Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias em Quadrinhos: Elemento moderno de comunicação

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Incentivar o hábito da leitura de literaturas em quadrinhos ou não.

Estudar as origens e a evolução das histórias em quadrinhos (HQs)

Conhecer as diferentes formas de se produzir HQs e as tendências que acompanham países distintos.

Produzir HQS com materiais simples de forma artesanal

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor introduzirá o tema levantando o conhecimento dos alunos sobre o tema fazendo as seguintes perguntas: Quais personagens de histórias em quadrinhos vocês conhecem? Vocês sabem me dar exemplos de personagens brasileiros, norte-americanos, europeus e japoneses? Vocês sabem quando e onde surgiu a história em quadrinhos? Depois de ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ler e discutir o texto  “A história da história em quadrinhos” disponível no site http://www.legal.adv.br/zine/hq/hq01.htm (acesso em 10/08/2010)

Ao final da leitura, o professor deve distribuir revistas em quadrinhos variadas (facilmente encontradas em sebos) e permitir que os alunos leiam e troquem as revistas entre eles até o final d aula, para que se familiarizem com a linguagem dos quadrinhos.

Aula 2:

Relembrando os personagens levantados na aula anterior o professor pedirá que cada aluno crie seu próprio personagem. Essa criação será feita em duas folhas: Uma terá a imagem desenhada do personagem, e a outra terá um texto constando o nome, as características (físicas e psicológicas ou de personalidade) e a origem do personagem.

foto de arquivo pessoal

Aula 3:

De posse de seu personagem, cada aluno terá como meta, criar uma página com uma história por eles inventada, mas para isso eles farão primeiro um roteiro dessa história, que deverá seguir o padrão abaixo:

Quadro: Especificar qual o número do quadro. (para uma página é aconselhável que não ultrapasse a quantidade de 8 quadros)   

Cena: Descrever através de uma narrativa tudo que se passa no quadro em questão.

Falas: Definir todas as falas presentes no quadro. (vale lembrar que alguns quadros, ou mesmo histórias inteiras podem não apresentar falas)

Exemplo:        

Quadro

Cena

Fala

1

Xulé vestido de ninja se preparando para sacar uma espada

x

2

Xulé movimentando a espada com muita velocidade

x

3

Xulé com o corpo todo dividido em partes sai andando com cara de dúvida

x

Foto de arquivo pessoal

Aula 4:

Com o roteiro pronto os alunos irão desenhar suas histórias. O professor deverá fazer explicações sobre o uso de margens e a organização de espaço. Para um melhor acabamento, se houver a disponibilidade da escola, esse trabalho deverá ser feito em papel mais grosso como canson ou cartolina.

Aula 5:

Essa aula será destinada somente para o acabamento das histórias através de tintas, lápis de cor, giz de cera ou qualquer outro material da preferência do aluno.

Fotos de arquivo pessoal

Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver esse projeto com o professor de Português.

Recursos Complementares

saiba mais sobre como desenvolver um roteiro:

http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html (acesso em 02/09/2010)

Os itens personagens e tirinhas em:

http://www.cbpf.br/~eduhq/index2.html ( acesso em 23/08/2010) 

vídeo sobre a relação entre a literatura e a História em Quadrinhos.

http://www.youtube.com/watch?v=auCie_T6Mec (acesso em 02/09/2010)

sobre o quadrinista Maurício de Souza e suas releituras:

http://www.cyberartes.com.br/artigo/?i=414&m=44  (acesso em 23/08/2010)

Avaliação

A avaliação será feita em todo o processo de realização do trabalho levando em conta a compreensão da origem e dos códigos próprios das histórias em quadrinhos em diferentes culturas, a participação e empenho em todas as etapas da produção do trabalho. Ao final, o professor pode aproveitar de algum evento cultural da escola para expor os trabalhos em estandes com pastas individuais por aluno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.