27/10/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Aprender sobre a origem e a história do Luge e do Bobsleigh, bem como dos países onde esses esportes são praticados popularmente.
- Aprender alguns movimentos básicos dos esportes de descida de trenó através de atividades lúdicas.
- Aprender a construir os materiais e recursos necessários para a realização de uma prática adaptada do trenó em um país tropical como o Brasil.
- Aprender a coordenar os diferentes movimentos do Luge e do Bobsleigh com o espaço, os objetos e os colegas
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Descendo no trenó
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Figura 1 - Bobsleigh (acessado em 13/10/2010)
Para dar início à aula sobre o Luge e Bobsleigh o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história destes esportes bem como os contextos ondem eles são mais praticados. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Sugestão de vídeos:
Atividade 2 – Construindo os trenós
Duração: 25 minutos
Material: carrinho de rolimã
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá construir os trenós utilizando dois modelos de carrinhos de rolimã. Este brinquedo pode ser comprado ou confeccionado com materiais alternativos. Para construir o trenó do Luge siga os passos descritos no desenho da Figura 2:
Para construir o trenó do Bobsleigh siga os passos descritos no desenho da Figura 3:
A construção dos trenós deve ser majoritariamente feita pelo(a) professor(a) para evitar acidentes com as crianças. No entanto, isso não impede que as crianças participem do processo de construção do brinquedo exercendo funções auxiliares.
Atividade 3 – Luge
Duração: 25 minutos
Material: trenó de madeira e cronômetro
Local: quadra ou pátio
Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá propor uma corrida com o trenó de Luge. Tal atividade exige um terreno íngreme para que os trenós ganhem velocidade. Rampas de acesso e declives em geral podem ser utilizados. Uma alternativa que o(a) professor(a) pode lançar mão são as ruas circunvizinhas à escola. No entanto, essa alternativa exige que haja uma comunicação prévia ao órgão responsável pela organização do trânsito da cidade para que haja a devida interdição da via a ser utilizada.
Figura 4 - Equipamentos de proteção (acessado em 13/10/2010)
A atividade iniciará com um reconhecimento da pista e do equipamento. Munidos de equipamentos de segurança (Figura 4) cada criança descerá no trenó com o intuito de experimentar o trajeto. Assim que todos tiverem feito pelo menos duas descidas o(a) professor(a) poderá dar início à competição por tomada de tempo. Isso significa que o(a) professor(a) irá cronometrar o tempo de descida de cada criança e aquela que conseguir o menor tempo ganhará a competição. O outro formato de competição que poderá ser feito é a disputa direta com o adversário. Para isso o(a) professor(a) deverá dividir as crianças em duplas para que estas possam descer a pista e disputar para ver quem chega mais rápido.
Atividade 4 – Bobsleigh
Duração: 25 minutos
Material: trenó de madeira e cronômetro
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência à atividade o(a) professor(a) poderá trocar os trenós de Luge pelos de Bobsleigh. O formato de organização desta atividade poderá ser o mesmo da atividade anterior. Como o Bobsleigh é feito para que 2 crianças utilizem o mesmo trenó é preciso que as duplas façam novamente uma atividade prévia de reconhecimento da pista e do material para que haja uma melhor integração entre as duplas que comporão cada trenó. Por fim, o(a) professor(a) poderá propor as mesmas modalidades de competição feitas anteriormente: contra-relógio e direta. A competição direta sugere-se que seja feita entre no máximo duas duplas para evitar colisões e acidentes.
Após a exposição de vídeos da atividade 1 o(a) professor(a) poderá reinterar o que foi exposto nos vídeos falando um pouco mais da origem e história desses esportes bem como sobre os países que tradicionalmente participam das competições de jogos de inverno. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestão de sites:
Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Descendo de trenó: Luge e Bobsleigh”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
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