Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Luge e Bobsleigh (Esportes de Inverno)

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Luge e do Bobsleigh, bem como dos países onde esses esportes são praticados popularmente.

- Aprender alguns movimentos básicos dos esportes de descida de trenó através de atividades lúdicas.

- Aprender a construir os materiais e recursos necessários para a realização de uma prática adaptada do trenó em um país tropical como o Brasil.

- Aprender a coordenar os diferentes movimentos do Luge e do Bobsleigh com o espaço, os objetos e os colegas  

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Descendo no trenó

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática

Figura 1 - Bobsleigh   (acessado em 13/10/2010)

Para dar início à aula sobre o Luge e Bobsleigh o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história destes esportes bem como os contextos ondem eles são mais praticados. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.

Sugestão de vídeos: 

Atividade 2 – Construindo os trenós

Duração: 25 minutos

Material: carrinho de rolimã

Local: quadra ou pátio

Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá construir os trenós utilizando dois modelos de carrinhos de rolimã. Este brinquedo pode ser comprado ou confeccionado com materiais alternativos. Para construir o trenó do Luge siga os passos descritos no desenho da Figura 2:

  • Pegue uma tábua de madeira com dimensões de 1mX70cm (a).
  • Corte as duas pontas de um dos lados para fazer a dianteira do trenó (b).
  • Pegue dois tocos de madeira (ex.: pés de cadeira) com 40 cm (c).
  • Corte com uma faca a ponta dos tocos de madeira até deixá-los arredondados (d).
  • Encaixe o rolamento na ponta do toco e fixo-o com pregos na lateral (e).
  • Fure o meio de um dos eixos e a ponta da peça de assento (f).
  • Una ambas as peças com um conjunto de parafuso, ruela e porca (g).
  • Para finalizar pregue o eixo de rodas traseiro à parte de trás do assento (h).

Para construir o trenó do Bobsleigh siga os passos descritos no desenho da Figura 3:

  • Pegue uma tábua de madeira com dimensões de 1,5m X 70cm (a).
  • Corte as duas pontas de um dos lados para fazer a dianteira do trenó (b).
  • Pegue três tocos de madeira (ex.: pés de cadeira) com 40 cm (c).
  • Corte com uma faca a ponta dos tocos de madeira até deixá-los arredondados (d).
  • Encaixe o rolamento na ponta do toco e fixo-o com pregos na lateral (e).
  • Fure o meio de um dos eixos e a ponta da peça de assento (f).
  • Una ambas as peças com um conjunto de parafuso, ruela e porca (g).
  • Pregue os eixos de rodas (traseiro e medial) ao assento do trenó (h).
  • Para finalizar, afixe quatro alças de metal para servir de apoio aos integrantes do trenó (i).

A construção dos trenós deve ser majoritariamente feita pelo(a) professor(a) para evitar acidentes com as crianças. No entanto, isso não impede que as crianças participem do processo de construção do brinquedo exercendo funções auxiliares.    

Atividade 3 – Luge

Duração: 25 minutos

Material: trenó de madeira e cronômetro

Local: quadra ou pátio             

Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá propor uma corrida com o trenó de Luge. Tal atividade exige um terreno íngreme para que os trenós ganhem velocidade. Rampas de acesso e declives em geral podem ser utilizados. Uma alternativa que o(a) professor(a) pode lançar mão são as ruas circunvizinhas à escola. No entanto, essa alternativa exige que haja uma comunicação prévia ao órgão responsável pela organização do trânsito da cidade para que haja a devida interdição da via a ser utilizada.             

Figura 4 - Equipamentos de proteção (acessado em 13/10/2010) 

A atividade iniciará com um reconhecimento da pista e do equipamento. Munidos de equipamentos de segurança (Figura 4) cada criança descerá no trenó com o intuito de experimentar o trajeto. Assim que todos tiverem feito pelo menos duas descidas o(a) professor(a) poderá dar início à competição por tomada de tempo. Isso significa que o(a) professor(a) irá cronometrar o tempo de descida de cada criança e aquela que conseguir o menor tempo ganhará a competição. O outro formato de competição que poderá ser feito é a disputa direta com o adversário. Para isso o(a) professor(a) deverá dividir as crianças em duplas para que estas possam descer a pista e disputar para ver quem chega mais rápido.      

Atividade 4 – Bobsleigh

Duração: 25 minutos

Material: trenó de madeira e cronômetro

Local: quadra ou pátio             

Dando seqüência à atividade o(a) professor(a) poderá trocar os trenós de Luge pelos de Bobsleigh. O formato de organização desta atividade poderá ser o mesmo da atividade anterior. Como o Bobsleigh é feito para que 2 crianças utilizem o mesmo trenó é preciso que as duplas façam novamente uma atividade prévia de reconhecimento da pista e do material para que haja uma melhor integração entre as duplas que comporão cada trenó.  Por fim, o(a) professor(a) poderá propor as mesmas modalidades de competição feitas anteriormente: contra-relógio e direta. A competição direta sugere-se que seja feita entre no máximo duas duplas para evitar colisões e acidentes.  

Recursos Complementares

Após a exposição de vídeos da atividade 1 o(a) professor(a) poderá reinterar o que foi exposto nos vídeos falando um pouco mais da origem e história desses esportes bem como sobre os países que tradicionalmente participam das competições de jogos de inverno. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.  

Sugestão de sites:

Avaliação

Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:

  • Quais os países que tradicionalmente praticam o Luge e o Bobsleigh?
  • Por que o Brasil não tem tradição nesses esportes?
  • Quais as principais diferenças entre o Luge e o Bobsleigh?
  • Qual dessas modalidades de descida de trenó vocês acharam mais difícil? Por quê?

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Descendo de trenó: Luge e Bobsleigh”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.