Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Take a break

 

28/10/2010

Autor y Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Planejar um feriado ou férias
  • Aplicar estratégias de leitura: panfleto
  • Rever perguntas indiretas
  • Praticar diálogo
Duração das atividades
5 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão conhecer estruturas de perguntas indiretas bem como vocabulário relacionado a viagem.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1   

Conduza os alunos ao laboratório de informática.

Professor,

Organize os alunos em grupos de quatro pessoas e em seguida motive-os perguntando:

Where would you like to go on your next vacations?

(Onde você gostaria de ir nas suas próximas férias?)

Encoraje-os a escolherem um lugar fora do Brasil e a explicarem o porquê dessa escolha. Em seguida oriente-os a visitarem o site abaixo:

http://www.citiesdirect.co.uk/breaktypes.asp?categoryname=city%20breaks%20by%20air%&categoryid=1 - acesso em 13/10/10

Explique que eles deverão navegar pelo site com o objetivo de escolher um lugar para planejarem uma viagem de férias. Monitore enquanto pesquisam.

Em seguida pergunte:

What do you need to know about a touristic place before you travel?

(O que você precisa saber sobre um lugar turístico antes de viajar?)

Com a ajuda da turma faça uma lista no quadro com os tópicos que eles consideram importantes.

Exemplo:

Escreva no quadro

  • Accomodation
  • Transportation
  • Nightlife
  • Restaurants
  • Touristic places
  • Price

Em seguida peça que escrevam perguntas que gostariam de fazer a um agente de turismo considerando os tópicos no quadro. Monitore a atividade e encoraje-os a escreverem perguntas em inglês. Peça aos grupos que comparem suas perguntas e, por fim, recolha esse trabalho.

Aula 2

Organize os alunos em duplas e explique que eles deverão visitar o site da BBC e ler um diálogo.

http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode46/index.shtml - acesso em 13/10/10

Nesse site eles encontrarão um episódio da série "The Flatmates". Esse episódio mostra dois personagens em uma viagem para Brighton na Inglaterra e introduz a estrutura de Indirect Questions. Oriente as duplas a ouvirem e acompanharem o diálogo atentamente.

Em seguida pergunte:

Qual foi a pergunta que o homem fez à Michal e Helen?

Eles deverão responder em inglês:  I wonder if you could tell me where Brighton Pier is? (escreva a pergunta no quadro)

Escreva no quadro em seguida:                                              Where is the best restaurant?

Peça aos alunos que comparem a estrutura das duas frases e conduza-os a concluírem que o verbo is na primeira frase não está invertido por que essa se trata de uma pergunta indireta. Explique que perguntas indiretas são mais formais e educadas.

Agora os alunos deverão clicar na aba LANGUAGE POINT nesta mesma página. Eles encontrarão uma explicação detalhada da estrutura de Indirect Questions. Instrua-os a lerem a explicação atentamente e esclareça qualquer dúvida se necessário.

Por fim peça que cliquem na aba QUIZ e pratiquem a estrutura de Indirect Questions.

Aula 3

Comece a aula recapitulando a estrutura de Indirect Question. Você deverá imprimir as páginas 2 e 3 disponíveis em:

http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_36_indirect_questions_quizzes.pdf - acesso em 13/10/10

Os alunos deverão trabalhar em grupos de três ou quatro pessoas respondendo às atividades de consolidação da estrutura de perguntas indiretas.

As respostas se encontram nas páginas 4 e 5 do mesmo arquivo.

Quando os alunos terminarem, peça que comparem suas respostas com as de um grupo vizinho e em seguida corrija com a turma no quadro.

Aula 4

Comece a aula distribuindo as perguntas que eles escreveram na primeira aula e peça que as reescrevam na forma indireta conforme estudado nas aulas três e quatro. Monitore e esclareça qualquer dúvida caso necessário.

Agora retome o assunto da aula 1 perguntando aos alunos qual o lugar eles gostariam de conhecer nas suas próximas férias. Peça aos alunos que têm preferências iguais que se juntem e em seguida pesquisem na internet sobre o lugar que gostariam de conhecer. Oriente-os a procurarem por respostas para as perguntas que criaram.

Aula 5

Nessa aula os alunos irão simular um diálogo entre um agente de viagem e  um turista em busca de informações para sua próxima viagem de férias.

De acordo com a pesquisa que fizeram no final da aula 4, organize os alunos em pares de maneira que cada pessoa tenha pesquisado sobre um local diferente. Oriente os pares a dialogar usando as perguntas indiretas que criaram na aula 3. Uma pessoa do par deverá fazer suas perguntas indiretas e a outra irá responder usando as informações que pesquisou.

Recursos Complementares

Para mais explicações sobre Indirect Questions, visite:

http://esl.about.com/od/gramma1/a/indirectques.htm - acesso em 13/10/10

Para mais um Quiz sobre Indirect Questions, visite:

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/worldservice/quiznet/quizengine?ContentType=text/html;quiz=1733_indirect_qs - acesso em 13/10/10

Avaliação

Você poderá avaliá-los das seguintes formas:

  1. recolha as folhas de atividades dadas na aula 3 e avalie-as.
  2. avalie as perguntas indiretas que os alunos fizeram na aula 4.
  3. avalie o desempenho oral das duplas na atividade da aula 5.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.