24/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Professor, organize a turma em roda de conversa e proponha algumas brincadeiras sobre profissões. Sugerimos:
O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda. Sugestões: conserta sapatos, faz comida...
Professor, com os alunos organizados em uma roda, leia e cante a letra da música sugerida abaixo. Combine com a turma que no momento de falar o nome de uma profissão, os alunos deverão fazer mímicas. Você poderá filmar esse momento e assistir com a turma.
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O médico faz assim
O médico faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(motorista/dentista/etc.)
Thelma Cham – CD Corpo de Voz
Professor, disponibilize uma cópia do poema abaixo para cada aluno e peça para fazer a leitura.
TEATRO DAS PROFISSÕES
Eu sou um serralheiro,
Trabalho o dia inteiro,
Gosto muito do que faço,
Trabalho com solda e aço...
Eu sou um bombeiro,
Tenho ambulância e carros pipas,
E sempre chego primeiro,
Combatendo o fogo e salvando vidas...
Eu sou um engenheiro,
E construo a cidades,
Projeto prédios inteiros,
Escolas, casas e maternidades...
Eu sou a médica,
Cuido dos doentes e machucados,
Dou remédios na dose certa,
Para que todos fiquem curados...
Eu sou a costureira,
Trabalho com linha e panos de algodão,
Faço roupa nova e faceira,
Mas também remendo furos, e prego botão...
Eu sou o marceneiro,
Faço moveis de todos os lugares,
Cozinha, sala, quarto e banheiro
Preenchendo todos os lares...
Eu sou o motorista,
E levo coisas que você ainda não viu,
No caminhão carga, no ônibus o turista,
Viajando pelas estradas do Brasil...
Eu sou a dentista,
E cuido bem do seu sorriso,
Cárie não aparece na minha vista,
Pois para tirá-la, faço o que for preciso...
Eu sou o eletricista,
Trabalho com eletricidade,
Levo luz para que precisa,
Em qualquer lugar da cidade...
Eu sou a enfermeira,
E cuido dos dodóis dos doentes,
E dou vacinas certeiras,
Nos bumbuns de todas as gentes...
Eu sou o policial,
E patrulho todas as ruas,
Dia e noite, para mim é normal,
Para garantir a segurança sua...
Eu sou a professora,
Ensino matemática e ABC,
Para que tenhas uma vida promissora,
E assim, inteligente crescer...
Marco Ramos - http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=51261
Em seguida, converse com os alunos sobre as profissões retratadas no poema.
Bombeiro, dentista, criador de abelhas, artista de circo, desenhista de história, médico... Qual profissão vocês gostariam de ter?
Professor, nesse momento, disponibilize folhas de papel branco e peça aos alunos que se imaginem exercendo a profissão pensada por eles.
Depois, monte um varal na sala de aula com os desenhos da turma.
Professor, é importante que os alunos entendam que o trabalho faz parte da vida das pessoas desde os tempos mais remotos. Por meio do trabalho, os primeiros grupos humanos já transformavam elementos da natureza em alimentos, ferramentas, roupas, utensílios e moradias. Ao longo da história, muita coisa mudou e continua mudando no mundo do trabalho e das atividades humanas.
Leve os alunos para o Laboratório de Multimídia da escola para começar a refletir sobre isso. Providencie diversas imagens de algumas profissões antigas e atuais.
Você poderá utilizar os sítios:
http://profissoes.web.simplesnet.pt/
http://www.youtube.com/watch?v=p5Nd4EeZGyM
Ao finalizar este momento peça que os alunos digam sua/s opinião/ões sobre o que viram e/ou sentiram. Caso a escola não tenha esse espaço, leve para a sala de aula recortes de revistas e ou jornais contendo essas imagens. Exemplo:
http://carrosantigos.wordpress.com/2008/07/25/100-anos-do-ford-modelo-t/
http://blogs.abril.com.br/blogdocarro?pageno=5
Explique para as crianças que além da família, dos professores, dos funcionários da escola e dos amigos e conhecidos, muitas outras pessoas participam de nossa vida por meio de seu trabalho. O trabalho é fundamental para a continuidade da vida e da sociedade.
http://pedalafloripa.blogspot.com/2010/05/reclamacao-sobre-atitude-de-motorista.html
http://www.mundoeducacao.com.br/datas-comemorativas/dia-feirante.htm
http://www.psolsp.org.br/capital/?p=712
ATIVIDADES DE REGISTRO
1 - Analisando as profissões que você observou, responda:
A) De que forma cada um desses profissionais participa de sua vida?
B) Você conhece alguém que trabalha em alguma dessas profissões? Quem?
C) Quais desses profissionais você costuma ver na rua onde você mora ou na vizinhança?
Professor, lembre aos alunos que é preciso respeitar o trabalho de todos os profissionais. Comente também que muitas pessoas não trabalham porque não conseguem emprego. O desemprego é um grave problema social tanto no Brasil como em outros países. Aproveite a oportunidade para ouvir as hipóteses dos alunos sobre as afirmações feitas por você.
2 – Imagine que você é um dos profissionais que aparecem nas imagens. Descreva no caderno um dia de trabalho em sua profissão. Professor, se preferir, peça para os alunos descreverem um dia de trabalho em sua própria profissão que é de estudante. Você também poderá pedir que os alunos registrem as atividades que realizam em suas casa para ajudar a família. Por exemplo, arrumar a cama, guardar os materiais escolares, colocar os sapatos em locais adequados, dentre outros.
PARA CASA
Entreviste um profissional de sua família sobre a profissão que exerce. Você poderá gravar, ou registrar as repostas em seu caderno. Sugerimos o roteiro abaixo:
Roteiro da entrevista
Professor, com os dados da entrevista, converse com os alunos sobre as seguintes questões:
Enquanto a Terra gira, dando origem aos dias e às noites, as pessoas dormem, trabalham, estudam, cada um cumprindo uma rotina composta de diferentes atividades. Enquanto você dorme ou está na escola, por exemplo, inúmeras atividades acontecem. Muitas pessoas estão trabalhando. Observe:
Menina dorme...
... Enquanto médico trabalha no turno da noite
http://bibliotecademedicina.com.br/blogenfermagem/?p=607
Atividades: registre no caderno.
1 – O que cada pessoa de sua família faz quando você está na escola?
PAI |
MÃE |
IRMÃO |
|
|
|
2 – Alguém de sua família trabalha à noite enquanto você dorme? Quem? Qual profissão realiza?
3 – O que acontece na cidade enquanto você dorme?
Organize a turma em duplas e solicite que os alunos comparem suas respostas com a do colega, atentando para as semelhanças e diferenças. Em seguida, peça para cada dupla apresentar os resultados à turma.
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e dificuldades da turma com relação ao entendimento das profissões.
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/08/2015
Cinco estrelasnota 10!
22/03/2015
Cinco estrelasMuito bom, estão de parabéns!
28/03/2014
Cinco estrelasMuito bom!
31/08/2012
Cinco estrelasA aula foi excelente.
25/11/2010
Cinco estrelasas atividades selecionadas são muito boas e adequadas a todas as séries iniciais.