19/11/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
(adaptado de: http://www.teachingenglish.org.uk/try/lesson-plans/environmental-problems)
MOTIVAÇÃO
Para dar início às discussões sobre o tema destas aulas – causas e possíveis soluções de alguns problemas ambientais – o professor dividirá a turma em grupos de quatro integrantes. Cada grupo deverá ler um dos capítulos do “Caderno de Educação Ambiental – Ecocidadão” (Fig. 1), conforme postado abaixo. Para tanto, o professor poderá imprimir tais capítulos previamente ou salvar o texto nos computadores da escola, para posterior acesso dos alunos, conforme julgar mais conveniente.
RECURSO - Caderno de Educação Ambiental – Ecocidadão
http://www.ambiente.sp.gov.br/cadernos.php
Figura 1 - Imagem do Recurso
Os capítulos serão divididos da seguinte forma:
Capítulo 1. Construindo a Ecocidadania - Grupo 1
Capítulo 2. Vigiando a Qualidade do Ar e o Aquecimento Global - Grupo 2
Capítulo 3. A Água Nossa de Cada Dia - Grupo 3
Capítulo 4. Transformando Lixo em Riqueza - Grupo 4
Capítulo 5. Fazendo a Terra Funcionar - Grupo 5
Capítulo 6. Protegendo a Biosfera - Grupo 6
Capítulo 7. O Turismo a Favor da Natureza - Grupo 7
Capítulo 8. Plantando Saúde - Grupo 8
Capítulo 9. Sons, Cores e Luzes da Cidade - Grupo 9
Capítulo 10. Uma Maneira Sustentável de Agir - Grupo 10
Sob a supervisão e orientação do professor, os grupos deverão ler e discutir os capítulos propostos, anotando as informações que consideram principais em uma folha sulfite. Sugerimos algumas questões que podem ser propostas para organizar e nortear o trabalho dos alunos neste momento:
Na sequência, cada grupo apresentará o capítulo que leu, e os outros grupos terão a oportunidade de comentá-la.
Finalizando esta etapa, o professor elaborará com o grupo todo, uma lista das questões ambientais apresentadas nos textos, escrevendo-as na lousa, a partir da seguinte pergunta norteadora:
Quais as questões ambientais que foram apresentadas nos textos?
Tais questões, conforme apresentadas nos capítulos propostos são:
Capítulo 1 - Construindo a Ecocidadania: definição de ecocidadania e suas bases legais
Capítulo 2 - Vigiando a Qualidade do Ar e o Aquecimento Global: poluição, qualidade do ar, efeito estufa, aquecimento global e formas de combate de tais problemas
Capítulo 3 - A Água Nossa de Cada Dia – ciclo, distribuição, usos e importância das águas para a sobrevivência humana
Capítulo 4 - Transformando Lixo em Riqueza – formas de tratamento do lixo; reciclagem e coleta seletiva
Capítulo 5 - Fazendo a Terra Funcionar – fontes de energia: hidráulica, termoelétrica, eólica, nuclear, etanol, biocombustíveis
Capítulo 6 - Protegendo a Biosfera – importância da proteção da fauna e da flora
Capítulo 7 - O Turismo a Favor da Natureza - ecoturismo
Capítulo 8 - Plantando Saúde – a agricultura: alimentos trangênicos e importância da preservação do solo
Capítulo 9 - Sons, Cores e Luzes da Cidade – poluição visual e sonora
Capítulo 10 - Uma Maneira Sustentável de Agir – conceito de desenvolvimento sustentável.
(atividade adaptada de: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/homem-meio-ambiente-524875.shtml Acesso em: 11 de outubro de 2010).
ATIVIDADE 1
Como continuidade às atividades de Motivação, o professor proporá que os alunos, ainda em grupos, pesquisem, em dicionários ou tradutores on-line (Fig. 2), o significado de palavras e expressões que se referem às questões ambientais levantadas na atividade anterior em Inglês bem como, um exemplo de uso das mesmas em tal idioma. As palavras seriam:
RECURSO - Dicionários e tradutores on-line
http://www.wordreference.com/pten/meio+ambiente
http://translate.google.com.br/#
http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
http://lookwayup.com/free/PortugueseEnglishDictionary.htm
Figura 2 – Imagem do Recurso
OBSERVAÇÃO: As palavras e expressões propostas poderão ser projetadas na forma de slide ou transparência usando o recurso Datashow, para que possam ser visualizadas por todos os alunos.
Para a realização da atividade, sugerimos o uso de editores de texto, tais como o tais como o “BrOffice Writer” (disponível no pacote de programas do BrOffice) (Fig. 3), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organização.
RECURSO – BrOffice Writer
Figura 3 – Imagem do Recurso
Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 06 de outubro de 2010.
Por exemplo, os alunos poderiam traduzir e exemplificar a expressão meio-ambiente da seguinte forma:
Meio-ambiente: Environment
“The environment is changing because of global warming.” (O meio ambiente está mudando devido ao aquecimento global.)
O professor deverá circular entre os grupos, orientando e supervisionando a realização da atividade.
Segue abaixo uma possível tradução em Inglês das palavras propostas na atividade:
Para concluir esta etapa, os grupos, seguindo a ordem numérica definida no início da aula (a partir dos capítulos-guia), apresentarão as traduções e frases que propõem para, pelo menos, duas das palavras propostas. Sugerimos que isto seja feito através da projeção das atividades dos grupos, na forma de slide ou transparência, usando o recurso Datashow. Dessa forma, todos poderão visualizar as traduções propostas para que possam comentar e sugerir adequações nas frases propostas, para que expressem as ideias de seus autores de forma clara.
