Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um jogo diferente na Escola: Manbol

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Dimensões da área do jogo e a bola de manbol;

O sistema de pontuação, troca de quadras, formação das equipes, o saque, arremessos, lançamentos e os direitos e responsabilidades dos jogadores;

Criar novas regras para possibilitar a realização do jogo no contexto escolar

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

O Manbol

É um esporte praticado por dois atletas ou duas duplas em uma quadra, que pode ser de diferentes tipos de piso, dividida por uma rede. O grande diferencial do Manbol, é o fato de ser praticado com duas bolas simultaneamente, resultando numa disputa bastante acirrada.

O objetivo do jogo é lançar as bolas por cima da rede com o intuito de que elas atinjam o solo adversário, e evitar que o mesmo ocorra em seu solo. O jogo terá início com o saque de uma das bolas, que deverá ser lançada por cima da rede tendo como objetivo alcançar um determinado espaço na quadra adversária. Após a primeira bola ter sido recebida pelo adversário, o primeiro deverá lançar a segunda bola, sendo que está poderá ser dirigida a qualquer ponto da quadra adversária. Nenhum dos jogadores poderá manter a posse de ambas as bolas ao mesmo tempo ou de uma delas por mais de dois segundos.

As bolas continuarão a ser lançadas de uma quadra a outra até que uma delas ou ambas toquem o solo, essa disputa é chamada rally. Após um rally, serão distribuídos os pontos para os jogadores. Cada uma das bolas vale um ponto, sendo acertos de ambos os jogadores durante um rally, resultam na anulação do ponto.

Vence a partida o jogador (dupla) que vencer dois sets de doze pontos.

Área de jogo

A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Ela deve ser retangular e simétrica.

Dimensões

A quadra de jogo constitui um retângulo medindo 10 x 5 m, circundada por uma zona livre com, no mínimo 1,5m de largura em todos os lados que circulam o retângulo.

Zona de saque

A zona de saque corresponde a uma área de cinco metros de largura, localizada atrás de cada linha de fundo. Seu comprimento se estende por toda a área de zona livre compreendida atrás da linha de fundo. Essa zona só restringe o primeiro saque, após sua concretização, o segundo saque pode ser feito de dentro da área de jogo

Em cada lado da quadra, uma linha delimita a área destinada a recepção do primeiro saque, a área 2-L. Essa linha é desenhada na forma de um semicírculo com dois metros de raio tendo início nas  bases das bandeirinhas. Essa linha é exclusiva das partidas de um contra um.

Rede

A rede deve ter 65 cm de largura e 5 m de comprimento, com duas faixas horizontais de 4,5 cm de malhas ao longo de seu comprimento. A altura da rede é de 1,65 m, mantendo a altura uniforme ao longo de toda a extensão da rede. Os postes podem ser os mesmos da prática de vôlei ou ainda a utilização de outros recursos para sua fixação correta.

Bolas

A bola deve ter um formato oval, feita de convim e recheada com algodão sintético, totalizando um peso de 120 gr por bola. A bola deve ter duas cores distintas, uma no cento e outra circulando as laterais, podendo ser de diversas combinações.

A circunferência e o comprimento da bola devem ser de 20 cm.

manbolrj.blogspot.com 

Jogadores ou equipes 

Uma partida é disputada entre dois jogadores ou duas duplas. Todos que forem participar da partida devem ter seus nomes relacionados na súmula.

Sistema de pontuação

Numa partida de Manbol cada uma das bolas equivale a um ponto, sendo assim, é possível a aquisição de dois pontos ao término de um rally. Um rally é a disputa realizada entre o momento do saque até a definição da segunda bola.

Um jogador (dupla) marca um ponto:

Quando a bola toca o solo da quadra adversária;

Quando um adversário cometer um erro.Os erros acontecem quando um jogador lança uma bola para fora da quadra ou quando ele realiza uma disputa da segunda bola e o adversário segura a bola;

Quando o adversário cometer uma falta.

