Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A REALIDADE DE CRIANÇAS QUE MORAM EM ABRIGOS

 

14/11/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer a realidade de crianças que moram em abrigos.

2) Identificar o papel da escola para as crianças abrigadas.

3) Adotar ações solidárias voltadas para a educação de crianças que moram em abrigos.  

Duração das atividades
Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1º Momento: Apresente as seguintes imagens aos/as alunos/as:

Imagens disponíveis em:

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1020&bih=528&rlz=1R2SKPB_pt-BRBR364&tbs=isch%3A1&sa=1&q=crian%C3%A7as+que+moram+em+abrigos&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai 

Em seguida, explore as imagens com os/as alunos/as, propondo algumas questões: Na sua percepção, onde vivem essas crianças? Que sentimentos lhe despertam tais imagens? Como vocês acham que essas crianças estão se sentindo?

Professor/a, após essas perguntas iniciais, esclareça que todas as imagens se referem a um abrigo onde vivem tais crianças. Pergunte aos/as alunos/as se sabem o que é um abrigo, se já conheceram pessoalmente um abrigo e se alguma criança na sala mora ou já morou em um abrigo. Esclareça que crianças vítimas de negligência ou outra forma de violência, ou órfãs de pai e mãe ou abandonadas por familiares, geralmente moram em abrigos.

2º Momento: Solicite a cada aluno/a que desenhe individualmente como imagina ser um abrigo e, na percepção dele/a, como pensa que deveria ser um bom local para acolher e atender às necessidades de uma criança. O/a aluno/a poderá representar com imagens e palavras escritas o que uma criança precisa para viver sua infância de forma feliz e saudável.

3º Momento: Socialize os desenhos entre os/as alunos e convide-os para conhecerem o guia "Queremos respeito", disponível em:

http://www.promenino.org.br/Portals/0/Biblioteca/PDF/Kit%20Respeitar%20-%20vol.1.pdf  

 

Professor/a é importante você selecionar alguns trechos do Guia para apresentar nessa aula de forma a relacioná-lo com o tema trabalhado.

Atividade 2:

1º Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem no chão para ouvirem o clássico: "João e Maria".

Professor/a, caso você não tenha essa obra em sua escola, poderá acessá-la no endereço abaixo:

http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/joaoemaria.html 

2º Momento: Oriente os/as alunos/as a se sentarem em duplas para responderem às seguintes questões:

1) Por que o pai e a madrasta de João e Maria abandonaram seus filhos na floresta?

2) Vocês acham que um pai e uma mãe ou madrasta são capazes de fazer isso?

3) Quando isso acontece como vocês acham que se sente um/a filho/a? Como você se sentiria se acontecesse com você?

4) Para onde a criança é levada quando abandonada pelos/as pais e/ou cuidadores/as?

5) Quem é a pessoa que vive na "casa de doces" na história?

6) Comparando a "casa de doces" com um abrigo, quem seria a pessoa representada pela personagem da bruxa na realidade? Justifique sua resposta.

7) Vocês acham que os cuidadores/as do abrigo se parecem com bruxos/as? Justifique sua resposta.

3º Momento: Após a socialização das respostas pelos/as alunos/as, oriente-os para que mantenham as duplas e recriem uma história diferente para João e Maria, intitulada: "A outra história de João e Maria". Leve os/as alunos/as a refletirem que provavelmente se as crianças que moram em abrigos tivessem oportunidade de construírem outras histórias para suas vidas, elas o fariam. Oriente os/as alunos/as para procurarem se colocar no lugar de crianças que vivem em abrigos, buscando imaginar quais seriam seus sonhos e expectativas. Caso os/as alunos/as queiram encenar suas histórias posteriormente, é fundamental abrir espaço para essa forma de expressão.

Atividade 3:

1º Momento: Convide os/as alunos/as a assistirem ao vídeo: "Globo Repórter destaca situação das crianças que vivem em abrigos no Brasil", disponível em:

http://www.amb.com.br/index.asp?mat_id=7315&secao=mostranoticia 

2º Momento: Explore o vídeo com os/as alunos/as: O que esse vídeo retrata? Quais as expectativas das crianças que vivem em abrigos? Na sua percepção, qual o significado da escola para as crianças que vivem em abrigos?

3º Momento: Os/as alunos/as deverão elaborar uma entrevista para ser realizada com crianças abrigadas com o intuito de conhecer os seus pensamentos e sentimentos a respeito da infância, da amizade, e da escola.

4º Momento: Disponibilize a seguinte reportagem aos/as alunos/as para que leiam em duplas e anotem as principais informações: "Contadora de histórias dos outros", disponível em:

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI9221-10473,00.html   

5º Momento: Solicite aos/as alunos/as que apresentem as principais informações e comentem o que acharam do projeto apresentado na reportagem. Após a socialização das informações, cada dupla deverá pensar em um Projeto passível de ser realizado junto a crianças que vivem em abrigos.

6º Momento: Professor/a, sugere-se que seja agendada uma visita a um abrigo para que a entrevista seja realizada de fato. Caso não seja possível, faça uma pesquisa em sua cidade sobre escolas que recebem crianças abrigadas e realize a entrevista na própria escola. Além disso, a entrevista poderá ser estendida para os professores de crianças que vivem em abrigos, com o intuito de conhecer a percepção deles/as sobre a importância da escola para crianças abrigadas.

7º Momento: Após a entrevista socialize as informações entre os/as alunos/as e incentive-os a preparar uma apresentação na escola com o intuito de divulgar o que aprenderam e sensibilizar outros alunos/as para a temática.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer sua aula, você poderá apresentar a história de Roberto Carlos, o contador de histórias que viveu em abrigo, fugiu para morar na rua e foi adotado por uma francesa, que ajudou em sua recuperação e reinserção social. A história deste mineiro de Belo Horizonte transformou-se em filme. Para maiores informações, acesse o site:

http://robertocarloscontahistoria.com/  

Abrigos para crianças de 0 a 6 anos: um olhar sobre as diferentes concepções e suas interfaces, disponível em:

http://www.unifor.br/joomla/images/pdfs/pdfs_notitia/1844.pdf   

Crianças, que vivem em abrigos, cidadãos ou objetos, disponível em:

http://www.painelbrasiltv.com.br/novo/Entrevistas/index.asp?Entrevista=146&Programa=2&TipoVideo=2  

Relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo, disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n2/v9n2a07.pdf   

A vida em um abrigo, disponível em:

http://revistamarieclaire.globo.com/Marieclaire/0,6993,EML1663061-1740,00.html 

Avaliação

Professor/a, procure observar se os/as alunos/as se sensibilizaram com a realidade de crianças que moram em abrigos. Pergunte a eles/as: Na sua percepção, qual o papel da escola para as crianças abrigadas? Por fim, solicite que os/ as alunos/as, em duplas, listem ações solidárias voltadas para a educação de crianças que moram em abrigos.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.