ATIVIDADE 2
Dando sequência às atividades destas aulas, o professor proporá a seguinte situação, preferencialmente em Inglês, aos alunos:
A scientist used the following sentences. How sure is he about each statement? (Um cientista usou as seguintes sentenças. Quanta certeza ele tem em relação à cada frase?)
OBSERVAÇÃO: sugerimos que a situação seja projetada em forma de slide ou transparência para que favorecer a visualização por todos os alunos ou faça cópias impressas e entreguem aos alunos.
Os alunos, em grupos (o mesmo das atividades anteriores) deverão analisar as frases propostas e procurar estabelecer o grau de certeza que expressam, seguindo as seguintes categorias:
100% Sure it will happen (100% de certeza que acontecerá)
50 % Sure (50% de certeza) 100 %
100% Sure it won’t happen (100% de certeza que não acontecerá)
Para a realização de tal atividade, sugerimos que os alunos consultem os seguintes sites:
RECURSO - Sites Para Pesquisa
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-certainty-uncertainty.php
http://www.headsupenglish.com/index.php?option=com_content&task=view&id=256&Itemid=94
http://www.perfect-english-grammar.com/modal-verbs-of-probability.html
http://esl.about.com/library/grammar/blmodalprob.htm
http://www.zozanga.com/grammar/adverbprob.htm
http://learnenglish.britishcouncil.org/book-page/adverbials-probability (Fig. 4)
Figura 4 – Imagem do Recurso
Para concluir este momento, os grupos apresentarão as interpretações que propõem para as frases e, em um processo colaborativo, toda a turma debaterá, com a mediação do professor, se são adequadas ou não e por quê.
As respostas à atividade são:
100% Sure it will happen (100% de certeza que acontecerá) - There’s no doubt that leaving your car at home reduces greenhouse effect. (Não há dúvidas de que deixar o seu carro em casa reduz o efeito estufa.).
50 % Sure (50% de certeza) - Maybe everybody will be using biofuels in 10 years. (Talvez todos estarão usando biocombustíveis em 10 anos.)
100 % Sure it won’t happen (100% de certeza que não acontecerá) - It is not possible that people recycle more in 10 years. (É possível que as pessoas reciclem mais dentro de 10 anos.)
ATIVIDADE 3
Como continuidade, os grupos, aprofundando as pesquisas nos sites propostos na atividade anterior, deverão transformar as frases em Inglês propostas, alterando a expressão que foi usada, isto é, avaliando qual seria o grau de certeza que tem sobre a possibilidade de tal acontecimento ocorrer no futuro. Para tanto, cada aluno receberá uma folha de atividade (Fig. 5).
RECURSO - Folha de Atividade
http://www.slideshare.net/jugense/environment-express-certainty
Figura 5 – Imagem do Recurso
Por exemplo, a frase:
Most cars will be eletric (A maioria dos carros será elétrica.)
poderá ficar da seguinte forma:
I’m certain that most cars will be eletric. (Estou certo de que a maioria dos carros será elétrica.)
Durante a realização da atividade, o professor deverá circular entre os grupos, supervisionando e orientando as atividades. Ao final desta etapa, cada grupo apresentará sua sugestão para a escrita de pelo menos uma das frases propostas, comparando, sob a mediação do professor, com as sugestões dos outros grupos.
Ao final desta etapa, cada grupo apresentará sua sugestão para a escrita de pelo menos uma das frases propostas, comparando, sob a mediação do professor, com as sugestões dos outros grupos.
ATIVIDADE 4
Finalizando as atividades destas aulas, o professor proporá que todos saiam da sala para darem uma volta no quarteirão da escola (pelo menos), realizando um levantamento dos problemas ambientais que se apresentam (como por exemplo, lixo jogado na rua). Para tanto, poderão se referir ao caderno de educação ambiental proposto na atividade de motivação.
OBSERVAÇÃO: Caso isto não seja possível, os alunos poderão percorrer os espaços da escola para a realização da atividade.
Retornando para a sala de aula, os alunos, novamente em grupos, deverão escrever, sob a supervisão do professor pelo menos duas frases em Inglês com uma proposta de solução de um ou dois dos problemas detectados. Por exemplo:
I’m sure the rivers must be cleaned (Estou certo de que os rios devem ser limpos).
People may recycle waste (As pessoas podem reciclar o lixo).
Students will definitely save water if they study about environment. (Os alunos certamente economizarão água se estudarem sobre meio ambiente.)
I doubt that students throw papers on the floor if they learn that the school is for all the community. (Eu duvido que os alunos joguem papéis no chão se aprenderem que a escola é para toda a comunidade.)
Para a realização da atividade, os alunos poderão consultar os seguintes sites:
RECURSO - Sites Para Consulta
http://www.seql.org/100ways.cfm
http://www.wikihow.com/Save-the-Environment-at-Home
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_234181.shtml
http://science.howstuffworks.com/environmental/green-science/save-earth-top-ten.htm (Fig. 6)
Figura 6 – Imagem do Recurso
Tais frases serão escritas em cartazes afixadas nos murais da escola, visando uma conscientização quanto aos problemas ambientais.
SUGESTÕES
1. Em colaboração com o professor de Biologia e de Ciências, pesquisar sobre as doenças que decorrem da má conservação do planeta.
2. Visitar uma usina de reciclagem de lixo.
3. Em colaboração com o professor de matemática, pesquisar entre os moradores do bairro quanto ao nível de conscientização sobre os problemas ambientais e apresentar estatísticas sobre os mesmos Criar uma cartilha sobre preservação do meio-ambiente em Inglês.
Dicionário português-inglês
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, bem como a compreensão e uso adequados das expressões que indicam certeza e do vocabulário relacionado ao meio ambiente.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/08/2011
Cinco estrelasÓtima sugestão de aula, vai me ajudar muito a desnvolver uma sequencis sobre o meio ambiente.