Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo a ginástica artística

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Baghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o processo histórico e as principais regras da ginástica artística (G.A).        
  • Identificar os aparelhos e as provas masculinas e femininas da ginástica artística.
  • Compreender a necessidade da segurança e proteção para a prática da ginástica artística.
Duração das atividades
4 aulas (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividadde 1:

O professor reunirá os alunos em uma sala com recursos multimídia e exibirá os vídeos abaixo:

http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/montagens/ginasticas_com_montage_gin_artistica_pan_2003.wmv

http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/montagens/ginasticas_com_hero.wmv

http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/montagens/ginasticas_com_marian_dragulescu_02.wmv 

Acessos dia 14 de outubro do 2010.   

Ao término da exibição o professor lançará algumas perguntas, a fim de iniciar a discussão sobre o tema da aula:

  • Que esporte é esse?
  • Quais são as regras deste esporte?
  • Como será que ele surgiu?  

Estas perguntas têm o objetivo de verificar qual o nível de conhecimento que os alunos têm sobre a ginástica artística. O professor, neste momento, irá intervir pouco, apenas direcionando para que não se fuja do tema. O professor deve, também, anotar as respostas dadas pelos alunos, que serão utilizadas na avaliação.

Atividade 2:

Ao término da discussão inicial, o professor levará os alunos a um laboratório de informática e solicitar que acessem o endereço abaixo:  

http://conhecendoaga.blogspot.com/2010/10/links-de-pesquisa.html (acesso dia 14 de outubro de 2010).

Este endereço contém materiais diversos sobre a ginástica artística, tais como infográficos, textos, fotos dos mais diversos aspectos desta modalidade esportiva. O professor, então organizará os alunos em 3 grupos, que terão a incumbência de organizar as informações em 3 temas:

  • Origem histórica;   
  • Regras e provas (masculino e feminino).   
  • Segurança e proteção na aprendizagem dos movimentos.

Com a organização, o professor irá solicitar que cada grupo crie um texto informativo do tema que lhe foi designado que será utilizado na avaliação (este trabalho poderá ser feito com o(a) professor(a) de português e/ou redação).

Atividade 3:

Além disso, o professor irá organizar, em conjunto com os alunos do grupo 3, a vivência de movimentos básicos da ginástica artística no solo, conforme descrito abaixo:

Rolamento:  Partindo da posição de pé com pernas unidas, flexionar os joelhos, apoiar as mãos espalmadas no solo à frente do corpo, mãos à largura dos ombros, cotovelos flexionados, dedos voltados para frente; Flexionar a cabeça à frente, encostando o queixo no peito e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar para frente sobre as costas em posição grupada, mantendo os joelhos unidos e pés em flexão plantar ao saírem do solo. Ao completar 360 graus de rotação ao redor do eixo transversal do corpo, em deslocamento para frente no plano sagital, finalizar o movimento em apoio sobre os pés, elevando-se á posição de pé (ortostática), com elevação os braços em extensão, e assumindo a postura estendida. (Extraido de: http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm#introducao, (acesso dia 14 de outubro de 2010).

http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm.  Acesso dia 14 de outubro do 2010. 

Parada de 2 apoios: "o executante deverá estar em equilíbrio estático na posição invertida sobre suas mãos, com os braços paralelos e bem estendidos" (SANTOS, 1985:54). Para chegar nesta posição, faz-se um movimento no plano sagital, deslizando uma das pernas à frente do corpo, elevar os braços estendidos, colocando-os ao lado das orelhas, em alinhamento com o tronco. Inclinar o tronco à frente, flexionando a articulação do quadril sobre o eixo transversal do corpo, com semi-flexão do joelho da perna anterior. Apoiar as mãos no solo, à largura dos ombros, lançando a perna de trás para o alto, com o joelho em extensão, sendo que a outra perna será lançada imediatamente após a primeira, unindo-se a ela na vertical, completamente estendidas e com os pés em flexão plantar. A cabeça deverá ficar alinhada ao tronco. A posição deverá ser mantida por dois segundos em equilíbrio estático, e depois o ginasta poderá descer as pernas alternadamente, estendidas, em direção ao solo. A primeira perna a tocar o solo irá fazer ligeira flexão de joelho, estendendo-se ao final, após elevação do tronco, finalizando de pé, na posição ortostática. (Extraído de http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm#introducao, acesso dia 14 de outubro de 2010).

 

http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm (acesso dia 14 de outubro de 2010). 

Para a segurança e proteção, devemos tomar os seguintes cuidados:

          Extraído de http://www2.uel.br/cef/sgo/ARTIGOS/AJUDA-PROTECAO.pdf (acesso dia 14 de outubro de 2010).

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação: construção de um documentário (exibir tutorial de montagem) sobre os temas das aulas.

Link com tutoriais do programa de edição de vídeo em http://www.baixaki.com.br/tecnologia/busca.asp?q=movie+maker (acesso dia 14 de outubro de 2010). 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.