28/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Os alunos precisarão conhecer estruturas de perguntas indiretas bem como vocabulário relacionado a viagem.
Aula 1
Conduza os alunos ao laboratório de informática.
Professor,
Organize os alunos em grupos de quatro pessoas e em seguida motive-os perguntando:
Where would you like to go on your next vacations?
(Onde você gostaria de ir nas suas próximas férias?)
Encoraje-os a escolherem um lugar fora do Brasil e a explicarem o porquê dessa escolha. Em seguida oriente-os a visitarem o site abaixo:
http://www.citiesdirect.co.uk/breaktypes.asp?categoryname=city%20breaks%20by%20air%&categoryid=1 - acesso em 13/10/10
Explique que eles deverão navegar pelo site com o objetivo de escolher um lugar para planejarem uma viagem de férias. Monitore enquanto pesquisam.
Em seguida pergunte:
What do you need to know about a touristic place before you travel?
(O que você precisa saber sobre um lugar turístico antes de viajar?)
Com a ajuda da turma faça uma lista no quadro com os tópicos que eles consideram importantes.
Exemplo:
Escreva no quadro
Em seguida peça que escrevam perguntas que gostariam de fazer a um agente de turismo considerando os tópicos no quadro. Monitore a atividade e encoraje-os a escreverem perguntas em inglês. Peça aos grupos que comparem suas perguntas e, por fim, recolha esse trabalho.
Aula 2
Organize os alunos em duplas e explique que eles deverão visitar o site da BBC e ler um diálogo.
http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode46/index.shtml - acesso em 13/10/10
Nesse site eles encontrarão um episódio da série "The Flatmates". Esse episódio mostra dois personagens em uma viagem para Brighton na Inglaterra e introduz a estrutura de Indirect Questions. Oriente as duplas a ouvirem e acompanharem o diálogo atentamente.
Em seguida pergunte:
Qual foi a pergunta que o homem fez à Michal e Helen?
Eles deverão responder em inglês: I wonder if you could tell me where Brighton Pier is? (escreva a pergunta no quadro)
Escreva no quadro em seguida: Where is the best restaurant?
Peça aos alunos que comparem a estrutura das duas frases e conduza-os a concluírem que o verbo is na primeira frase não está invertido por que essa se trata de uma pergunta indireta. Explique que perguntas indiretas são mais formais e educadas.
Agora os alunos deverão clicar na aba LANGUAGE POINT nesta mesma página. Eles encontrarão uma explicação detalhada da estrutura de Indirect Questions. Instrua-os a lerem a explicação atentamente e esclareça qualquer dúvida se necessário.
Por fim peça que cliquem na aba QUIZ e pratiquem a estrutura de Indirect Questions.
Aula 3
Comece a aula recapitulando a estrutura de Indirect Question. Você deverá imprimir as páginas 2 e 3 disponíveis em:
http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_36_indirect_questions_quizzes.pdf - acesso em 13/10/10
Os alunos deverão trabalhar em grupos de três ou quatro pessoas respondendo às atividades de consolidação da estrutura de perguntas indiretas.
As respostas se encontram nas páginas 4 e 5 do mesmo arquivo.
Quando os alunos terminarem, peça que comparem suas respostas com as de um grupo vizinho e em seguida corrija com a turma no quadro.
Aula 4
Comece a aula distribuindo as perguntas que eles escreveram na primeira aula e peça que as reescrevam na forma indireta conforme estudado nas aulas três e quatro. Monitore e esclareça qualquer dúvida caso necessário.
Agora retome o assunto da aula 1 perguntando aos alunos qual o lugar eles gostariam de conhecer nas suas próximas férias. Peça aos alunos que têm preferências iguais que se juntem e em seguida pesquisem na internet sobre o lugar que gostariam de conhecer. Oriente-os a procurarem por respostas para as perguntas que criaram.
Aula 5
Nessa aula os alunos irão simular um diálogo entre um agente de viagem e um turista em busca de informações para sua próxima viagem de férias.
De acordo com a pesquisa que fizeram no final da aula 4, organize os alunos em pares de maneira que cada pessoa tenha pesquisado sobre um local diferente. Oriente os pares a dialogar usando as perguntas indiretas que criaram na aula 3. Uma pessoa do par deverá fazer suas perguntas indiretas e a outra irá responder usando as informações que pesquisou.
Para mais explicações sobre Indirect Questions, visite:
http://esl.about.com/od/gramma1/a/indirectques.htm - acesso em 13/10/10
Para mais um Quiz sobre Indirect Questions, visite:
http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/worldservice/quiznet/quizengine?ContentType=text/html;quiz=1733_indirect_qs - acesso em 13/10/10
Você poderá avaliá-los das seguintes formas:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!