24/11/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
- Conhecer as principais manifestações do lazer na sociedade.
-Dialogar sobre práticas tidas como “unânimes” para o lazer e pensar em possibilidades.
-Trocar experiências sobre as principais maneiras de se vivenciar o lazer, conhecendo mais sobre os colegas e do que gostam de fazer.
- “Mostra cultural” com os colegas, em que levarão histórias, materiais, objetos, dentre outras coisas, que representem algumas de suas principais formas de lazer.
Por se tratar de uma aula inicial, não serão necessários conhecimentos prévios.
Atividade 1 – O lazer na sociedade.
Duração: 25 minutos.
Material: papeis, canetas, data-show e computador.
Local: sala de aula ou sala multimídia.
O professor (a) dará início à aula propondo aos alunos um debate sobre o lazer. Poderá lançar mão de alguns questionamentos, tais como: 1) O que os alunos entendem sobre lazer. 2) Se acreditam que vivenciam o lazer. 3) Se sim, como vivenciam esse lazer. 4) Se para eles, existem “espaços de lazer” e se sim, quais seriam esses espaços.
Depois poderá apresentar aos alunos, também dentro do debate, as principais manifestações do lazer na sociedade, aspectos sobre a ludicidade, os “espaços” de lazer e os “conteúdos” do lazer. Para subsidiar essa discussão, o professor poderá baixar o arquivo disponível em: http://www.4shared.com/file/Fe3flmX8/Lazer_-_conhecendo_mais_sobre_.html (Acesso em 12/10/10).
CONTEÚDOS CULTURAIS DO LAZER
As práticas e/ou atividades de lazer são classificadas segundo o interesse central motivador de sua busca. São organizados em 6 “conteúdos”, embora essa classificação seja apenas para nos ajudar a perceber as diversas experiências e possibilidades de lazer. Pois as pessoas nem sempre tem essa escolha explícita por algum “conteúdo”, e também a ação humana é complexa para se reter apenas em categorias e classificações.
INTERESSES FÍSICOS DO LAZER
O elemento central de motivação nesse grupo é o prazer de movimentar ou assistir a movimentação corpórea.
- Contribuir para ampliar o grau de acesso à vivência de atividades físicas.
- Desenvolvimento da criticidade perante os espetáculos ligados à “cultura corporal”.
INTERESSES ARTÍSTICOS DO LAZER
A motivação central que conduz os indivíduos a essas manifestações é a experiência estética ocasionada.
- Fazer a arte produzida chegar às pessoas nas suas diferentes possibilidades;
- Explicitar que todos podem produzir suas manifestações artísticas;
- Construir caminhos de veiculação das manifestações culturais construídas à margem dos sistemas de distribuição;
- Estimular nos indivíduos a compreensão de que também produzem quando dialogam criticamente com as diversas manifestações culturais.
INTERESSES MANUAIS DO LAZER
Motivação central se encontra fundamentalmente na manipulação de objetos e produtos. Ø Tomar o devido cuidado para não confundir o interesse manual como forma de preparação para o trabalho.
INTERESSES INTELECTUAIS DO LAZER
A ênfase central está mais diretamente ligada ao exercício do ato de raciocinar.
- Grande utilidade na preparação para a intervenção com outros interesses;
- Pode dialogar com praticamente todos os outros grupos, retroalimentando e potencializando as vivências sensórias.
INTERESSES SOCIAIS DO LAZER
O fator motivador do interesse social do lazer está nos encontros entre indivíduos. Festas, encontros sociais; clubes sociais, dentre outros.
INTERESSES TURÍSTICOS DO LAZER
Perspectiva de conhecimento de outros lugares, como mesmo reconhecimento do próprio espaço onde vive o indivíduo.
Fonte: MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
Atividade 2 – lazer – conhecendo mais sobre os colegas.
Duração: 25 minutos.
Material: papéis, balões, caneta e som.
Local: sala de aula ou salão.
O professor (a) distribuirá aos alunos um pequeno papel e uma caneta. Nesse papel deverão escrever algumas informações, como: 1) nome 2) idade 3) um lugar 4) uma viagem 5) uma pessoa especial 6) O que mais gosta de fazer fora do tempo da escola e/ou trabalho. Após escreverem essas informações, os alunos deverão dobrar os papéis e colocá-los dentro dos balões. Cada aluno terá um balão. Depois devem encher e amarrar esses balões.
O professor (a) soltará uma música, e os alunos deverão dançar pelo espaço de acordo com a música interagindo com outros alunos e “soltando” os balões para o alto, para o lado, dançando com os balões, Etc. Na medida em que os balões forem estourando, e o professor poderá dar um sinal para que isso aconteça também, cada aluno deverá pegar um papel (que não seja o dele) e cada um por vez apresentará o seu amigo (a) que tirou, e a dinâmica funcionará como um “amigo oculto”. As pessoas tiradas também poderão comentar sobre as informações que escreveram.
Fonte: http://l.yimg.com/a/p/i/bcst/videosearch/10917/102601337.jpeg (Acesso em 08/10/10).
Atividade 3 – lazer – “Mostra cultural”.
Duração: 50 minutos.
Material: Equipamentos e materiais que os alunos solicitarem e estiverem disponíveis, bem como aqueles que quiser levar.
Local: sala de aula ou salão.
O professor (a) pedirá para que cada aluno leve para a aula algum objeto, ou apresente algo, que os represente e faça sentido para eles. Algo que tenha haver com suas histórias e que gostem de fazer fora do horário da escola e/ou do trabalho. O que colecionam, locais que mais gostam de frequentar, livro que marcou, dança, canto, execução de instrumento, viagens já feitas, esportes (medalhas, troféus), enfim, alguma coisa quem outros colegas possam conhecer melhor. Assim cada um terá um tempo para apresentar algo na “mostra cultural” trocando experiências e conhecendo uns aos outros.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_y-dbT97mUSE/S4Jv5DSStJI/AAAAAAAAA8I/fhCRZywK29o/s400/musica%2520na%2520escola.gif (Acesso em 08/10/10).
Fonte: http://blog.educacional.com.br/fernandamacruz/files/2010/05/dsc00318.jpg (Acesso em 08/10/10).
A partir do que foi apresentado tanto nas dinâmicas das atividades 2 e 3, quanto do que foi discutido na atividade 1 e debates estabelecidos, o professor (a) poderá propor um “quadro artístico” em que os alunos desenharão, colorirão, colarão figuras, etc, sobre o lazer naquela sala. O quadro deverá buscar refletir o que mais marca aquela turma quanto aos “interesses culturais do lazer”.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!