Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Violência urbana: Ao invés de construir porque destruir?

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Um só mundo, muitos cenários geográficos
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O conceito de violência urbana;   
  • As diferentes formas de violência urbana, como, por exemplo, a depredação de patrimônios públicos (telefones públicos, carteiras escolares etc.), brigas no trânsito e em estacionamentos por vagas para estacionar os veículos;
  • O que fazer para resolver este problema social.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Trabalho em grupo;

- Dramatização;

- Uso do laboratório de informática.

Motivação:   

Sugerimos que o professor inicie a aula apresentando a imagem sobre Depredação de Transporte Público (Fig. 1), conforme o link abaixo.

Link da imagem sobre Depredação de Transporte Público:  http://4.bp.blogspot.com/_6G8ywKXV4pg/R7jvwWKEzcI/AAAAAAAAA8w/vxuMina6ig4/s1600-h/globalwarming.jpg Acessado em: 07 de Outubro de 2010. 

Figura  1 – Imagem sobre a Violência Urbana – Depredação de Transporte Público.

Observação: O professor deverá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).

O professor deverá perguntar aos alunos o que acham da figura e qual a mensagem passada por ela. Além disso, o professor também deverá perguntar aos alunos o que sabem sobre violência urbana.         

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar que o tema da aula será a “violência urbana e suas formas de ocorrência”.

Atividade 1

Dando continuidade à aula, os alunos deverão se sentar em círculo. O professor deverá entregar uma bola de tamanho médio a um aluno e pedir para que ele passe a bola a outro aluno da direita e assim sucessivamente. O professor deverá instruir os alunos para que ao passarem a bola ao colega, falem alto “Pega essa bola, por favor!”, como se estivessem bravos e gritando – sem utilizar palavrões ou nomes pejorativos.     

Quando a bola tiver passado pela sala inteira – ou seja, quando todos os alunos tiverem recebido e passado a bola, o professor deverá perguntar como os alunos se sentiram ao receber a bola de uma maneira grosseira.   

Quando todos os alunos tiverem dado suas opiniões, o professor deverá pedir para que passem a bola novamente, mas, para que sejam educados e falem “Pega a bola, por favor!” num tom agradável.     

Os alunos deverão dizer se houve diferença no recebimento da bola na primeira vez e na segunda. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer:

“É assim que a violência urbana começa. Quando alguém nos trata com mau-humor ou de forma desrespeitosa, ficamos com uma sensação ruim que tendemos a passar para o próximo. Quando somos educados e entendemos que provavelmente o outro não está tendo um dia bom, não nos deixando influenciar pelo mau-humor do outro, não passamos para frente a agressão, a violência. Já quando nos deixamos influenciar, tendemos a passar a violência para frente – e o que pode ter sido para você um desabafo, pode levar o outro à uma briga na rua, por um lugar no estacionamento do shopping. Precisamos evitar a passar para o outro a cólera, chateação e raiva.”

Atividade 2   

Tendo como objetivo discutir as formas de violência urbana, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de até 4 pessoas e apresente as reportagens aos grupos, conforme os links abaixo. O professor deverá entregar uma reportagem a cada grupo para que leiam e discutam as reportagens, compartilhando as informações entre si.

As reportagens abaixo retratam a violência em contextos variados na sociedade; na escola, nos transportes e patrimônios públicos, no trânsito e o aumento da violência na sociedade.

Link da reportagem “Trens são depredados durante festa do Corinthians”: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,trens-sao-depredados-durante-festa-do-corinthians,603734,0.htm Acessado em: 07 de Outubro de 2010.      

Link da reportagem “Protesto contra aumento de tarifa de ônibus termina em depredação em SC”: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/protesto-contra-aumento-de-tarifa-de-onibus-termina-em-depredacao-em-sc-20100528.html  Acessado em 07 de Outubro de 2010.    

Link da reportagem “Alunos são filmados depredando sala de aula”:  http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u656609.shtml Acessado em: 07 de Outubro de 2010.    

