21/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Fazer um panorama sobre a sociedade egípcia antiga, dando ênfase à sua cultura e tecnologia.
Demonstrar os elementos artísticos/comunicativos que possibilitaram o surgimento da escrita.
Desenvolver uma narrativa através de imagens.
Produzir peças de argila ornamentadas com imagens seqüenciais que contam uma pequena história.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
Iª Atividade: O professor introduzirá o tema relembrando os primórdios da pintura no paleolítico, onde os homens das cavernas contavam seu cotidiano através de desenhos. Mostrará, através de imagens impressas ou projetadas, como esses desenhos foram ficando mais estilizados no período neolítico, quando os homens foram deixando de ser nômades para fixarem moradia em um único local, dominando assim a agricultura e a domesticação de animais. E finalmente, evidenciará o avanço tecnológico que se deu na sociedade egípcia antiga e a transformação dos símbolos em escrita cuneiforme, que evoluiu para ideográfica e depois para os hieróglifos de onde vieram as letras do alfabeto. Essa exposição ficará mais atrativa se acompanhada da leitura conjunta do capítulo 1 “A Escrita” da revista em quadrinhos “Das ondas do rádio aos mares da www” de Ana Paula Marques Sampaio Pereira e Lauriana Gonçalves de Paiva. http://www.turmadosarteiros.com.br/turma_dos_arteiros_em_quadrinhos.pdf
Escrita cuneiforme
http://lerparacrer.files.wordpress.com/2008/09/cuneiform.gif
(acesso em 22/04/2010)
Escrita hideográfica
http://www.invivo.fiocruz.br/media/placa%20mesopotamica%202.JPG
(acesso em 22/04/2010)
Hieróglifos
http://blog.madscience.com.br/up/m/ma/blog.madscience.com.br/img/2008_03_28_hieroglifos.jpg
(acesso em 22/04/2010)
Aula 2:
2ª Atividade: O professor pedirá que os alunos criem peças em argila no formato desejado por eles, como pratos, vasos e copos. Se desejar, o professor poderá mostrar imagens de peças em cerâmica produzidas pela sociedade egípcia.
http://www.deyave.com/Arte/egipto/ceramica-egipcia-predinastica.jpg
(acesso em 22/04/2010)
http://2.bp.blogspot.com/_G8s6unf6UNQ/SxcbmC60MyI/AAAAAAAAC0s/qMI7Z-OQNKw/s400/DSC03133.JPG
(acesso em 22/04/2010)
http://1.bp.blogspot.com/_G8s6unf6UNQ/SxW6V8TK6sI/AAAAAAAACzc/Ees3BQEaBXc/s1600/DSC03086.JPG
(acesso em 22/04/2010)
Nas peças criadas, ainda molhadas, os alunos farão desenhos, riscando as peças com palitos, que fazem uma pequena narrativa quando vistos sequencialmente.
Aula 3:
3ª atividade: Com as peças já secas e, como tais, endurecidas, os alunos farão o acabamento que desejarem através dos recursos disponíveis pela escola. (cola colorida, tintas, miçangas)
Fotos de trabalhos de alunos do 1º ano do ensino médio
Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver esse projeto com os professores de Geografia, História e Português envolvendo toda a comunidade escolar em sua realização.
Sobre a Arte no antigo Egito:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_do_Antigo_Egito (acesso em 22/04/2010)
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-egipcia.htm (acesso em 22/04/2010)
Sobre a Arte e a tecnologia egípcia
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-egipcia/arte-egipcia-1.php (acesso em 22/04/2010)
vídeo com imagens sobre a arte egípcia:
http://www.youtube.com/watch?v=5drOxfzSdSs (acesso em 10/10/2010)
A avaliação será feita em todos os momentos da atividade, levando em conta a participação e o empenho na produção das peças, a compreensão de fatores sócio-culturais egípcios que possibilitaram a evolução da imagem e da escrita. Ao final da mesma, os alunos devem fazer um relatório a cerca de todas as etapas do trabalho.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/09/2016
Cinco estrelasExcelente trabalho, os alunos tem a oportunidade de expressar seu aprendizado sobre a aula, e explicita a processo multidisciplinar.
20/08/2014
Cinco estrelasNossa muito boa essa aula, além de viajar no tempo, os adolescentes aprendem mais...e o mais interessante na prática....
25/04/2013
Quatro estrelaseu gostei demais pois tenho dificuldade na hora usar os recursos tecnologicos q sao poucos e quase inacessiveis.
08/03/2013
Cinco estrelasmuito boa a aula, acheri fácil de seguir os passos dados pelo professor e de fácil compreensão dos alunos! Vou aplicar em minhas aulas de artes. Muito obrigada pelas idéias