para agendar a visita, esclarecendo que o objetivo dessa visita é também sensibilizar os/as alunos/as sobre a necessidade de ações responsáveis, solidárias e de respeito direcionadas às crianças hospitalizadas. Nessa visita, os/as alunos/as poderão levar os jogos construídos por eles/as para brincarem com as crianças. Outra sugestão: Converse no hospital sobre a possibilidade de programar uma Gincana Pedagógica para ser realizada no próprio hospital na semana da criança, sob a coordenação conjunta do professor da escola e do professor da classe hospitalar, com o objetivo de entretenimento, integração entre as crianças, lazer, dentre outros.
A Contribuição da Literatura Infantil Para a Criança Hospitalizada, disponível em:
http://www.revistapsicologia.com.br/revista45G/index.htm
Estudos e pesquisas sobre atendimentos educacionais hospitalares, disponível em:
http://www.escolahospitalar.uerj.br/estudos.htm
Escola no hospital: políticas públicas para educação de estudantes hospitalizados, disponível em:
http://quandoaescolaenohospital.blogspot.com/
Classe hospitalar- encontros da educação e sa saúde no ambiente hospitalar, disponível em:
http://www.cerelepe.faced.ufba.br/arquivos/fotos/84/classehospitalarceccimpatio.pdf
Classe hospitalar e a prática da pedagogia, disponível em:
Interatividade entre crianças hospitalizadas, disponível em:
Professor/a, procure observar se os/as alunos/as se sensibilizaram com a situação das crianças hospitalizadas e se conseguiram perceber a importância das classes hospitalares para as mesmas. Solicite aos/as alunos/as que respondam individualmente: 1) Na sua percepção qual deve ser o perfil do professor de classes hospitalares? 2) Qual o papel do professor de crianças hospitalizadas? 3) Existe diferença entre o papel dos professores de salas comuns e de classes hospitalares? 3) Relacione algumas ações solidárias que você poderia realizar junto a crianças hospitalizadas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/07/2013
Cinco estrelasExcelente!!
07/07/2013
Cinco estrelasAdorei suas sugestões e vou adaptá-las em minha turma!! Muito obrigada! Cheila Szuchmacher