- Inicie a aula perguntando se as crianças “já ouviram falar de natureza-morta...”, “se alguém sabe o que é uma natureza-morta...”.
- Em seguida, comente que os artistas do passado quando não saiam de seus ateliês para pintar a paisagem e as coisas da natureza, utilizavam elementos e objetos da cozinha e da casa, colocavam estes objetos em cima de uma mesa e compunham uma cena. Logo, desenhavam e pintavam um tema composto por garrafas, copos, frutas, alimentos, tigelas, jarras e outros. Ressalte que ainda hoje artistas, mulheres e homens, ainda se utilizam dessa ideia para compor seus trabalhos artísticos. A natureza-morta tornou-se um gênero da pintura, assim como o retrato, a marinha e outros.
- Forme grupos de trabalho e entregue uma reprodução de natureza-morta para cada um. Veja os exemplos abaixo:
Cezánne:
http://doidivana.files.wordpress.com/2008/08/paul-cezanne-natureza-morta.jpg
Braque
http://www.colby.edu/chemistry/PChem/art/braqueLeJour388x300.jpg
Magritte
http://www.abcgallery.com/M/magritte/magritte55.JPG
- Peça aos grupos que façam uma descrição da imagem no caderno, anotando tudo que o grupo vê na composição. Em seguida, cada grupo irá apresentar em voz alta para a turma o que viu na imagem. Dessa forma, ao final, toda a sala perceberá quais elementos comumente aparecem nesse gênero pictórico.
- Para a aula seguinte, peça que cada criança traga uma fruta para a aula (maça, banana, pêssego, mamão, limão ou outras). De antemão, leve para a sala potes, garrafas, tigelas, toalhas, xícaras, bules e outros utensílios de cozinha que possam enriquecer a composição junto das frutas pedidas para as crianças.
- Peça para as crianças formarem grupos de trabalho novamente e cada grupo irá criar sua própria natureza-morta utilizando os utensílios e as frutas trazidas de casa. Após a montagem e organização dos modelos (frutas e utensílios) sobre a carteira ou mesa, é bom que a professora/professor analise com as crianças se a composição está equilibrada ou precisando retirar ou acrescentar mais algum elemento.
- Ao chegar a conclusão que a composição está adequada, as crianças em seus cadernos ou outro suporte, irão desenhar observando direto da composição criada.
- Nesse trabalho, motive as crianças a olharem para o modelo e tentarem desenhar a partir do que estão vendo. Mas lembre-se que as crianças nessa idade são bastante soltas e a imaginação flui com grande facilidade. Não cabem repreensões caso o desenho não esteja correspondendo exatamente ao modelo, mas pontue que o tema é natureza-morta. Essa é uma forma de garantir a apreensão do termo.
- Veja o resultado abaixo, desenhos de natureza-morta realizados por alunos e alunas do 2º ano:
Vale a pena comentar que não havia nenhum vidro de veneno no modelo ao vivo e sim, uma garrafa de vinho vazia. Perceba que a imaginação do aluno e suas fantasias estavam em ação no momento em que ele olhava o modelo e desenhava. Ou seja, a criança estava livre para extrapolar o que via, mas cumpriu corretamente a proposta da aula realizando um desenho de natureza-morta a partir da observação direta do modelo.
Esse aluno já foi fiel ao que via, entretanto é possível notar os efeitos de transparências no desenho das frutas criados por ele.
Essa aluna compôs de maneira equilibrada, aproveitando o espaço do papel e deu um colorido texturado que valorizou o desenho.
- O acabamento poderá ser com lápis de cor, canetinha hidrocor, lápis de cera ou ainda utilizando tintas. No caso, dos exemplos acima, todos esboçaram com lápis e depois, coloriram com lápis de cor.
- Enquanto os alunos e alunas estiverem esboçando vale a pena ir analisar, junto de cada um/a, como está a composição e a observação do modelo. Durante o colorido, estimule que todo espaço seja trabalhado, as formas e o fundo.
- Ao terminarem, sugira que cada um/a olhe o desenho dos/as colegas que formaram o grupo de trabalho. Se der tempo, todos podem olhar o resultado de todos. Pergunte o que acharam dos desenhos; se todo mundo compreendeu o que é natureza-morta; e assim por diante. Se os desenhos tiverem sido feitos em papel avulso, pode-se montar uma exposição na sala ou no corredor da escola.