22/11/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer a origem da ginástica.
- Diferenciar as modalidades (masculina e feminina).
- Pesquisar alguns grandes nomes da ginástica.
Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.
Para iniciar a aula o professor pode instigar os alunos perguntando qual é o significado da palavra "Gymnádzein".
Expor aos alunos sua etimologia e significado de forma oral, explicando e solicitando a colaboração dos alunos, socializando assim as informações.
Gymnádzein é o termo em grego que deu origem a nossa conhecida ginástica, sua tradução aproxima-se de "treinar", ou mesmo "exercitar-se nu", pois gymnos significa nu em grego.
Era dessa forma "despojada" que na antiguidade os gregos prativam exercícios nos ginásios. Seu desenvolvimento tornou-se mais efetivo com os soldados da Grécia Antiga, que começaram a sistematizar e utilizar de forma prática os benefícios dos exercícios físicos nas atividades como montar e desmontar um cavalo e também nas habilidades desenvolvidas pelos acrobatas dos circos.
A sistematização da ginástica veio muito depois, tendo como um movimento importante a criação da escola Alemã (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e sueca (à base de aparelhos), no início do século XVIII.
Mas e hoje como esta sistematizada a ginástica?
Atualmente as modalidades de ginástica vinculadas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) estão classificadas em:
- Ginástica Acrobática.
- Ginástica Aeróbica.
- Ginástica Artística.
- Ginástica Circense.
- Ginástica para todos.
- Ginástica Rítmica.
- Ginástica Trampolim.
Atividade 1
Pesquisar os principais fundamentos e características de cada modalidade.
Cada modalidade possui seus padrões de movimento, evolução técnica, algumas necessitam de trilha sonora, entre outros fundamentos específicos.
Essa atividade deverá ser registrada no caderno de forma individual.
Através da pesquisa para a Atividade 1, os alunos devem ter percebido que existe uma distinção entre algumas modalidades, ou seja, tem algumas que são específicas para mulheres e outras somente para homens.
Um exemplo clássico esta na Ginástica Artística, a qual é praticada por homens e mulheres, mas que possui aparelhos e provas distintas para cada um.
Atividade 2
Para melhor compreender sugiro a apresentação dos infográficos abaixo e responder as questões presentes no roteiro.
Roteiro de perguntas para os infográficos:
- quais são os aparelhos masculinos?
- quais são os aparelhos femininos?
- comente sobre a disputa por equipes.
- comente sobre a disputa individual geral.
- comente sobre o desenvolvimento de cada aparelho masculino.
- comente sobre o desenvolvimento de cada aparelho feminino.
1º Infográfico
Disponível em: www.cob.org.br/esportes/infograficos/GA/GA.swf?lang=PT-BR (acessado em 10/10/2010).
2º Infográfico:
Disponível em: http://e.i.uol.com.br/pan/2007/modalidades/infograficos/ginastica_artistica1.swf (acessado em 10/10/2010).
Em 1976 durante as apresentações dos Jogos Olímpicos de Montreal, uma ginástica encantou o público e os telespectadores que a assistiam. Sua apresentação na barras assimétricas demonstrou tamanha força e ao mesmo tempo leveza e graciosidade que pela primeira vez nas histórias das Olimpíadas uma ginasta recebeu a nota 10, a nota máxima de uma perfeita apresentação.
Sabem de que ginasta estamos falando?
Televisão e esporte [Visões do esporte]
Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18502 (acessado em 10/10/2010).
Atividade 3
Após a apresentação do vídeo, solicitar aos alunos pesquisem no laboratório de informática ou na biblioteca:
- Grandes Ginastas Olímpicos Mundiais.
- Grandes Ginastas Olímpicos Brasileiros.
Obs: pesquisar os ginastas de todos os tempos.
Atividade 4
Chega o momento de colocarmos em prática alguns exercícios de iniciação à ginástica olímpica, pois assim os alunos poderão vivenciar e explorar uma série de movimentos próprios da ginástica.
1- Vela
Em decúbito dorsal elevar as pernas e o quadril, mantendo o corpo numa posição de equilíbrio invertido a principio com os joelhos próximos ao peito e depois com o corpo ereto, apoiado apenas na nuca e nos braços, com as mãos no solo ou ajudando a manter o quadril elevado.
2- Aviões
De frente, apoiando em um dos pés, elevar a outra perna estendida para trás abaixando o tronco simultaneamente até os ombros e a perna elevada chegarem, gradativamente, à horizontal.
Os braços deverão estar estendidos em situação ligeiramente obliqua para cima em relação ao tronco.
3- Esquadros Sentado
Com apoio das mãos no solo atrás do corpo, tronco estendido, com as pernas também estendidas e elevadas.
4- Espacates
De frente: o aluno deverá estar como tronco ereto, com a linha que passa transversalmente pelo quadril na mesma linha das pernas que por sua vez deverão estar afastadas o máximo possível, procurando formar entre si um angulo de 180º, apoiadas no solo.
