26/11/2010
José Luiz lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Nenhum.
Para conforto do professor e dos alunos essa aula deve ser realizada em salões, salas de ginástica, tatames ou locais parecidos com estes.
Atividade 1
Vivenciar cada elemento corporal indicado na figura tendo como referência o Parkour. Veja a imagem:
As figuras de cor amarela e azul representam colchões de proteção.
Neste plano de aula será utilizado o termo elemento corporal para designar movimentos realizados por praticantes do Parkour tendo como reverência o linguajar da Ginástica Artística. Nessa atividade sugere-si utilizar os aparelhos de ginástico como obstáculos fictícios, caso a realidade da escola não contemple essa idéia o professor tem a liberdade de adaptar com outros objetos, mas, desde que, mantenha a função cinética proposta. A cada obstáculo proposto nesta atividade será relacionado uma característica física do Parkour (da realidade prática do Parkour).
Elemento corporal número 1: atravessar um obstáculo elevado apoiando pés e mãos (engatinhando). O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar que a característica física predominante é a força muscular e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.
Elemento corporal número 2: transposição do obstáculo usando as mãos evitando que o quadril e as pernas entrem em contato com o aparelho (plinto). O obstáculo nesse exercício tem altura baixa (por volta de 80 centímetros de altura). O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar que a característica física predominante é a flexibilidade e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.
Elemento corporal número 3: atravessar o obstáculo estreito o mais rápido possível. O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar a principal característica física que é o equilíbrio e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.
Elemento corporal número 4: deslocar pelo obstáculo deslizando as mãos na barra superior e os pés na barra inferior. O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar a principal característica física que é a concentração e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.
Elemento corporal número 5: transpor o obstáculo tomando distância para ganhar velocidade, tomar impulsão no mini trampolim e apoiar as mãos no aparelho (plinto) evitando contato do quadril e das pernas. O obstáculo nesse exercício tem altura média e alta (por volta de 120 centímetros de altura). O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar a característica física presente que é a confiança e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.
Elemento corporal número 6: transpor o obstáculo sem a ajuda de qualquer parte do corpo. O obstáculo tem a altura de um banco sueco. O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar a principal característica física que é a agilidade e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.
Elemento corporal número 7: transpor o obstáculo característico nas vias urbanas como buracos vazios, valas, parapeitos, corrimãos, entre outros. O objetivo é saltar em velocidade ganhando amplitude para transpor o obstáculo e aterrissar no solo com auxílio de um rolamento (proveniente das técnicas de lutas). O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar as principais características físicas que são a confiança e a agilidade e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.
Atividade 2
Propor a vivência de um circuito representativo substituindo os obstáculos urbanos essenciais para a prática do Parkour por aparelhos da ginástica artística entre outros materiais adaptados. Após o professor ter identificado alguns elementos corporais na atividade anterior sobre o Parkour, propor agora uma competição:
Atividade 3
O Parkour surgiu de uma necessidade estratégica de guerra para evitar que um exército inimigo invadisse um pequeno vilarejo. O terreno era muito acidentado impedindo que o inimigo avançasse com velocidade, permitindo, então, que os nativos, acostumados com essa geografia, surpreendessem os soldados neutralizando-os pouco a pouco. Esse é o primeiro registro da utilização de técnicas acrobáticas para vencer obstáculos naturais. Após uma ótima intervenção militar essa técnica de locomoção foi implantada pelos militares no corpo de bombeiro francês como recurso de salvamento, neste momento em meio urbano, onde teve sua ascensão relativa ao número de civis praticantes, como também na mídia (em filmes e musicais como o da Madonna). O Parkour surgiu no Brasil em 2004 por Leonardo Akira.
O professor juntamente com os alunos, utilizando os aparelhos de ginástica artística e o que tiver disponível, terá que recriar esse ambiente geográfico acidentado. Pouco espaço para correr obrigando os alunos, ao se deslocar, a vencer os obstáculos pulando, rolando, se equilibrando, dependurando, rolando, se arrastando, entre outros movimentos.
Após a criação desse local, propor brincar de polícia e ladrão:
Sites relacionados com o assunto da aula (todos pesquisados em 25/05/2010)
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