Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ginástica de academia ao longo do tempo: do aerobahia ao street-dance.

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar o aerobahia ao street-dance, compreendendo suas peculiaridades; identificar a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica; identificar as suas vantagens e desvantagens; reconhecer quais os fatores que levaram ao surgimento do street-dance dentro das academias; realizar o aerobahia e o street-dance.

Duração das atividades
90 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento amplo de ginástica; noções sobre efeitos dos exercícios no corpo.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: quadra, pátio ou uma sala vazia.

Materiais: televisão, aparelho de DVD, som e cd.

Atividade 1

Reunir a turma em uma sala de vídeo e apresentar-lhes os vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=gb0FIuc-UrU  (street-dance)

http://www.youtube.com/watch?v=GJLgj5XRv8k&feature=related  (aerobahia)

Acessos em 14/10/2010.

Em seguida, iniciar um debate com a turma baseado nas seguintes questões: as atividades ilustradas nos vídeos são conhecidas por vocês? Quais as principais diferenças que podem ser percebidas entre essas modalidades de ginástica de academia? (O objetivo desta atividade é fazer um diagnóstico a respeito do que os alunos conhecem do street-dance e do aerobahia)

Atividade 2

Colocar no aparelho de som uma música de axé e promover uma prática da modalidade “aerobahia” com a turma. O professor poderá utilizar o vídeo da atividade 1 para a montagem da coreografia. Após a prática, o professor deve questionar aos alunos se eles sentiram o batimento cadíaco acelerando durante o exercício e frisar que esta modalidade de ginástica é muito procurada nas academias por promover, principalmente, o emagrecimento. Esta atividade tem por objetivo familiarizar os alunos ao aerobahia na prática, para que tenham maior embasamento nas futuras discussões.

Site de música: http://baixarmusicasmp3completas.com/baixarcd/category/cds-de-axe-swingueira/  

Acesso em 14/10/2010.

Fonte: http://criticosdequalquercoisa.blogspot.com/2009_01_01_archive.html 

Acesso em 11/11/10.

Atividade 3

Colocar no aparelho de som uma música empolgante - preferencialmente hip hop - e promover uma prática da modalidade “street-dance” com a turma. O professor poderá  utilizar o vídeo da atividade 1 para a montagem da coreografia. Após a prática o professor deve explicar a turma que, como o aerobahia, o street dance também aumenta a frequência cardíaca, favorecendo o condicionamento aeróbico e consequentemente o emagrecimento. Esta atividade tem por objetivo familiarizar os alunos ao street dance na prática, para que tenham maior embasamento nas futuras discussões.

Site de música: http://cdportatil.com/cd-street-dance/

Acesso em 14/10/2010.

Fonte: http://www.danzadance.com/street_dance_fighters/ 

Acesso em 11/11/10.

Atividade 4

Reunir a turma e apresentar-lhes o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=RudWk_HDU6o&feature=fvsr 

Acesso em 09/11/2010.

Retomar a discussão da atividade 1, incluindo as seguintes indagações: Acreditam que a proliferação do street-dance nas academias de ginástica tem alguma relação com o que foi relatado no texto lido? (sim) Qual? (a grande influência norte-americana no Brasil). O que o aerobahia e o street-dance têm em comum? (são atividades coreografadas que promovem, principalmente, o emagrecimento). E de diferente? (o ritmo e o tipo de coreografia). Qual a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica? (das duas: na academia: o emagrecimento e condicionamento físico; do axé: expressão da cultura brasileira). Qual o maior efeito que elas promovem no corpo? (emagrecimento). Quais suas vantagens e desvantagens? (vantagens: do street dance: apelo visual, música contagiante e queima de calorias; do aerobahia: integrante da cultura brasileira, é de mais fácil aprendizagem, queima de calorias; desvantagens: do street dance: prática não pertencente à nossa cultura, de aprendizagem mais difícil; do aerobahia: por ter muito "agachamento", com o tempo pode ocasionar lesões no joelho, aumenta rapidamente a frequência cardíaca, pois a maioria das aulas é de alta intensidade).

Recursos Complementares

Site de apoio para a atividade 4:

http://www.birafitness.com/ginaerobica.htm  

http://www.academiasaojose.com.br/modalidades.htm 

Acesso em 09/11/2010.

Texto de apoio para a atividade 4

A influência dos EUA no Brasil

"A influência americana começou a atingir o mundo inteiro devido aos produtos da indústria cultural (cinematográfica, fonográfica, publicitária etc...). O rádio, a TV, as revistas, os quadrinhos e o cinema também comtribuíram muito para que o inglês se pretendesse uma língua universal. Hoje em dia é esta a língua dominante nos setores de grandes negócios e nas principais indústrias. Cerca de 65% das informações relacionadas a todos os meios de comunicação do mundo são dominadas pelos norte-americanos. Os EUA também dominam o mercado de consumo. Percebemos isso em bebidas, cigarros, griffes, "manias" e outros elementos do tipo: Coca-Cola, Mc Donald's, jeans, camisetas, tênis, fast-food, goma de mascar, rock e filmes de ação, que se tornaram símbolo da cultura mundial com a mensagem "Made in USA". Isso acontece devido à globalização. Ela torna os países um só, pois interliga todos eles, formando grandes empresas multinacionais. Para os EUA é bom dominar a indústria mundial, pois isto cria uma espécie de simpatia que faz com que a maioria das pessoas apoiem os norte-americanos. Na guerra entre os EUA e a Iugoslávia, por exemplo, pode-se perceber que, nos jornais de quase todo o mundo, não consideram os americanos culpados, mas sim os iugoslavos. Os americanos também vendem muito mais produtos, dentro de outros países, que até mesmo os próprios influenciados. Esta influência atinge os jovens de todo o mundo, pois a moda mundial vem dos EUA. Assim, olhando para fotos de um grande grupo de adolescentes de diferentes países, não conseguimos difenciar suas origens étnicas nem nacionais. (Kupstas, Marcia. Identidade Nacional. SP: Moderna, 1997, pp. 93 e 94.) Fonte: http://intra.vila.com.br/sites/povolatino/paginas/1b/questao1/eua.html.

Sites de apoio para a avaliação:

http://www.youtube.com/results?search_query=coreografias+de+ax%C3%A9&aq=f    

http://www.youtube.com/results?search_query=coreografias+de+street-dance&aq=f    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_de_rua    

http://www.academiapeixoto.com.br/modalidades_aerobahia.htm 

Acessos em 14/10/2010.

Avaliação

Efetivar-se-á nas discussões ao longo da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.