Link da reportagem “Violência no Transito entre motoristas e motoqueiros cresce a cada dia”:  http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1531737-16022,00-VIOLENCIA+NO+TRANSITO+ENTRE+MOTORISTAS+E+MOTOQUEIROS+CRESCE+A+CADA+DIA.html Acessado em: 14 de Outubro de 2010.      

Link da reportagem “Mais de 90% dos brasileiros dizem que a violência aumentou no país“: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/740486-mais-de-90-dos-brasileiros-dizem-que-a-violencia-aumentou-no-pais.shtml  Acessado em: 14 de Outubro de 2010. 

Caso queiram, os alunos poderão utilizar uma cartolina para escrever os tópicos das partes mais importantes da reportagem ao explicar para os colegas.  

Cada grupo terá aproximadamente 15 minutos para apresentar a reportagem lida. Após a apresentação destas, o professor deverá promover e mediar uma discussão entre todos, em aula aberta, sobre as reportagens em questão.

Com o intuito de facilitar esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.

Roteiro de Discussão: 

  • Quais os tipos de violência citados nas reportagens?
  • O que a população brasileira diz sobre a violência? Por quê?
  • De acordo com as reportagens, quando a violência acontece?
  • Existe violência no trânsito? Exemplifique.
  • Existe violência nas escolas? Exemplifique.
  • Na opinião de vocês, por que a violência tem aumentado a cada dia?
  • Como a violência se faz presente na vida das pessoas?
  • O que as pessoas podem fazer para diminuir a violência?

Esse momento é importante porque, além de exercitar a expressão, desenvolve o senso crítico dos alunos.

Atividade 3

Finalizando a aula, objetivando refletir sobre maneiras para resolver o problema da violência, sugerimos que os alunos escolham uma reportagem entre as que foram discutidas na Atividade 2 para realizar uma encenação.  

Baseados na situação descrita na reportagem, os alunos deverão escrever um roteiro, em conjunto, sobre esta situação, criando um caso em que a violência urbana se faça presente.   

Sugestão: Com o intuito de refletir sobre as causas da violência e formas de diminuí-la, o professor poderá entregar aos alunos o texto “Causas da Violência”, de acordo com o link abaixo para que, sob supervisão do professor, o texto seja lido e discutido entre os grupos, facilitando o desenvolvimento dessa atividade.    

Link do texto “Causas da Violência”: http://www.serasaexperian.com.br/guiacontraviolencia/violencia_causa.htm Acessado em: 07 de Outubro de 2010.  

Os alunos deverão escolher 5 pessoas para fazerem uma dramatização, enquanto os demais alunos serão a plateia.  

Os 5 alunos escolhidos deverão encenar a situação de acordo com o roteiro escrito pela turma. Conforme a violência for aparecendo na “peça”, a plateia deverá opinar quanto a maneiras de diminuir ou acabar com a violência nesta situação.   

Por exemplo, se estiverem encenando uma situação em que pessoas estejam protestando quanto a uma alteração nos horários de transporte público, depredando patrimônios públicos, a plateia deverá dar ideias sobre como diminuir ou acabar com a violência nessa situação – fazendo passeatas, conversando com as pessoas da empresa, procurando os vereadores da cidade para pedir ajuda etc.

Após as encenações, os alunos deverão dizer como foi interpretar a situação, o que sentiram e se foi difícil seguir as dicas da plateia. Já a plateia deverá dizer como foi opinar na situação e se foi difícil pensar em maneiras de diminuir a violência.   

Sugestão: Os alunos poderão ensaiar a apresentação teatral para apresentarem aos demais colegas e professores da escola.

Recursos Complementares

Caso o professor tenha interesse no assunto, ele poderá ler o artigo escrito pelo Prof. Luis Carols de Menezes “A violência pode dar lugar à paz” para a revista Escola. Disponível em:  http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/violencia-escolas-432558.shtml Acessado em: 07 de Outubro de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na Violência Urbana. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.