Em partidas de duplas, após definida a primeira bola, o jogo irá continuar normalmente até que a segundo seja definida. Em partidas individuais, a segunda bola só poderá ser disputada por mais um lance.

http://photos1.blogger.com/blogger/3415/3881/1600/globo1.jpg 

AULA 1

ATIVIDADE 1

As duplas ficam no meio da quadra de manbol, um de frente para o outro. Um dos dois alunos fica lançando a bola na direção do outro que vai recepcionar a bola no meio da quadra, retorna a bola para o lançador e corre até a linha lateral e recebe de novo a bola, devolvendo com uma das mãos. Depois troca quem estava lançando vai recepcionar e vice-versa .

ATIVIDADE 2

Em duplas, um saca e o outro amortece (2x2) e segura a bola, sacando de volta para o companheiro.

Qual a dupla que faz a maior sequência sem deixar o manbol cair?   

ATIVIDADE 3

Caminhar sobre as linhas da quadra, lançando a bola de manbol para cima e alternando as mãos para lançar.   

AULA 2

ATIVIDADE 1

O professor dividirá a turma em quatro grupos iguais. Dois contra dois, cada qual em um espaço determinado como campo de jogo. Irão jogar o manbol, onde o objetivo é acertar a bola dentro dos bambolês colocados em locais estratégicos dentro da quadra do adversário.  

ATIVIDADE 2

Mão/bola

Os alunos jogam bolas de manbol para cima , um para o outro livremente, com o intuito de adaptação ao material. O professor observará a coordenação motora dos mesmos.  

ATIVIDADE 3

Um aluno joga a bola de manbol para o outro recepcionar e lançar por 10 vezes e quem deixar de rebater perde ponto. Depois inverter as funções dos alunos. 

AULA 3

ATIVIDADE 1

O professor pedirá aos alunos para formarem dois grupos de seis , cada grupo de um lado da quadra. Um grupo joga a bola para o outro grupo recepcionar e lançar de volta, com uma das mãos e acima da rede. O grupo que fizer primeiro 20 pontos ganha o jogo. O professor observará o espírito de grupo dos alunos , pois é uma atividade de mútua ajuda, sendo que o grupo ganha e não o aluno individualmente.

ATIVIDADE 2

1) Os alunos divididos em duplas. Bate-bola em dupla tentando acertar no arco à frente do parceiro.

2) Qual a dupla que consegue 10 acertos antes de cinco minutos?

3) Qual a dupla que consegue a maior troca de bola de manbol em dupla?  

ATIVIDADE 3

Uma equipe de cada lado da quadra , com o mesmo número de bolas de manbol para cada lado. Ao sinal do professor os alunos devem lançar do seu lado para o outro lado da quadra, somente por cima da rede. Para terminar a atividade o professor dará o sinal para as equipes parar de lançar as bolas e efetuar a contagem das bolas localizadas de cada lado . Vence a equipe que estiver com menos bolas do seu lado da quadra.   

AULA 4

Montar várias mini quadras e dividir a turma em vários times de duplas. O professor dará noções das regras do manbol e também os alunos poderão criar novas regras que melhorem a dinâmica do jogo para a turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos conheceram a área do jogo e suas dimensões?       

Compreenderam o sistema de pontuação, troca de quadras, formação das equipes, o saque, arremessos, lançamentos e os direitos e responsabilidades dos jogadores?

Conseguiram criar novas regras para melhorar a dinâmica do jogo no contexto escolar?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aníbal, Emef Getúlio Vargas , Rio Grande do Sul - disse:
    anibalmalves@gmail.com

    14/08/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom, pouco divulgado por aqui. Irei implantar na Escola com turmas de terceiros anos. Abraço, bom trabalho a todos!!


  • Rui, cbm , Pará - disse:
    rh6rui@gmail.com

    15/01/2013

    Cinco estrelas

    Aprovado


  • Aline, aacc , Pará - disse:
    Criss_citi@hotmail.com

    15/04/2011

    Três estrelas

    bom! diz quase tudo que a gente precisa saber;


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.