19/11/2010
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Apresentar os primórdios da pintura como meio de comunicação;
Demonstrar diferentes meios de se produzir tintas;
Produzir uma exposição de pintura primitiva com materiais baratos e alternativos.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema demonstrando, através de imagens impressas ou projetadas, a necessidade do homem em se comunicar através de pinturas que representavam suas situações cotidianas.
http://www.brasilcultura.com.br/wp-content/uploads/2010/07/pre_historia-01.jpg
(acesso em 20/03/2010)
http://1.bp.blogspot.com/_C1YQyXFXWEU/Sn8SZiapa7I/AAAAAAAAACU/Kuw0CSw8xQ4/s320/arte+rupestre.jpg
(acesso em 20/03/2010)
(acesso em 20/03/2010)
http://2.bp.blogspot.com/_fuCtjuddR7w/SdvA2Nm0SbI/AAAAAAAAAAM/v8K5iCUwriA/s320/ARTE+RUPESTRE.bmp
(acesso em 20/03/2010)
Diante desse conhecimento, o professor indagará aos alunos quais possíveis materiais eram utilizados pelo homem na pré-história, visto que a tecnologia necessária para se criar as tintas que utilizamos hoje ainda não existia. Após as respostas dos alunos, o professor trabalhará, junto aos alunos, o texto “história das tintas” de Camilla Carpanezzi disponível no site http://arteraiz.vilabol.uol.com.br/historiatinta.htm (acesso em 15/05/2010)
Após o estudo do texto, o professor pedirá que os alunos tragam para próxima aula, um pequeno pote com terra de tom que eles considerem bonito. Essa terra pode ser obtida nos arredores das casas dos alunos ou da própria escola. É importante pedir que os alunos não busquem os mesmos tons entre eles para que o trabalho tenha grande variedade de tons.
Aula 2:
Por garantia, o professor deve trazer para aula, alguns potes com terras com tons variados, a fim de enriquecer o trabalho dos alunos. O professor distribuirá um suporte de papelão com tamanhos variados para os alunos e pedirá que neles, os alunos produzam desenhos simples como os demonstrados na aula anterior feitos pelos homens das cavernas. Em seguida, os alunos aprenderão a transformar as terras que trouxeram em tinta. Esse processo é muito simples, basta que se misture terra com um pouco de água e se acrescente cola como aglutinador. Nesse processo é importante lembrar aos alunos, que na pré-história, usava-se seiva, ovos ou sangue como aglutinador. O professor incentivará que os alunos troquem as tintas por eles conseguidas por outras conseguidas pelos colegas. Dessa forma seus trabalhos terão mais variedades de cores. A pintura sobre o suporte será feita com pincel, mas os alunos que preferirem experimentar a forma como nossos antepassados faziam, poderão fazê-la com as próprias mãos.
Aula 3:
Com os trabalhos prontos, o professor escolherá um local na escola para exposição e fará isso com os alunos. Se houver a possibilidade, é interessante que o local escolhido seja decorado para parecer com uma caverna. Para isso, pode-se usar folhas, restos de madeira e papel pedra para simular as paredes das cavernas (veja as fotos abaixo).
Fotos do trabalho de alunos do 1º ano do ensino médio
Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver esse projeto com os professores de Geografia e História envolvendo toda a comunidade escolar em sua realização.
Sobre a história das tintas naturais:
http://arteraiz.vilabol.uol.com.br/tintasnaturais.htm
(acesso em 15/05/2010)
Sobre a Arte na pré-história:
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=45
(acesso em 20/03/2010)
Imagens de pinturas rupestres:
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/arte_cultura/galeria/pre_hist_pintura/1#
(acesso em 20/03/2010)
A avaliação será feita em todos os momentos da atividade e levará em conta a compreensão do processo de produção de tintas, a estrutura social dos homens na pré-história, a participação e empenho na produção. No final da mesma os alunos deverão realizar um relatório acerca de todas as etapas do trabalho.
Cinco estrelas 1 classificações
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28/06/2012
Cinco estrelasPARABÉNS, MUITO INTERESSANTE E INSTRUTIVA. GOSTEI MUITO.