5- Parada de três Apoios
De joelhos, apoiar as mãos no solo e o terço anterior da cabeça no colchão formando o desenho aproximado de um triangulo equilátero.
Em três apoios, tentar equilibrar-se apoiando os joelhos nos cotovelos (elefantinho).
Com ajuda de um companheiro, procurar estender as pernas e ficarem três apoios.
Executar a parada de três apoios sem auxilio.
6- Rolamento para frente
Dois a dois, andar de carriola.
Dois a dois, andar de carriola e ao sinal, executar um rolamento para frente.
Executar um rolamento para frente e tentar alcançar a mão do companheiro que esta a sua frente.
Realizar um rolamento para frente grupado.
7- Rolamento para frente afastado
Sentado sobre um plano elevado com as pernas estendidas e afastadas, elevar o quadril empurrando o plano com as mãos colocadas entre as pernas e os dedos poderão estar voltados uns para os outros ou para frente.
De pé, pernas afastadas, as mãos tocando o solo a sua frente, andar com as mãos no solo, sustentando o corpo até que quadril chegue ao solo.
Voltar a posição inicial.
Partindo da posição sentada sobre um plinto longitudinal com um ou dois elementos, com as pernas afastadas e as mãos entre estas, realizar um balanço do corpo para trás mantendo as pernas afastadas.
Retornar do balanço até a posição de pé, ainda com as pernas afastadas, com auxilio das mãos, atentando sempre para a posição das mesmas.
Realizar rolamento para frente com as pernas afastadas.
8- Rolamento para frente carpado
Sentado sobre um plano elevado com as pernas unidas e estendidas, apoiando as mãos no plano elevado ao lado do corpo, procurar elevar o quadril apoiando-se nas mãos e depois nos pés.
Diminuir a altura até executar o movimento sozinho.
9- Peixe
Realizar rolamento para frente ultrapassando o espaço entre dois colchões.
Durante o voo, as pernas deverão estar estendidas.
Idem ao anterior, com um obstáculo colocado no espaço entre os dois colchões.
Realizar um rolamento peixe com impulso no M.T. Dois auxiliares estarão colocados à frente do aparelho, de frente um para o outro e deverão auxiliar o executante segurando-o nas coxas e no abdômen.
Realizar um salto peixe no solo.
Dois auxiliares estarão colocados à frente, de frente um para o outro e deverão auxiliar o executante segurando-o nas coxas e no abdômen (diminuir a ajuda gradativamente).
Realizar um salto peixe.
10- Rolamento para trás grupado
O executante partindo da posição sentada no solo com as pernas flexionadas, as mãos colocadas acima dos ombros, com os polegares voltados para os ouvidos e os braços paralelos, impulsionar o corpo grupado para trás até que as mãos toquem o solo, e daí retornar a posição inicial (canoinha).
Após realizar as atividades na quadra ou no pátio que tal sentar com os alunos e propor uma socialização dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas sobre modalidades de ginástica vinculadas a Confederação Brasileira de Ginástica, sobre as diferenças entre aparelhos para homens e aparelhos para mulheres na ginástica artística, comentar sobre os grandes ginastas que foram pesquisados e finalizando para finalizar esse debate pedir aos alunos que relatem como foi vivenciar na prática a ginástica de solo.
Esse momento é muito importante, pois através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Durante essa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados, tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema casa julgue necessário.
Nome | Tipo |
---|---|
Televisão e esporte [Visões do esporte] | Vídeo |
Referências:
Copa Cabana Runners (site com informações sobre a ginasta Nadia Comaneci):
www.copacabanarunners.net/montreal1976.html (acessado em 10/10/2010).
Confederação Brasileira de Ginástica:
http://cbginastica.com.br/web/index.php?option=com_content&task=view&id=37&Itemid=54 (acessado em 10/10/2010).
Artigo em PDF - Aprendizagem dos exercícios básicos da Ginástica de solo:
www2.uel.br/cef/sgo/ARTIGOS/SOLO.pdf (acessado em 10/10/2010).
Sugestão de Sites para pesquisa:
Comitê Olímpico Brasileiro (regras e curiosidades sobre a Ginástica Artística):
www.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=82 (acessado em 10/10/2010).
Comitê Olímpico Brasileiro (regras e curiosidades sobre a Ginástica Rítmica):
www.cob.org.br/esportes/esporte.asp?id=83 (acessado em 10/10/2010).
Ginástas (site com informações sobre a história da ginástica, e também com matérias sobre ginásticas acrobática, aeróbica, artística, para todos, rítmica e de trampolim):
www.ginasticas.com/ (acessado em 10/10/2010).
- Realizou as pesquisas e as registrou no caderno.
- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.
- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.
- Trouxe informações importantes para a discussão.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!